Buscar

educação Ambiental (GAM13) facul av 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

odo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova20704411
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1As experiências cotidianas, consideradas muitas vezes insignificantes, como uma corrente de ar, um sopro de respiração, a água da manhã na face, fundamentam algumas das relações consigo mesmo e com o mundo. Nesse sentido, Moacir Gadotti (2005) descreve que a Ecopedagogia só terá sentido quando a preocupação não for apenas na preservação do meio ambiente (Ecologia Natural) ou no impacto nos ambientes naturais (Ecologia Social), mas num modelo que leve em conta a visão ecológica (Ecologia Integral) que implica uma mudança nas questões econômicas, sociais e culturais. Baseado nessas informações, disserte sobre a finalidade da ecopedagogia. FONTE: GADOTTI, M. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2015.
Resposta esperada
A ecopedagogia tem por finalidade mudar o olhar das pessoas, fazendo com que sejam capazes de desenvolver a atitude de observar e evitar as agressões ao meio ambiente, a evitar o desperdício, os diversos tipos de poluições. Em outras palavras, precisamos ter uma ação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no cotidiano.
Minha resposta
A ecopedagogia implica numa mudança radical de mentalidade em relação a qualidade de vida e ao meio ambiente, que está com os outros e com a natureza. a ecopedagogia não se dirige apenas aos educadores, mas a todos os cidadãos do planeta. ela está ligada ao projeto utópico de mudanças nas relações humanas, sociais e ambientais, promovendo a educação sustentável (eco educação) e ambiental com base no pensamento crítico e inovador em seus modos formal, não formal e informal, tendo como proposito a formação de cidadãos com consciência local e planetária que valorizem a auto determinação dos povos e a soberania das ações. a ecopedagogia tem por finalidade reeducar o olhar das pessoas, isto é, desenvolver a atitude de observar e evitar a presença de agressões ao meio ambiente e aos viventes o desperdício, a poluição sonora, visual, a poluição da água e do ar etc.para intervir no mundo no sentido de reeducar os habitantes do planeta e reverter a cultura do descartável. experiencias cotidianas aparentemente insignificante como uma corrente de ar, um sopro de respiração, a água da manhã na face fundamentaram as relações consigo mesmo e com o mundo. A tomada de consciência dessa realidade é profundamente formadora. Precisamos de uma eco formação para recuperar a consciência dessas experiencias cotidianas. no ânsia de dominar o mundo elas correm o risco de desaparecer do nosso campo de consciência sua relação que nos liga. A ecopedagogia propõe uma nova forma de governabilidade diante do ingovernabilidade do gigantismo dos sistemas de ensino propondo a decentralização e uma racionalidade baseadas na ação comunicativas na gestão democrática na autonomia, na participação, na ética e na adversidade cultural. Entendida dessa forma, a ecopedagogia se apresenta como uma nova pedagogia dos direitos que associa direitos humanos econômicos, culturais, políticos e ambientais e direitos planetários, impulsionando o resgate da cultura a da sabedoria popular. Ela desenvolve a capacidade de deslumbramento e de reverencia diante da complexidade do mundo da vinculação amorosa com a terra.
2A Educação Ambiental no Brasil se efetivou com a instituição da Política Nacional do Meio Ambiente, sendo em 2004 realizada a consulta pública para a construção do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). O PRONEA apresentou diretrizes de orientação para os educadores, sendo elas: Transversalidade e Interdisciplinaridade, Sustentabilidade Sociambiental, Democracia e Participação social, Integração dos sistemas de ensino e Desenvolvimento e meio ambiente. Disserte sobre duas das diretrizes do PRONEA, relacionado-as com a educação ambiental.
Resposta esperada
A transversalidade e a interdisciplinaridade são importantes para propiciar o processo de internalização da educação ambiental no conjunto do governo, nas entidades privadas e no terceiro setor, ou seja, na sociedade como um todo, estimulando o diálogo interdisciplinar entre os setores. Sustentabilidade Socioambiental viabiliza a articulação e a melhoria social, propiciando um efeito multiplicador, com potencial de transformação e emancipação para a sociedade. Democracia e Participação Social para a universalização dos direitos e da inclusão social. Integração dos sistemas de ensino e desenvolvimento e meio ambiente, em que a prática de educação ambiental deve ir além da disponibilidade de informações, possibilitando a ecoformação. Deve-se buscar ainda os aproveitamentos adequados de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa e outros.
Minha resposta
Trazendo o programa nacional de educação ambiental, na sua diretrizes a transversalidade e interdisciplinaridade tem como objetivo integrar ações governamentais, setor privado e sociedade, ligando essas ações por meio das diversas áreas (emprego, escola, laser naturais, culturais, história, social, econômico e politico) que compõe o cotidiano das pessoas para que possa ter uma recuperação e uma melhoria socioambiental para que sejam atendidos seus pressupostos é preciso que a educação ambiental tenha ligado a transversalidade e a interdisciplinaridade uma abordagem sistêmica que possibilite a inclusão de politicas públicas pautadas que atendam as demandas da problemática ambiental contemporânea. A descentralização espacial e institucional também precisa ser levada em consideração para que todos os níveis e instâncias do país tenham representatividade nas políticas, para tal é de extrema importância que os órgão públicos e privados sejam orientados sobre os objetivos e demandas socioambientais, para que assim possam ser solucionados as questões estruturais e que almeje uma sustentabilidade socioambiental em que todos os participantes da sociedade se sintam incluídos e responsáveis pelo meio ambiente ao qual está inserido, esse modelo pode ser alcançado quando se faz uma articulação com professores e técnicos ambientais em programas de formação. Sendo assim a democracia e a participação é uma generalização dos direitos e da inclusão social, a pratica da educação ambiental deve ir muito além de disponibilidade de informação e sim trazendo a possibilidade de eco formação aproveitando espaços das universidades publicas e privadas colocando laboratórios de pesquisas.

Continue navegando