Buscar

Slide basquete

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Preparação física do basquetebol
Para um atleta de alto rendimento no basquetebol é necessário que o mesmo possua várias qualidades físicas como Força, velocidade, potência, resistência, flexibilidade, coordenação e equilíbrio no qual são amplamente utilizadas e combinadas durante uma partida, e, por isso, também devem ser trabalhadas nos treinamentos, para que os movimentos tornem-se mais precisos e energeticamente econômicos, resultando em melhor rendimento e desempenho dos atletas de basquete durante o jogo.
A capacidade anaeróbica alática tem mais importância para os jogadores, devido ao basquete ser um esporte de períodos curtos de alta intensidade, alternando-se com períodos de repouso ativo e passivo ,fazendo o metabolismo anaeróbio bastante relevante para sua performance .
Outro fator muito importante é saber a morfologia dos atletas para a preparação física no Basquetebol, uma vez que são elas quem dão as condições para o treinamento das qualidades físicas necessárias a um bom desempenho. Levando em consideração a individualidade, a especificidade, o condicionamento físico e o nível de treinamento em que este atleta está durante a montagem dos exercícios técnicos, táticos e físicos, devendo sempre aplicar testes periódicos para acompanhar o rendimento do mesmo.
Os jogadores de Basquetebol, normalmente, apresentam características ectomórficas. Caracterizando-os por troncos menores, músculos e membros finos e longos e baixo acúmulo de gordura corporal, com um aspecto da compleição física relacionado à alta estatura e a magreza do corpo.
Métodos de preparação física para atletas do basquetebol: 
A musculação é muito utilizado dentro da preparação física na modalidade, pois os exercícios localizados, devem servir para o fomento desta especificidade de trabalho, construindo uma base generalista de desenvolvimento da força muscular, orientando-a para o desenvolvimento, final que é a potência muscular, no qual é a capacidade física mais específica para o jogo.
Os exercícios como Levantamento terra, salto sobre banco e passada são ótimos para trabalhar a impulsão dos atletas. 
Exercícios como desenvolvimento, supino reto, e serrote proporcionam força para um bom arremesso de bola. Além de muitos outros exercícios que podem ser executados em quadra como: como passe de duas mãos, direto ou pelo chão, drible entre cones, passe e arremesso entre outros. 
O treinamento funcional no basquete :
Assim como o treinamento de força como o de musculação, no basquetebol também é necessário a preparação com o treinamento funcional, claro que ligado totalmente ao desposto, o trabalho é realizado se forma intensiva , para que o atleta tenha um nível de coordenação motora altíssimo e os reflexos ainda mais aguçados . São feitos circuitos com manejos de molas ,com deslocamentos laterais , deslocamentos com passes , dribles, passes , individuais e principalmente coletivos. Tudo isso para fazer-se na prática em quadra, onde a bola fique praticamente colada ao atleta e não ocorra deslizamentos involuntários da mesma e atrapalhe a jogada . 
Preparação física: 
A preparação dos atletas é sempre continua e sempre até 3 dias antes do período de jogos, fazendo os estímulos mais fortes. O trabalho com os músculos dos membros inferiores é mais intensivo já que os atletas deslocam-se bastante, fazendo deslocamento , saltos , movimentos de agilidade e velocidade. Portanto o trabalho dos membros inferiores devem ser forte tanto para agilidade quanto para a coordenação motora e equilíbrio . Pode-se dizer que 60% do treinamento físico dos atletas de basquetebol é exigido os membros inferiores e 40% superiores. Portanto treinamento de força e treinamento funcional devem sempre estarem ligados na preparação dos atletas de basquete.
O preparador físico é o profissional que vai avaliar e desenvolver atividades físicas para a melhora de desempenho dos atletas do basquetebol , através de treinamentos específicos para cada atleta. Já o fisiologista é um especialista da área da saúde, que exerce a função de mensuração e avaliação dos parâmetros fisiológicos dos atletas. Um deve está em conjunto com o outro para assim fazer com que o atleta alcance seu padrão de alto rendimento.

Continue navegando