Buscar

GESTÃO DE TRANSPORTE (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE TRANSPORTE
LOGÍSTICA
Aluno: Renan Rios
Matricula: 04082997
Walmart 
Após a Guerra Mundial II, um novo tipo de consumismo surgiu na sociedade americana. Quando o Walmart foi fundado em 1962, vários fatores contribuiam para a ascensão do consumidor americano, incluindo o acesso ao ensino superior, a oferta de crédito, o advento da televisão como meio de publicidade e novas tecnologias para preparar e armazenar alimentos. Sam Walton, o fundador do Walmart, começou com uma pequena loja em Bentonville, Arkansas. Ele percebeu que os varejistas nacionais negligenciavam as cidades pequenas e áreas rurais, para focarem nos subúrbios densamente povoados.
Na década de 80 o Wal-Mart foi o pioneiro na implantação do sistema VMI – onde os estoques nas lojas do Wal-Mart eram controlados pelo fornecedor dos produtos como a logística é responsável pela movimentação e armazenagem de produtos, a Walmart teve como principais focos de interesse: o transporte, a manutenção de estoques, a armazenagem e o manuseio de materiais. Este sistema tem todos os ingredientes para ser mais um sucesso justamente por seu tamanho.
 Walmart tem 11.000 lojas em 27 países diferentes, com 55 nomes diferentes. A companhia opera sob seu próprio nome nos Estados Unidos, incluindo seus 50 estados. Ela também opera sob seu próprio nome em Porto Rico. Opera no México como Walmex, no Reino Unido como Asda, no Japão como Seiyu, como Best Price na Índia e como BIG no Brasil (em sociedade com o Advent International).
as vendas de US$ 408 bilhões do último ano e as oportunidades são imensas. Os fabricantes que atualmente negociam o transporte e que cederem aos desejos da grande rede sofrerão o maior abalo: perderão grande parte do volume transportado e certamente encontrarão preços maiores para o transporte para outros clientes, graças ao menor volume. Walmart deu continuidade aos projetos de melhorias implementados nos CDs. Em Jandira (SP), foi adotado um sistema de correia transportadora por esteiras (sorter) que realiza a separação automática dos produtos por meio de sistema de etiquetas inteligentes lidas por scanner. Dessa forma, as mercadorias são automaticamente dispostas para destinação aos pontos de embarque dos transportadores logísticos instalados no CD. 
Correios 
 A empresa é uma estatal brasileira responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências em todo território nacional. Hoje em dia, praticamente todas as cidades contam com uma unidade da empresa que também se modernizou e funciona até como uma espécie de banco. Por meio do Correios o cliente obtém a prestação de serviços de armazenagem das mercadorias, separação dos pedidos, embalagem, integração com a solução de transporte e distribuição das encomendas. Usadas por pessoas jurídicas que vendem produtos pela internet. 
As empresas entregam seus produtos em estoque para os Correios realizarem a armazenagem. Feita a conferência, os itens são armazenados em posições de picking no centro de logística integrada. Com a integração dos sistemas tecnológicos, os Correios recebem as ordens de atendimento de pedidos de cada loja virtual, retiram do estoque os itens a serem enviados, preparam, embalam, imprimem os rótulos de postagem e documentos fiscais, e despacham no fluxo postal para entrega. Com o objeto enviado, os Correios fornecem o código para rastreio. As embalagens são por conta dos Correios. Mas caso seja necessário, as lojas virtuais podem entregar aos Correios suas embalagens personalizadas para que seus produtos sejam enviados. Formas de entregas SEDEX/PAC. para despacho dos objetos. entrege em todo o território nacional.
DELL 
A Dell apresenta uma estratégia inovadora comparada aos seus concorrentes de mercado adequado os seus produtos de acordo com as necessidades dos clientes. O seu modelo de venda diretas no qual elimina os distribuidores permite que ela faça essas alterações sem prejuízo a produção e perda de estoque. Uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos está se tornando destaque mundo dos negócios de hoje não sendo mais vista como um centro de custo dentro da organização, mas como ferramenta para fortalecer relações entre clientes e fornecedores além de gerar lucro.
A Dell utiliza o comercio eletrônico como carro chefe de vendas, ele se distingue do comercio tradicionais sendo que suas principais vantagens são a inserção de uma mercadoria de forma imediata de em âmbito internacional, relações mais ágeis entes consumidora e vendedores e redução da burocracia. No primeiro tristemente de 2017 ela foi responsável por 38,2% do total de computadores que foram vendidos para empresas e 19,6% no segmento doméstico. Suas relações quase que exclusiva com poucos fornecedores e transportadoras, informação compartilhada entre compradores e fornecedores, metas de alta qualidade, pois se espera um nível mínimo de variação da matéria fornecida. (BALLOU, 2004 )
O seu canal de distribuição contém apenas seus fornecedores e clientes, não há intermediário como atacadista e varejista isso influencia no recebimento do pedido, pois ao eliminar um ator do canal de distribuição torna o processo mais rápido
Volkswagen 
Fundada em 1953, a filial no Brasil depois da China, é onde a montadora alemã tem maior presença fora de sua sede. Sua origem remonta a 1950 a partir da ideia de Heinz Nordhoff, então presidente da Volkswagen na Alemanha, de expandir seus mercados para novos países. A empresa ocupa uma posição estratégica a nível mundial dentro da organização da Volkswagen por ser encarregada da produção do Fox para todos os mercados no mundo em que este modelo está presente. A empresa também produziu para o Canadá e para diversos mercados na América Central e do Sul a quarta geração do Golf e atualmente esta produzindo a sétima geração do Golf.
Entre os anos de 1987 e 1996, existiu no Brasil a Autolatina, uma joint venture entre a Ford e a Volkswagen, que integrou as fábricas e permitiu o compartilhamento de tecnologias entre as duas montadoras.
Com isso, as duas empresas teria uma enorme redução de custos, enquanto poderiam acelerar o desenvolvimento de diversos projetos que estavam em andamento. Durante o período de atividade da Autolatina, a VW ofereceu à Ford os motores AP-1600, AP-1800 e AP-2000 além da plataforma do sedã Santana, que originou os modelos Versailles e o Royale com identidade Ford. A Ford, em contrapartida, ofereceu à VW os motores AE-1000 (CHT) e AE 1600 (CHT), além da plataforma do Escort, que originou os modelos Apollo, Logus e Pointer com identidade Volkswagen, e o chassi do caminhão Cargo, que viria a ser a base de sustentação da VW Caminhões.
Entre as companhias do setor de autoindústria, o grupo Volkswagen foi o que mais faturou em 2014, seguido pela Fiat, Toyota e GM. No ano, a empresa teve uma receita de 21,6 bilhões de reais, enquanto que o grupo Fiat faturou 20,59 bilhões de reais no mesmo período. De acordo com a Fenabrave, a Fiat vendeu 698.145 unidades no ano e ficou com 20,97% do setor. A GM teve 578.739 veículos emplacados e uma fatia de participação de 17,39%. No mesmo período, a Volkswagen teve 576.626 de seus carros emplacados no Brasil e uma participação de 17,32%. As vendas foram impulsionadas pelo lançamento do modelo Up!, em dezembro de 2013. 
Fontes: unt 2, getabstract, Delltransportes, estudopratico, repositorio,revista quatrorodas, BALLOU, R.H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição física. 2 ed. Editora Atlas. 1993. B

Continue navegando