Buscar

Economia Política Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Economia Política – Avaliação II 10/06/2022 - 02/07/2022
01 – Os indicadores são unidades de medida da realidade, existindo uma diversidade grande de indicadores. Podemos dizer que os indicadores de desenvolvimento são variáveis e que representam aspectos parciais de determinados processos de desenvolvimento, isso dado em contextos específicos. Acerca dos principais indicadores de desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA: 
A) PIB, PIB per capita, IDH, Indicadores de alimentação, Indicadores de saúde, Indicadores sustentáveis, Indicadores habitacionais, Indicadores educacionais.
B) PIB, PIB per capita, IDH, Indicadores de alimentação, Indicadores de saúde, Indicadores ambientais, Indicadores habitacionais, Indicadores educacionais.
C) PIB, PIB per capita, IDH, Indicadores da população rural, Indicadores de saúde, Indicadores ambientais, Indicadores habitacionais, Indicadores educacionais.
D) PIB, PIB per capita, IDH, Indicadores de alimentação, Indicadores de saúde, Indicadores ambientais, Indicadores habitacionais, Indicadores da linha da pobreza.
02 – Dentro dos conceitos clássicos da economia, determinada corrente defende a tese da auto regulação do mercado. Acerca dessa corrente, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Liberais.
B) Socialistas.
C) Comunistas.
D) Pagãos ortodoxos.
03 – O desenvolvimento social possui aspectos complexos que são mensurados de forma indireta e são utilizados para diagnosticar condições de desenvolvimento social e setorial, como fonte de informação sobre os problemas sociais; base para a formulação e a avaliação de políticas públicas, entre outros. Considerando esse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicadores per capita.
II- Indicadores estruturais.
III- Indicadores percentuais.
( II ) Representam percentuais, porém esse conjunto de indicadores não representa metas de desenvolvimento.
( I ) Representam as médias estatísticas com relação direta às questões mensuradas por esses indicadores.
( III ) Representam os percentuais que determinados grupos detêm ou não com relação a determinado aspecto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) II - III - I.
C) III - II - I.
D) II - I - III.
04 – As ideias keynesianas influenciaram muitos pesquisadores e agentes políticos, tanto que muitos dos movimentos de ação do Estado na economia têm raízes ou encontram algum elemento nesses pressupostos. Assinale a alternativa CORRETA que traz algumas características dos pensamentos keynesianos:
A) Predomínio da oferta sobre a demanda e sua ênfase é na microeconomia, sustenta ser possível chegar à condição de equilíbrio sem o pleno emprego dos recursos de uma economia e considera que alguns mercados de fatores podem estar em desequilíbrio, como o caso do mercado de trabalho.
B) Baseia-se nas soluções de curto prazo, predomínio da demanda sobre a oferta, sustenta ser possível chegar à condição de equilíbrio sem o pleno emprego dos recursos de uma economia e considera que alguns mercados de fatores podem estar em desequilíbrio, como o caso do mercado de trabalho.
C) Baseia-se nas soluções de curto prazo, predomínio da demanda sobre a oferta, sustenta uma situação de pleno emprego dos recursos da economia como condição de equilíbrio, tem suas premissas baseadas no conceito de laissez-faire, ou seja, de livre mercado, que se autorregula.
D) Sustenta uma situação de pleno emprego dos recursos da economia como condição de equilíbrio, tem suas premissas baseadas no conceito de laissez-faire, ou seja, de livre mercado, que se autorregula; predomínio da oferta sobre a demanda e sua ênfase é na microeconomia.
05 – O Welfare State com predomínio das características liberais é aquele em que os mecanismos de mercado têm maior evidência. Acerca desse modelo e quanto às características dos serviços, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os serviços sociais não são estendidos a toda a população, focando nos mais pobres, com ações assistencialistas.
B) Programa de previdência que atende aos trabalhadores de forma efetiva na sua aposentadoria.
C) As transferências destinadas aos serviços universais são maiores.
D) Não há o incentivo aos planos privados de seguridade.
06 – Segundo os pressupostos keynesianos, a economia pode encontrar seu nível de equilíbrio mesmo com um nível alto de desemprego, que vai permanecer assim até que haja intervenção do governo, através de uma política adequada de investimentos e de incentivos, capazes de sustentar a demanda efetiva, bem como manter os níveis de emprego e renda em alto ritmo. Podemos afirmar que:
A) Faz-se necessário que o Estado tenha instrumentos de política econômica, que não sejam de regulação da taxa de juros.
B) Com a diminuição da renda, crescem também o consumo e o investimento.
C) Com cada elevação da renda, crescem também o consumo e o investimento.
D) Faz-se necessário que o Estado Regulem a taxa de juros, diminua os gastos públicos, sem investimentos por meio de empréstimos.
07 – John Maynard Keynes contribuiu de forma positiva com sua publicação, a obra Teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda. Esta publicação ocorreu em um ambiente econômico e político bastante confuso e movimentado para a época, conhecida como a grande depressão, em que aconteceu a quebra da bolsa de valores de Nova York. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A crise de 1929, classificada como a “Grande Depressão”, foi a maior crise econômica, de nível mundial, do século.
( F ) A crise de 1929, ocorrida no século XX, teve como ponto central a quebra da Bolsa de Valores, que atinge apenas a economia norte-americana.
( F ) Após a crise de 1929, ocorrida no século XX, seus grandes impactos foram corrigidos no final da década de 1940.
( F ) A crise de 1929, ocorrida no século XX, teve como ponto central a quebra da Bolsa de Valores, que atingiu a economia norte-americana e, posteriormente, os países latino-americanos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F - V.
B) F - F - V - F.
C) F - V - F - F.
D) V - F - F - F.
08 – Com o surgimento e o fortalecimento do capitalismo, questões voltadas à economia se reestruturam, trazendo para discussão novas estratégias políticas administrativas. Nesse sentido, alguns estudos dos economistas clássicos e de Keynes nos apresentam duas correntes de pensamentos, que possuem características bem específicas, e que devem ser estudadas para evitar incorreções na compreensão. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os investimentos das empresas privadas são parâmetros para avaliar os impactos econômicos. 
( V ) Na divisão econômica, o mercado de trabalho passa a ser um elemento econômico importante; qualquer oscilação poderá afetar a estrutura da empresa.
( V ) As circulações econômicas atingidas na gestão pública são importantes, por serem fatores decisivos para identificar a crise.
( F ) No contexto econômico, todo gasto público será elemento importante que contribuirá de forma positiva e decisiva no crescimento econômico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) V - V - V - F.
C) V - F - V - F.
D) F - F - F - V.
09 – Os regulacionistas, embora estivessem de acordo com a tese do esgotamento das políticas keynesianas, criticaram a opção neoliberal para resolver a crise do fordismo. Sua proposta era tentar entender os processos de acumulação e crise do capitalismo contemporâneo mediante o desenvolvimento de um novo referencial teórico-metodológico. Dentre as categorias mais importantes por eles desenvolvidas, ganharam destaque as categorias modelo de desenvolvimento, paradigma tecnológico, regime de acumulação, modo de regulação, fordismo, fordismo periférico, pós-fordismo, entre outras. Acerca do regime de acumulação, assinale a alternativa CORRETA: 
A) A forma específica que o processode acumulação capitalista assume, com vistas a garantir a continuidade de acumulação de capital, bem como de evitar desequilíbrios e crises.
B) A forma específica que o processo de acumulação capitalista assume, com vistas a garantir da não continuidade de acumulação de capital, bem como de não evitar desequilíbrios e crises.
C) A forma específica que o capitalista assume, com vistas a não garantir a continuidade de acumulação de capital, bem como de evitar desequilíbrios e crises.
D) A forma específica que o processo de acumulação capitalista anula, com vistas a garantir a continuidade de acumulação de capital, bem como de evitar crises.
10 – O modelo de bem-estar social caracterizado por garantir a todos os cidadãos serviços essenciais, mesclando mecanismos de renda mínima, redistribuição e substituição de renda, respeitando mínimos historicamente definidos e equipamentos coletivos públicos para prestação de serviços, é denominado:
A) Residual-institucional;
B) Institucional-redistributivo.
C) Meritocrático-particularista;
D) Meritocrático-institucional;

Continue navegando