Buscar

Quais são as vantagens em ser um consultor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Quais são as vantagens em ser um consultor?
O consultor é um profissional muito procurado atualmente por inúmeras empresas que estão necessitando de ajuda administrativa e mesmo as que não tem nenhum tipo de problema mantém contato com consultores a fim de manter seus negócios em alta. 
Arias são as vantagens em ser um consultor, entre elas podemos citar a opção de trabalhar sozinho, atuando de forma autônoma ou através de prestação de serviço por empresas de consultoria.
A experiência de um consultor lhe dá créditos e com isso a grande procura de contratação de seu trabalho se torna de ampla escala, pois, as empresas buscam atingir seus objetivos e ter sucesso então o consultor é visto como um facilitador em diagnosticar os problemas e propor soluções, com isso ele tem a grande vantagem em poder ter livre arbítrio para escolher seus clientes, seus projetos e solucioná-los dentro de seu prazo estimado conforme sua agenda.
Ele trabalhará sozinho ou em equipe, sem chefe e em casa, no escritório, visitando as empresas que ele mesmo escolherá de acordo como perfil e também terá a vantagem de fazer muitas viagens.
2. Qual a importância da consultoria para o crescimento das organizações?
A importância de uma consultoria em uma empresa é justamente contribuir para seu crescimento avaliando os objetivos que a empresa pretende alcançar observando seu sucesso e fracasso implantando ações para melhorar.
A consultoria trabalha focada em atingir resultados positivos e os profissionais dela enxergam melhor os problemas da empresa, tem uma visão diferenciada de quem já trabalha dentro da mesma, essa visão clara e precisa que a consultoria tem e os próprios funcionário não conseguem ver é uma habilidade muito importante para a resolução positiva em curto prazo para que haja esse crescimento empresarial. 
A consultoria ajuda de forma significativa na gestão orientando de forma geral e levando a administração a repensar conceitos, trocar chefes e funcionários quando necessário e se tornar competitiva pois, através da competividade saudável as tomadas de decisões e a produtividade dos colaboradores crescem e impulsiona os negócios. 
Essa busca por soluções e resultados positivo quando tentado ser feito apenas com os gestores da empresa pode não surtir efeitos rápidos e eficazes causando prejuízos e até falências, uma consultoria ajuda a empresa a solucionar seus problemas, atingir objetivos através de novos caminhos e alcançando resultados positivos o que é esperado. 
3. Por que algumas organizações são resistentes em contratar um serviço de consultoria?
Na maioria dos casos a resistência está em justamente não conhecer o trabalho de um consultor e não acreditar que a situação pode mudar. Essa insegurança é muito prejudicial aos negócios principalmente porque muitas vezes a busca pela ajuda se dá por ter medo de mostrar os negócios para alguém fora da família ou do campo de trabalho. 
A falta de confiança, o medo e a insegurança de mostrar seu trabalho e a rentabilidade de sua empresa para alguém que não faça parte do seu meio gera essa resistência, porém após o início o trabalho as coisas vão se organizando, e as imperfeiçoes são corrigidas.
4. Quais são as principais competências necessárias para que o consultor desempenhe com sucesso o seu trabalho?
O consultor deve ter uma visão inovadora, com grande habilidade e enxergar as correções que devem ser feitas e os caminhos para fazê-la, ele deve ser uma pessoa comunicativa, com boa comunicação para poder reunir-se com empresários e apontar o que deve ser feito de forma humilde e com empatia, olhar o seu cliente com humildade e ter empatia por ele, entender seu cliente e seus problemas, seus objetivos e suas inseguranças. 
Deve ser necessário ter interesse pelo negócio que irá atuar, ser cooperativo para ajudar e mostrar os caminhos que devem seguir. 
5. Quais são os cuidados principais que o consultor deve ter para assegurar a perspicácia da consultoria.
Primeiramente o consultor deve conhecer a empresa em que irá atuar, conhecer cada parte e o que deve ser feito para melhorar, como já foi mencionado anteriormente ele deve ser comunicativo ter um bom relacionamento com o dono da empresa e seus diretores assim como com os funcionários. 
Sua visão inovadora deve vir para ajudar, auxiliar, restaurar a equipe e forma-la novamente para saber trabalhar de forma humilde, cooperativa, resolvendo conflitos independente do cargo que cada um dessa equipe exerça. 
Deve ter não apensa a teoria e a prática, mas a solidariedade em atribuir ao grupo o lado humano de empatia e respeito.

Outros materiais