Buscar

Prova de Gestão de Projetos - Ampli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Gestão de Projetos - Ampli 
Questão 1
Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais atentas ao gerenciamento de projetos, pois querem evitar os desvios de tempo e custos para que tenham o retorno esperado, além de entregar com qualidade o que lhes foi solicitado. Dessa forma, elas recorrem cada vez mais às melhores práticas de GP (gestão de projetos) por meio dos guias escritos por associações. Esses guias são considerados uma metodologia que direciona os profissionais da área de projetos a realizarem um trabalho melhor.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - O PMBOK é um guia que contém diretrizes para o gerenciamento de projetos, focado em processos, conceitos e práticas reconhecidos internacionalmente por profissionais do mundo todo.
II - Na estrutura projetizada, na qual o projeto é o elemento central, uma das vantagens é quando a empresa tem vários projetos, pode haver duplicidade de trabalho no momento em que ela cria novos grupos.
III. Na estrutura projetizada, na qual o projeto é o elemento central, uma das vantagens é a possibilidade de se tomar decisões rápidas é maior, o que permite uma velocidade maior de resposta aos clientes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Apena I e III são corretas
Questão 2
Essa área se responsabiliza por todos os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.
O conceito acima descrito refere-se à:
.
A área de comunicação inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.
Questão 3Correta
Observe a figura que representa um projeto na fase inicial de planejamento:
 
Figura - Planejamento do projeto
Fonte: <https://tecnologiaegestao.wordpress.com/tag/planejamento>. Acesso em: 28 nov. 2016.
Assinale a alternativa correta sobre o que a figura representa:
Sua resposta
As diferentes expectativas que podem ser geradas quando não existe o planejamento do projeto e o consenso do escopo entre as partes envolvidas (stakeholders).
A figura representa as diferentes expectativas que podem ser geradas quando não existe o planejamento do projeto e o consenso do escopo entre as partes envolvidas (stakeholders). Conforme Standish Group em 2006, apenas 35% dos projetos são concluídos com sucesso, e as principais causas das falhas são: a) Requisitos de usuários incompletos, ou seja,os projetos não são planejados com o foco em atender o cliente e suas necessidades. b) Falta de recursos. c) Expectativa não realista. d) Falta de apoio e suporte executivo. e) Mudanças de planejamento. f) Falta de planejamento. O desenho ilustra, de maneira bem humorada, a falha relatada pelo item da pesquisa, em que cada parte interessada imagina o escopo do projeto de uma forma, e, quando finalmente este é concluído, o produto do projeto pode gerar insatisfação aos stakeholders.
Questão 4Correta
Ao longo da história das práticas do gerenciamento de projetos, muitos resultados em projetos foram considerados satisfatórios, sendo que houve uma mudança gradativa na avaliação de sucesso ao concluir o projeto. Como citado por Shenhar e Dvir (2010) que os critérios de avaliação de sucesso têm outras dimensões, sendo uma delas o de Impacto no Cliente que pode ser considerado como fator de sucesso de projeto.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - Na avaliação do gestor de projetos da empresa ADACHI, o projeto HOKKAIDO executado para a construção da câmara de refrigeração de produtos veterinários foi de sucesso por ter utilizado os recursos financeiros planejados, entregue no prazo previsto e atendido aos critérios funcionais iniciais,
 
PORQUE
 
II - Além de ter atendido a esses critérios, trouxe o benefício almejado pelo cliente que encomendou o espaço, agregando valor aos serviços prestados aos produtores de carnes nas regiões quentes do país.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I.
Questão 5
Não é porque um projeto não cumpriu seus prazos e orçamentos iniciais, que ele deve ser considerado como um projeto fracassado. Também não podemos dizer que todo projeto que foi entregue no prazo e orçamento previstos é um exemplo de projeto bem-sucedido. Isso acontece porque o sucesso de um projeto deve ser analisado sobre vários aspectos, além de ser avaliado no curto prazo e longo prazo.
De acordo com o alcance do sucesso em um projeto, podemos dizer que:
No curto prazo, a dimensão da eficiência do projeto é crítica para o alcance do sucesso, pois é a única que pode ser medida em termos concretos, em tão curto espaço de tempo. Já o sucesso na dimensão da preparação para o futuro é percebido apenas depois de alguns (vários) anos, quando há uma clara visão se o projeto feito trouxe um avanço de tecnologia que será utilizado, de forma cumulativa, em outros projetos. Com relação à frequência dos erros, é difícil identificar onde os erros de projetos ocorrem com mais frequência, pois suas fases são interdependentes.
Questão 6Correta
Produtos, serviços, resultados, processos: tudo isso é fator de responsabilidade do gerente do projeto. Muitas empresas querem ter um diferencial competitivo, e se certificam em normas de qualidade internacionais, para poderem competir com mais chances de vencer em um mercado cada vez mais acirrado.
Como são conhecidas as normas que estabelecem padrões internacionais de qualidade para diversos produtos e serviços?
Sua resposta
Normas ISO.
A ISO é uma organização internacional que tem por objetivo estabelecer padrões internacionais de qualidade para diversos produtos e serviços. As normas mais conhecidas são: ISO 9000, ISO 14000, ISO 22000 e SA 8000.
Questão 7Correta
Embora os objetivos de uma empresa não mudem constantemente, o ambiente cada vez mais competitivo e a entrada de novos concorrentes e novos produtos contribui para a necessidade de que tais objetivos sejam revistos constantemente. Nesse contexto, novos projetos se tornam uma necessidade eminente. Entretanto, para que tais projetos resultem em benefícios, é necessário atentar para as suas características.
Portanto, assinale a alternativa que descreve corretamente apenas características de projetos.
Sua resposta
Um projeto apresenta sempre um período específico; tem um objetivo claro a ser realizado; deve entregar um resultado único e específico e deve possuir administração e estrutura administrativas próprias.
As características a serem observadas em relação a um projeto são: 1- Administração e estrutura administrativa próprias. 2- As tarefas são interdependentes. 3- Utiliza vários recursos. 4- Possui um período específico. 5- Deve entregar um resultado único e inédito. 6- Possui um patrocinador. 7- Envolve um grau de incerteza. 8- Tem um objetivo claro do que deve ser realizado.
Questão 8
Existem muitas áreas de conhecimento que envolvem um projeto. Apesar de algumas delas serem feitas de forma individual, todas integram o mesmo projeto. Assim, quando uma área de conhecimento de um projeto é alterada, as outras áreas também são afetadas.
Qual alternativa traz apenas áreas de conhecimento que fazem parte de um projeto?
Temos dez áreas que compõem um projeto: escopo, tempo, custo, RH, comunicação, qualidade, aquisições, risco, partes envolvidas e integração. Iniciação, planejamento, execução e encerramento são as etapas que formam o ciclo de vida de um projeto.
Questão 9
Para o gestor de projetos Watanabe, muitas ações podem ser feitas a respeito da comunicação para torná-la mais eficiente; tanto pelos gerentes de projetos quantopelas organizações de modo geral, pois caso exista problemas em comunicação não será exclusivo dos projetos, podendo ser percebida em qualquer parte da empresa.
 
Para minimizar os problemas em comunicação em gestão de projetos é necessário seguir os seguintes processos, segundo PMBOK (2013):
1. Planejar as comunicações.
2. Identificar as partes interessadas.
3. Reportar o desempenho.
4. Distribuir as informações.
5.Gerenciar expectativas das partes interessadas.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados.
Não possui a sequencia correta
Questão 10Correta
Essa ferramenta consiste em uma representação gráfica dos pacotes e macroatividades do projeto, que, uma vez pronta, validada e aceita, pode servir de base para a elaboração de um cronograma detalhado do projeto. É importante ressaltar que essa ferramenta não deve ser elaborada apenas pelo gerente de projetos, mas por vários profissionais experientes nas diversas áreas específicas do projeto.
Nesse contexto, o instrumento de gestão de projetos descrito no parágrafo acima se refere a (ao):
Sua resposta
EAP – Estrutura Analítica do Projeto.
Uma ferramenta muito utilizada pelos gerentes de projetos no momento de organizar e comunicar o escopo de projetos é a EAP – Estrutura Analítica do Projeto (que em inglês é chamada de Work Breakdown Structure, ou WBS). Trata-se de uma representação gráfica dos pacotes e macroatividades do projeto, que, uma vez pronta, validada e aceita, pode servir de base para a elaboração de um cronograma detalhado do projeto. A EAP não é feita apenas pelo gerente de projetos, mas por vários profissionais experientes nas diversas áreas específicas do projeto.

Outros materiais