Buscar

Socializacao_Seminario_biosseguranca-em-saude

Prévia do material em texto

Socialização - Seminário Módulo III
Tutor: Marcelo Gonzales Froza
Acadêmicos: Crislaine Priscila Costa Campos
 Dennis Valeriano da Silva
 Giullia Eduarda Silva Martins
 Jaines Silva de Aquino Ribeiro
1
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
3
Biossegurança em saúde
Normativas básicas para trabalho em hospitais – NR 32
 
 O que é Biossegurança?
É o conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou da qualidade dos trabalhadores envolvidos. (Teixeira e Valle,1996).
INTRODUÇÃO
 
A biossegurança traz o conceito de um conjunto de ações voltadas para a minimização, prevenção ou eliminação desses riscos. Nos serviços de saúde, principalmente no ambiente hospitalar, adotar medidas de proteção à segurança e à saúde é essencial. Entre as Normas Regulamentadoras (NR), destaca-se a NR – 32, que estabelece diretrizes básicas para a prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores da área da saúde (SILVA, 2018).
Portaria nº485, de 11 de novembro de 2005 – MT- Aprova a NR 32.
RDC nº50. de fevereiro de 2002 – Projetos físicos de estabelecimentos de saúde.
RDC nº 222, de 28 de março de 2018 – Boas práticas em gerenciamento de resíduos.
NR 17 – Ergonomia.
NR 26 – Sinalização de segurança.
NR 32 – Saúde do trabalhador em serviços de saúde.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
A Norma Regulamentadora 32 (NR32) realiza a normatização e regulamentação dos acidentes e doenças advindas do trabalho na área de saúde, considerando-se os riscos que estes profissionais correm no dia a dia (FRACASSO; LIBÂNIO; AMARAL, 2020).
Segundo Neres (2018, p. 17):
 A NR-32 tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral e com isso implica a criação de mapas de riscos nos ambientes profissionais.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Fonte: https://segurancadotrabalhosempre.com/como-fazer-um-mapa-de-risco-passo-passo/tabela-de-riscos-ambientais-2/- Acesso em 17/06/2022
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
LOGOTIPO DA EMPRESA
Figura 1. Mapa de risco
Fonte: Neres, 2018, p. 32.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
As demonstrações e descrições da presença de riscos em um determinado local de trabalho gera também definições para que seja direcionado o uso correto de EPI (equipamentos de proteção individual) ou EPC (equipamentos de proteção coletiva) para que ocorra uma delimitação e consequentemente uma redução de acidentes no local de trabalho (NERES, 2018).
REFERÊNCIAS
 
ALMEIDA, C. B. D.; PAGLIUCA, L. M. F.; LEITE, A. L. A. E. S. Acidentes de trabalho
envolvendo os olhos: avaliação de riscos ocupacionais com trabalhadores de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 13, n. 5, out 2005.
 
BALSAMO, A. C.; FELLI, V. E. A. Estudo sobre os acidentes de trabalho com exposição aos liquidos corporais humanos em trabalhadores da saúde de um hospital universitário. Rev. Latino- Am Enfermagem, v. 14, n. 3, p. 346-353, 2006.
 
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria no 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova a Norma Regulamentadora n.º 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 nov. 2005. Seção I.
 
FRACASSO, B.V.; LIBÂNIO, C.S.; AMARAL, F.G. NR32: revisão à proteção em
laboratórios de instituições de ensino superior. Revista S&G, v. 15, n. 3, p. 294-300, 2020.
 
MARZIALE, M.H.P. et al. Implantação da Norma Regulamentadora 32 e o controle dos acidentes de trabalho. ACTA Paulista de Enfermagem, v. 25, n. 6, p. 859-866, 2012.
REFERÊNCIAS
 
NERES, R. F. Elaboração de Mapa de Riscos em um laboratório de análises clínicas. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciê ncia e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Á rido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, 2018.
PAULINO, D. C. R.; LOPES, M. V. O.; ROLIM, I. L. T. P. Biossegurança e acidentes de trabalho com pérfuro-cortantes entre os profissionais de enfermagem de hospital universitário de Fortaleza–CE. Cogitare Enferm., v. 13, n. 4), p. 507-513, 2008.
 
SILVA, E. F. A importância da norma regulamentadora 32 nos serviços de prestação de
saúde. Sao Paulo: LTr, 2018.
 
RODRIGUEZ, Y.; VINA, S.; MONTERO, R. A method for non-experts in assessing exposure to risk factors for work-related musculoskeletal disorders-ERIN. Ind Health, v. 51, n. 6, p. 622- 626, 2013.

Continue navegando