Buscar

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - Forum de Avaliação AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Enunciado: GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Olá estudante,
O ambiente competitivo do mundo globalizado exige que as organizações estejam voltadas para a otimização de seus produtos e processos. Assim a Produção Enxuta tem sido amplamente utilizada para os mais diversos produtos. Essas adequações exigem das organizações o desenvolvimento de adaptações aos seus processos, visando atender as novas demandas que se apresentam. Portanto, a Gestão da Cadeia de Suprimentos surge como uma solução para esses desafios.
 
Neste contexto, como a Gestão da Cadeia de Suprimentos influencia na organização e contribui para a competitividade? Para participar desse fórum, escolha um processo de melhoria proporcionado pela Gestão Cadeia de Suprimento, o explique a partir da sua compreensão e apresente um exemplo de aplicação do mesmo.
 
Conto com a participação de todos!
 
Indicação de leitura:
IMAM, Evite faltas ou excessos. 287ª Edição, Revista Logístico. 2014. disponível em: https://issuu.com/revista_logistica/docs/revista_logistica_287set,
ACESSADO EM 28 DE JULHO DE 2016
IMAM, A incansável busca pela otimização. 302ª Edição, Revista Logístico. 2014. disponível em:
https://issuu.com/revista_logistica/docs/revista_302_b , ACESSADO EM 28 DE JULHO DE 2016
 
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Com um mercado mais competitivo, as empresas estão encontrando cada vez mais necessidade de otimizar suas operações para se manterem relevantes em seus campos de atuação e aumentarem suas margens de lucro. Sendo assim, é fundamental investir no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos sustentável e eficiente, com objetivo de reduzir custos e procurar todo potencial disponível.
A gestão na cadeia de suprimentos envolve o gerenciamento do fluxo de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo a fábrica, fornecedores e clientes finais. É também a integração de todos os elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, incluindo o conjunto de técnicas que usadas para alcançar excelência na integração entre as etapas de uma cadeia de suprimentos, como o transporte, estoque e custo. O gerenciamento adequado dessas etapas facilitará na otimização do serviço e na melhor qualidade do produto oferecido pela empresa, satisfazendo melhor seus clientes finais.
O ponto de ressuprimento é um dos vários processos importantes para a gestão da cadeia de suprimentos que merecem atenção. Onde o mesmo se torna um guia extremamente eficaz que permite evitar que os itens faltem no processo ou se percam no armazém por falta de uso, lembrando que um produto parado no estoque é prejuízo certo. Ao lidar com um ambiente industrial, onde os pedidos são direcionados para a linha de produção e devem seguir um ritmo definido para que a distribuição e a entrega final ocorram nos prazos acordados, conhecer o ponto de ressuprimento é fundamental para garantir que matérias-primas não sejam esgotadas durante a produção.
Essencialmente, o ponto de ressuprimento depende de duas variáveis, demanda e tempo. A demanda está relacionada a quantidade daquela matéria prima ou produto utilizado diariamente e o tempo indica o intervalo entre uma compra e outra.
A fórmula efetiva para calcular o reabastecimento, para que o estoque não zere, mas chegue no mínimo desejado é:
PR = D x T + ES
Sendo que PR = Ponto de ressuprimento em unidades de produto; D = Demanda diária média; T = duração média do ciclo de atividades; e ES = Estoque de segurança.
A fórmula é universal e pode ser utilizada na indústria, para o controle do estoque de matéria-prima, como no varejo, para o controle de produtos que serão comercializados. Com o controle ideal e mantendo o estoque de segurança evitam-se imprevisto, clientes insatisfeitos e prejuízos.
Para exemplificar, uma empresa que que tem tido êxito sobre o tema proposta é a Via Varejo, responsável pelas marcas Ponto e Casas Bahia e das suas lojas virtuais, da fabricante de móveis Bartira e também administra o site e-commerce Extra.com.br. Dito que um dos maiores desafios logísticos da mesma é manter o balanceamento adequado de estoques de todas as categorias de produtos em todos os períodos do ano, principalmente para que a distribuição de mercadorias ocorra de forma adequada nas lojas da rede. A empresa iniciou a busca por novas tecnologias para o controle e gerenciamento de estoques, para que esse movimento de mudança ocorresse com qualidade e eficiência, entre os provedores de tecnologia consultados, eles escolheram a Neogrid devido à grande experiência em plataformas de distribuição e a expertise no varejo. 
Após implantar a ferramenta de planejamento de distribuição, intercâmbio eletrônico de dados e o portal de agendamento de entregas de produtos. A Via Varejo teve um melhor balanceamento dos estoques, reduzindo os excessos de produtos em alguns pontos da rede em 17% e a falta deles para venda em 30%, que alavancaram suas vendas. A gestão de estoques na rede ficou mais dinâmico e assertivo, pois as parametrizações do sistema como, por exemplo, estoque de segurança e ponto de ressuprimento, refletem com precisão as variações de demanda diárias. Assim, promovendo uma mudança efetiva na gestão de supply chain da Via Varejo, melhorando o nível de serviço para as lojas, por consequência, ampliando a sua confiabilidade de trabalho junto às demais áreas da empresa.
A função da solução de Planejamento de Distribuição (DRP) é distribuir os produtos que estão armazenados no centro de distribuição (CD) da rede varejista e atacadista entre os seus pontos de venda. “O DRP sugere quando e quanto de cada produto deve ser enviado a determinada unidade com base em parâmetros como média de vendas em cada loja, tempo que o CD leva para entregar, frequência de reposição e estoque de segurança de cada produto. E isso foi fundamental para reduzir faltas e excessos de estoque da Via Varejo
Como resultado, vemos que com uma Cadeia de Suprimentos bem estruturada e planejada, qualquer negócio tem a oportunidade de crescer e se manter no mercado.
Referências
Via Varejo reduz ruptura nos pontos de venda em 30%. Logweb, 2018. Disponível em: https://www.logweb.com.br/via-varejo-reduz-ruptura-nos-pontos-de-venda-em-30/
 Acesso em: 29/05/2022.
Ponto de ressuprimento e seu papel no controle de estoque. Deak. Disponível em: https://deak.com.br/blog/ponto-de-ressuprimento/ Acesso em: 30/05/2022,
O que é e como funciona a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Portogente, 2016. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/91207-o-que-e-a-gestao-da-cadeia-de-suprimentos-e-como-funciona Acesso em: 30/05/2022
Resposta ao comentário:
Daniel de Carvalho
Olá Daniel 
Gostei muito do exemplo que deu a respeito do Carrefour, vemos que aplicando os métodos corretos com ajuda da tecnologia nesse atual momento, as empresas têm maior possibilidade de sucesso e ter um contínuo crescimento de mercado.

Continue navegando