Buscar

N2 - RECURSOS CÍVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A apelação é o principal recurso do sistema recursal brasileiro, seja pela vasta devolutividade de matérias que instaura, seja pelo seu amplo cabimento, alargado ainda mais pelo NCPC. É o recurso por excelência, cabível da sentença.
A razão de apelo é interposta em quantos dias?
R: 15 dias
2 - No ordenamento jurídico brasileiro, a expressão “recurso excepcional” está relacionada ao recurso que trata da proteção de direito objetivo de uma das partes, ou seja, tem a finalidade de alcançar a correta aplicação da norma e a uniformização da sua interpretação.
 
Ao contrário dos demais recursos cíveis, têm como função precípua a defesa e proteção do direito positivo. É óbvio que, secundariamente, isso poderá resultar em alteração do julgado, favorecendo o pretendido direito da parte, mas o que deve ficar claro é que, se eventualmente ocorrer uma correção de injustiça, não foi esse o escopo precipuamente desejado.
 
Como os recursos excepcionais são divididos?
R: Recursos extraordinários, Recursos especiais e Embargos de divergência.
3 - O que justifica a instauração do IRDR é a existência, no âmbito do tribunal, de pelo menos um processo que seja espelho de inúmeros outros em curso ou que poderão vir a ser ajuizados e que contenham a mesma questão de direito que deva ser uniformemente interpretada, ou seja, que a instauração do incidente seja essencial para evitar uma divergência na interpretação de questão de direito pertinente a demandas repetidas que estão em curso ou que poderão ser ajuizadas no futuro.
O que a instauração do IRDR deverá demonstrar?
R: 
que existe uma questão de direito que será previamente decidida no julgamento do recurso ou da ação que está em trâmite no tribunal, que essa questão de direito necessita ser interpretada e decidida pelo tribunal pelo seu órgão competente para que assim: trate isonomicamente vários jurisdicionados nas múltiplas “ações idênticas” repetidas em série; evite decisões contraditórias fruto de interpretações diversas sobre a mesma questão de direito; proporcione julgamento em tempo razoável de todas as demandas repetidas transportando a tese jurídica julgada no incidente; proporcione segurança jurídica aos jurisdicionados evitando a descredibilidade e a loteria judicial.
4 - que concerne ao rol do artigo 966, o inciso VIII do CPC admite rescisão da decisão fundada em erro de fato verificável do exame dos autos, assim considerado, nos termos do § 1º, a admissão de fato inexistente — a redação é paradoxal — ou o reconhecimento como inexistente de fato efetivamente ocorrido — a redação é redundante —, indispensável, em todo caso, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.
 
Qual é o prazo para o aviamento da ação rescisória?
R: 2 anos
5 - Um dos principais problemas enfrentados pelo sistema da civil law sempre foi a possibilidade de que, dentro de um mesmo momento histórico, político e social, existissem duas ou mais decisões judiciais distintas atinentes a conflitos de interesses absolutamente análogos entre si. Se, por determinado ângulo com que se via tal aspecto, enxergava-se tal situação como se fosse algo positivo, pois tal possibilidade funcionaria como se fosse um “respiradouro natural” para revisão, modificação e aprimoramento de decisões judiciais, por outro ângulo com que se via a mesma questão essa “virtude” se mostrava como um dos maiores focos de desigualdades jurisdicionais a afetar sensivelmente a credibilidade da função jurisdicional
(ABELHA, Marcelo. Manual de Direito Processual Civil, 6ª edição. Forense, 04/2016).
 
O que seria um IRDR?
R: IRDR é um incidente processual que se manifesta por intermédio de uma questão – no caso, um ponto controvertido ou duvidoso de direito – que brota, que nasce, que emerge em uma causa em andamento no tribunal.
6 - Caco já havia interposto apelação no segundo dia após a intimação da sentença e Lulu interpôs embargos de declaração no terceiro dia, e do julgamento dos embargos se seguiu alteração no conteúdo do julgado. Caco tem o direito de complementar seu recurso, nos limites da alteração, pois, verdadeiramente falando, de outra decisão se trata.
Após esse breve enunciados, estamos falando de qual efeito de recurso?
R: Embargos Infringentes
7 - Os embargos de declaração não servem - ao menos em regra - à reforma e à invalidação da decisão embargada. Nesse sentido, aborda o fato de que as decisões judiciais devem ser inteligíveis e coerentes, de modo a garantir a assimilação de seu conteúdo pelo leitor e a percepção do encadeamento lógico empreendido pelo julgador.
Este recurso é cabível contra qualquer decisão judicial, com a finalidade de:
R: I - Esclarecer obscuridade ou eliminar contradição;
II - Suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento;
III - Corrigir erro material.
8 - A reclamação possui natureza jurídica de ação originariamente proposta nos tribunais, e que tem por objetivo fazer prevalecer, nas situações elencadas na lei, a autoridade das decisões proferidas em sede de recursos ou incidentes com força vinculativa, além de resguardar a competência dos tribunais.
Segundo o qual é admissível a reclamação?
R: desde que esgotadas “as instâncias ordinárias”
9 - O art. 947 do CPC. “É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos”
Após análise desse enunciado, podemos afirmar que:
R: busca pela eficiência e racionalidade no julgamento dos processos e, consequentemente, para alcançar tal objetivo.
10 - Busca-se a produção e efeitos no negócio praticado. É nesta espécie de simulação que encontramos os dois negócios tratados anteriormente: o negócio simulado (que é sempre nulo) e o negócio dissimulado (que poderá subsistir se válido for na sua substância e em sua forma).
Qual é o princípios correto?
R: Princípio do duplo grau de jurisdição

Continue navegando