Buscar

Caules e raizes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Uma introdução à estrutura da planta 
*
Estrutura da Planta:
Prática 1. Variações na complexidade estrutural de caules e raízes
*
ESPÉCIMES:			
1.	Bidens pilosa ,CT caule	
2.	 Zea mays CT caule
3. 	Cucurbita stem, TS 
4. 	Zea mays Raiz
5.	Iris Raiz
6. 	Nymphoides CT Caule
7.	Bougainvillaea caule	
Adicional:	
.Coleus ápice foliar ‑ CL
 Solanum CT caule
 Ranunculus raiz
.
*
Bidens pilosa, CT caule
*
Todos os caules são divididos em..
*
*
*
*
*
*
 
(corado de vermelho) de vasos do metaxilema de diâmetro largo encobertos pelo
*
.
Protoxilema - dos vasos do protoxilema de diâmetro estreito (corado de vermelho), cercado tanto pelo parênquima do xilema lignificado quanto pelo não lignificado. Note que o protoxilema situa-se em direção ao centro do caule, sendo então descrito como endarca.
*
Caule herbáceo de monocotiledônea - Zea mays
*
*
Parênquima basal ao redor dos feixes vasculares. Assim que o caule amadurece, essa zona pode tornar-se de paredes espessas e lignificadas. Em um caule velho, quase todos os feixes vasculares podem ser incorporados ao parênquima lignificado.
*
O caule herbáceo - Cucurbita
*
Floema ‑ no lado externo do grupo de floema externo e no lado interno do grupo de floema interno, é o protofloema, consistindo de células bastante pequenas e um pouco achatadas radialmente. A maior parte de cada grupo de floema consiste de metafloema. Observe os tubos crivados muito largos, alguns dos quais podem apresentar uma placa crivada. Note também o mais estreito, as células companheiras profundamente coradas.
*
Raízes 
*
*
Uma das características mais marcantes desta raiz, é a ENDODERME. Note que as paredes radial e tangencial internas são lignificadas, mas a parede externa tangencial é fina (primária).
endoderme
Protoxilema é exarca
Metaxilemaé endarca
MX
*
A raiz de Iris é outro exemplo de raiz de monocotiledôneas. Note que a epiderme se desintegrou e foi substituída por multicamadas de exoderme.
*
Uma das características mais marcantes desta raiz é a ENDODERME. Note que as paredes radiais e tangenciais internas são lignificadas, mas que a parede tangencial externa é fina (primária).
MX
*
*
A raiz de dicotiledônea
Raízes jovens de dicotiledôneas geralmente tem dois, três, quatro ou mais polos do xilema, que são intercalados com feixes do floema.
MX
*
Ranunculus é uma raiz típica de dicotiledônea. 
Córtex: Parenquimatoso
Ranunculus raiz, CT
*
Zea mays raiz
*
Bougainvillaea Caule
*
Bougainvillaea caule
CZ
*
Bougainvillaea CT caule
*
Nymphoides CT caule 
*
fim
*
A estrutura da planta e práticas funcionais foram concentradas em duas sessões durante 1999. A primeira sessão trata sobre a variação da complexidade estrutural do caule e da raiz, enquanto a segunda sessão trata sobre a complexidade estrutural nas folhas.
*
O caule de Z. mays mostrado acima, é um exemplo de que a maioria dos caules de monocotiledôneas parecem em uma secção transversal sob o microscópio. Mesmo que apenas uma parte do caule é mostrado acima, você verá que não existe a regularidade que vimos nos caules de dicotiledôneas - NÃO há distinção entre o córtex e estele por exemplo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando