Buscar

ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO ava1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poder de mercado
A atividade do fórum terá como base o vídeo Poder de mercado precisa ser melhor definido no Brasil. Construção para o debate: assistir a palestra do prof. Luiz Carlos Delorme.
Destacar um tema/assunto/situação apresentada na palestra; responder a seguinte questão: Qual efeito sobre o mercado? E, formular uma pergunta para ampliar o debate.
Boa tarde.
Tema destacado: “Intervenção do Estado na Economia”
A intervenção do Estado no domínio econômico, é todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.
Dentre os principais motivos para o surgimento da intervenção estatal na economia, despontam o fracasso do mercado e a necessidade de recriá-lo com o Estado que assumisse determinadas responsabilidades.
A intervenção, assim, tem por fim garantir a livre competição e a eliminação da desigualdade.
A Constituição Federal diz, em seu artigo 170, caput, que “a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fiz assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social (...)”.
A atuação do Estado na economia pode se dar de forma direta ou indireta. É de maneira direta quando o próprio opera no desenvolvimento da atividade, na prestação de serviços públicos e por meio de competição com a iniciativa privada, no regime de monopólio ou em parceria.
Na área da intervenção indireta, em relação a função de regulamentar, o Estado produz normas que vão determinar como instituições públicas e privadas deverão atuar. Além de regulamentar, o Estado ainda fiscaliza observando o cumprimento da lei por parte dos agentes econômicos, promove incentivos de acordo com as condições do mercado visando estimular ou reprimir certas condutas e desenvolve planejamentos para alcançar um maior desenvolvimento econômico. Dentro do âmbito indireto cita-se a cobrança de tributos, concessão de subsídios e benefícios.
A Intervenção do Estado na economia pode ser vista hoje, de modo a interferir buscando a defesa do equilíbrio e justo mercado, mas sempre se valendo dos princípios da livre iniciativa e concorrência.

Continue navegando