Buscar

Perguntas e Respostas sobre Doenças e Processos Inflamatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Segundo Robbins et. al.(2016), o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma patologia de origem autoimune com comportamento crônico e que pode afetar diferentes tecidos e sistemas orgânicos. A patogênese resulta de uma complexa via que culmina na formação de autoanticorpos, os grandes atores da doença, que ameaçam à integridade de diferentes órgãos e sistemas. Dessa forma, quanto maior for o impacto da doença, pior os sintomas e o prognóstico desse paciente portador de lúpus. Assim, se houver exacerbação lúpica nos pulmões e no pâncreas desse paciente, é esperado que ele tenha como consequência quais outras doenças associadas?
· Bronquite e DM2.
2. Diabetes é, geralmente, uma doença crônica em que há alto nível de açúcar no sangue. Quando o alimento é digerido, um açúcar chamado glicose entra na corrente sanguínea. Como a glicose é uma fonte de combustível para o corpo, o pâncreas produz e secreta insulina. O papel da insulina é remover a glicose da corrente sanguínea para células musculares, adipócitos e hepáticas, onde pode ser usada como combustível.
O diabetes tipo 1 é caracterizado por:
· destruição das células beta pancreáticas como resultado de uma situação autoimune.
3. A resposta inflamatória prepara o local da lesão para que ocorra a recuperação tecidual e a cicatrização da lesão. Os sinais flogísticos são aqueles que aparecem em decorrência dessas respostas. Com relação ao edema, qual a sua origem fisiopatológica?
· Aumento de permeabilidade vascular.
4. Uma pessoa desenvolve o que é, claramente, uma síndrome gripal. Cerca de 2-3 semanas depois de desenvolver os primeiros sinais da gripe, ela desenvolve formigamento e dormência nas pernas e nos braços. Dadas essas informações, essa pessoa, provavelmente, está mostrando sinais de:
· Guillain-Barré.
5. O processo inflamatório constitui-se em uma das principais defesas do organismo. Sobre inflamação, leia as afirmações a seguir:
I. Processos inflamatórios decorrem de mecanismos agressores, como agentes irritantes, translocação de líquidos, isquemia, necrose e perda tecidual.
II. São sinais característicos da inflamação: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III. Diferentes substâncias químicas estão envolvidas na resposta inflamatória.
IV. Toda resposta inflamatória resulta em dano vascular e exsudação do conteúdo líquido para o meio extravascular.
V. No local da agressão, onde ocorre a resposta inflamatória, a drenagem linfática diminui e não consegue retirar o excesso de líquido, promovendo seu extravasamento para o meio extravascular.
São afirmações verdadeiras:
· I, II, III e IV.
6. A resposta inflamatória pode ser temporalmente dividida em aguda e crônica. A resposta aguda ocorre logo após o estímulo agressor ser detectado. Para que ela ocorra, é preciso que ocorram alterações locais, como aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos.
Os sinais flogísticos decorrentes dessa resposta são:
· dor, calor, rubor, tumor e perda de função.
 
7. A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença autoimune que se caracteriza principalmente pela manifestação de secura nos olhos e na boca associada à presença de autoanticorpos ou sinais de inflamação glandular. A doença compromete diferentes órgãos e mucosas e tem como os sintomas __________, __________ e __________, decorrentes de alterações glandulares que impactam a homeostase orgânica. Células leucocitárias disseminam-se pelo organismo, afetando a função das glândulas (principalmente as lacrimais e as salivares), ocasionando uma resposta inflamatória que altera sua função.
A seguir, marque o item que apresenta os sintomas que preenchem corretamente as lacunas da afirmação.
· secura vaginal – fadiga prolongada – pele seca.
8. Em pacientes com fibrose cística (CF), a lavagem broncoalveolar (BAL), também conhecida como lavagem pulmonar, pode auxiliar no diagnóstico em exacerbações agudas. Um paciente de 15 anos, internado por uma exacerbação aguda, tem um BAL demonstrando neutrófilos, macrófagos e grande número de bactérias. Com base nessas informações, quais resultado é suportado pelos resultados do BAL?
· Quadro inflamatório agudo.
9. Rotineiramente, as células são expostas a agentes agressores no ambiente em que vivem. Com o objetivo de permanecer dentro dos parâmetros fisiológicos de normalidade (homeostasia) e evitar a injúria tecidual, as células desenvolvem mecanismos de adaptação. Entretanto, em algumas situações, o agente agressor pode ser persistente e, como consequência, resultar em lesão celular. Se o estímulo nocivo for removido, as células lesionadas podem se recuperar (lesão celular reversível), no entanto, se o agente agressor for persistente, a consequência pode ser morte celular (lesão celular irreversível).
Os principais agentes capazes de causar uma lesão celular são:
· tóxicos, infecciosos, mecânicos e lesão por déficit.
10. Paciente internado devido a quadro de infecção pulmonar tem indicação de coleta de gasometria arterial para avaliar o impacto da lesão pulmonar. Os exames complementares são uma ferramenta bastante útil para ajudar na identificação dos eventos patológicos, para guiar a terapêutica e definir o prognóstico do paciente. Considere o paciente J. C. A, de 78 anos, internado em uma unidade de terapia intensiva, que teve coletado uma gasometria arterial. Foram apresentados os seguintes resultados: pH 7.16; PaCO2 80 mmHg; PaCO2 46 mmHg; HCO3- 24 mEq/L; saturação de O2 81%.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a condição correta para o resultado descrito.
· Acidose respiratória.

Outros materiais