Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DA DISCIPLINA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 
Daniel Raimundo Dos Santos
04113632
Superior de Tecnologia em Segurança Pública 
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Isso é o que a Constituição de 1988 afirma, além de garantir que esses direitos e deveres sejam cumpridos. 
Vivemos em uma república onde a democracia é um princípio fundamental, estabelecida no artigo 1º da CF/88 e clara em seu parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição e respeitados”. O que significa que o povo é responsável por eleger seus representantes, através de eleição democrática e de voto secreto, além de fiscalizar seus mandatos através da lei da transparência, um importante instrumento de fiscalização implementado para que a população possa ter ciência das decisões tomadas pelos seus representantes. 
O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder). Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. Basicamente existem 3 tipos principais de democracia: A direta (Cada cidadão podia participar diretamente emitindo as suas propostas legislativas e votando nas propostas de leis dos outros cidadãos), a representativa (São regidas por constituições que estabelecem um Estado Democrático de Direito) e a participativa ou deliberativa (Existem eleições que escolhem e nomeiam membros do Executivo e do Legislativo, mas as decisões somente são tomadas por meio da participação e autorização popular), inclusive é o tipo utilizado pela Republica Federativa do Brasil atualmente, onde o povo é peça importante nas decisões do País, isso em teoria, na pratica as coisas diferem um pouco, pois faltam mais politicas de acessibilidade e meios para que o cidadão tenha conhecimento dos acontecimentos de dentro dos órgãos públicos, politicas essas pensadas também para pessoas com necessidades especiais. A utilização da tecnologia seria um ótimo aliado para que haja a aproximação entre o povo e seus representantes e com isso uma unificação nas tomadas de decisões, decisões essas pensadas e tomadas para o bem geral, tanto da administração publica quanto para sua população. 
REFERENCIAS: 
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/democracia.htm> acesso em: 12 de junho de 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Mais conteúdos dessa disciplina