Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o excerto a seguir:
“Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 nov. 2020.
A partir da análise da citação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O movimento de inclusão escolar promove, acima de tudo, interação entre os mais variados perfis de alunos.
Pois:
II. Nesse tipo de escola inclusiva, os alunos aprendem a lidar com as barreiras e dificuldades enfrentadas pelos colegas.
Assinale a alternativa correta:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Analise o fragmento a seguir:
“Pensar uma política hoje, atrelada à política nacional de inclusão, reduz a prática bilíngue em intérpretes em escolas e matrículas desenfreadas de surdos nesses espaços, podendo resultar em fechamento das instituições dos surdos sem uma discussão forte com propostas possíveis de uma educação bilíngue numa perspectiva da política de respeito à diferença surda e à sua história”.
 
VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. (Per)cursos na formação de professores de surdos capixabas: constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2012. p. 132. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=6070. Acesso em: 21 dez. de 2020.
 
A partir da análise sobre uma educação bilíngue ideal para os alunos surdos, considere as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Uma educação de surdos pela perspectiva bilíngue é possível pela contratação de intérpretes de Libras para interpretar o conteúdo ministrado em aula.
II. (  ) Uma educação bilíngue idealizada para alunos surdos é aquela em que a língua de sinais é a língua de instrução, e a língua oral é a segunda língua na forma escrita.
III. (  ) Na política de educação inclusiva, as práticas bilíngues ficam limitadas ao atendimento educacional especializado e à interpretação das aulas em língua de sinais.
IV. (  ) A partir do momento em que o aluno surdo é matriculado em uma escola regular inclusiva, ele aprenderá pelo uso das duas línguas: a língua de sinais e a língua oral.
 
Marque a alternativa com a sequência correta.
a.
F, V, V, F.
Leia o excerto a seguir:
“[...] essa tipificação que distingue o tradutor e intérprete de língua de sinais que atua em contextos amplos dos que atuam na Educação, tem por objetivo indicar a especificidade dessa atuação. Ressalta, porém, que essa especificação não indica que tal profissional irá ocupar o lugar de professor na tarefa de ensinar”.
 
SILVA, K. S. X. O trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Português e o contexto educacional. 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2020. p. 30-31. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=14299. Acesso em: 28 dez. 2020.  
 
A partir do texto anterior, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O tradutor e intérprete de Libras-Português que atua na Educação também é conhecido como intérprete educacional.
II. (  ) O intérprete de Libras educacional é responsável pelo aluno surdo, e esse profissional deve assumir a responsabilidade de ensiná-lo.
III. (  ) O intérprete educacional está na escola para interpretar para os alunos surdos e não deve interferir no processo de aprendizado deles.
IV. ( ) Apesar de trabalhar na Educação, o intérprete educacional não deve assumir a função de professor.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
a. V, F, F, V.
Em Libras, existem sinais que representam o tempo e o calendário. É possível situar na língua de sinais a passagem do tempo e dizer algo que acontecerá em breve, bem como situar onde estamos no tempo. Veja a figura a seguir:
Figura - Dias da semana em Libras
Fonte: LIBRAS(2020, on-line).
 
LIBRAS: calendário. Trabalhando com surdos, [2020].Disponível em: http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/2013/01/libras-calendario.html. Acesso em: 15 dez. 2020.
#PraCegoVer: a imagem apresenta um quadro com um título, em português, “Dias da semana” e o desenho de sete avatares representando os dias da semana em Libras. Esses avatares estão desenhados com uma camisa vermelha e se assemelham a um menino de cabelo preto e pele clara. O primeiro avatar sinaliza o sinal “domingo”, com uma configuração de mão em D, em frente a boca, fazendo movimentos circulares anti-horário. O segundo avatar faz o sinal correspondente à “segunda-feira” em Libras, com a mão fechada e os dedos indicador e médio levantados, fazendo-se dois leves toques na lateral da testa. Os sinais de “terça-feira” e “quarta-feira” seguem a mesma lógica do sinal de “segunda-feira”, no entanto, para “terça-feira”, são três dedos levantados, e, para “quarta-feira”, são quatro. O sinal de “quinta-feira” é representado por uma mão fechada, com os dedos indicador e médio encurvados, fazendo-se dois leves toques na lateral da testa. O sinal de “sexta-feira” tem a configuração de mão em X, fazendo-se dois toques leves ao lado da boca. O sinal de “sábado” tem a configuração de mão em C, em frente à boca, fazendo-se um movimento de fechar e abrir duas vezes. Para cada sinal desenhado em Libras, há uma legenda abaixo com o nome do respectivo sinal em português.  
 
A partir da análise do quadro acima, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Os sinais dos dias da semana, salvo algumas variações regionais, são feitos na região do rosto.
II. (  ) Na Libras, não há representação, em sinais, para os dias da semana, dessa forma, eles precisam ser soletrados.
III. (  ) O sinal de “sábado”, em outro contexto, pode significar, também, o sinal da cor “laranja” ou da fruta “laranja”.
IV. (  ) Os sinais que representam os dias da semana não podem ser utilizados em outros contextos, pois eles são fixos.
a.
V, F, V, F.
Leia o trecho a seguir:
“[...] a escolha que fizemos foi utilizar o termo ‘tradutor e intérprete’ [...] entendemos que tais ações, a tradução e a interpretação, se apresentam de maneira dialética e que ambas compõem uma unidade no escopo do trabalho. Sendo assim, esses dois elementos, que não são idênticos, fazem parte de uma mesma totalidade e por isso nossa opção é indicar as duas ações ao mencionarmos o nosso objeto de estudo”.
 
SILVA, K. S. X. O trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Português e o contexto educacional. 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2020. p. 30. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=14299. Acesso em: 28 dez. 2020.  
 
De acordo com a acepção anterior, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A tradução, geralmente, é concebida pela ideia de verter de uma língua para outra na forma escrita.
II. Para a população surda, basta apenas o serviço de interpretação entre as línguas orais e as línguas de sinais.
III. A interpretação, muitas vezes, é entendida pelo ato de verter de uma língua para outra durante o ato comunicacional.
IV. Para o tradutor e intérprete de língua de sinais, essas duas atividades fazem parte do seu trabalho como um todo.
 
Está correto o que se afirma em:
e.
I, III e IV, apenas.
Na Libras, os númerostambém são representados por algumas configurações de mãos. Esses símbolos podem representar medida, ordem ou quantidade, assim como é possível utilizá-los em qualquer operação matemática. Veja a imagem a seguir:
Figura - Números de 1 a 10 em Libras
Fonte: NÚMEROS…(2015, on-line).
 
NÚMEROS cardinais e ordinais.
Libras na Matemática, 2015. Disponível em: http://librasnamatematica.blogspot.com/2015/05/numeros-cardinais-e-ordinais-o-n-umero.html. Acesso em: 15 dez. 2020.
#PraCegoVer: a imagem apresenta um quadro com uma sequência de dez mãos representando números de um a zero em Libras. Essas mãos foram desenhadas e, abaixo de cada uma delas, está escrito o número correspondente. O número “1” é uma mão fechada, com o polegar estendido para cima. O número “2” é uma mão fechada, com o polegar estendido para cima e o indicador estendido de lado. O número “3” é uma mão fechada, com os dedos indicador, médio e anelar estendidos para o lado. O número “4” é uma mão fechada, com os dedos indicador, médio, anelar e mindinho estendidos para o lado. O número “5” é uma mão fechada e os dedos indicador e médio são encurvados. O número “6” é feito com o polegar estendido para cima e com os demais dedos juntos e encurvados encostados na metade do polegar. O número “7” é a mão fechada, o indicador estendido de lado e o polegar encostado em cima do indicador. O número “8” é a mão fechada e o polegar na frente dos demais dedos. O número “9” é a mesma configuração do número “6”, porém com o polegar estendido para baixo. O número “zero” é a mão fechada em forma de círculo. 
 
Considerando o quadro acima, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os números cardinais, em Libras, podem ser utilizados para representar números de casa, idade, telefone etc.
II. Os números cardinais, em Libras, só podem ser usados em um único contexto, para representar números de telefone, residencial, dentre outros.
III. Os números cardinais podem representar, também, quantidade, mas nesse contexto, algumas configurações de mão mudam.
IV. Os números cardinais, em Libras, podem ser desenhados no ar com a representação simbólica da forma escrita na língua portuguesa.
 
É correto o que se afirma em:
B
I e III, apenas.
Leia o trecho da notícia a seguir:
“Suíços buscam ‘descolonizar’ artefatos culturais. À medida que os países europeus reexaminam seu passado colonial, devolver artefatos culturais mal adquiridos se tornou um assunto quente. Isso afeta não apenas os países de origem, mas também a maneira como todos nós nos relacionamos com o nosso passado. E atinge a Suíça também (CRAWFORD, 2020, on-line).”
 
CRAWFORD, J. Suíços buscam ‘descolonizar’ artefatos culturais. SWI swuissinfo.ch., 2020. Disponível em: https://www.swissinfo.ch/por/su%C3%AD%C3%A7os-buscam--descolonizar--artefatos-culturais/46179438 Acesso em: 6 dez. 2020.
 
A partir dessa informação, analise a alternativa que corresponde ao conceito de artefatos culturais. Marque a alternativa correta.
C.
Os artefatos culturais são as produções materiais e imateriais que representam um povo ou uma comunidade.
Leia o excerto a seguir:
“Tem algumas atitudes acerca da percepção visual entre os sujeitos surdos, por exemplo, durante a conversa ficar de frente a frente é uma circunstância muito valorizada pelo povo surdo, não importando a distância, por isso eles evitam virar as costas enquanto estão em interação; se isso ocorre é considerado como insulto ou desinteresse (STROBEL, 2008, p. 42).”
 
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre o artefato cultural da cultura surda, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A maneira como as pessoas se comunicam não são consideradas artefatos culturais.
II. Os costumes de um povo são considerados artefatos culturais pertencentes àquela cultura.
III. Na cultura surda, a maneira como os interlocutores se posicionam presencialmente é relevante para a comunicação.
IV. Na cultura surda, a maneira como os interlocutores se posicionam é indiferente e não representam um artefato cultural.
 
É correto o que se afirma em:
e.
II e III, apenas.
Leia o trecho a seguir:
 
“[...] a formação desse profissional especialista em surdez se funde com a formação do generalista em educação especial. Porém o conhecimento da língua de sinais passou a ser imprescindível, principalmente quando a lei de Libras (nº 10.436/02) foi sancionada, e os movimentos começaram a cobrar esse saber”.
 
VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. (Per)cursos na formação de professores de surdos capixabas: constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2012. p. 36. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=6070. Acesso em: 21 dez. de 2020.
 
A partir da análise do trecho anterior, marque a alternativa correta.
A.
A formação inicial e continuada dos professores de alunos surdos necessita do aprendizado da Libras.

Mais conteúdos dessa disciplina