Buscar

Apol 2 - Sistemas Eleitorais Comparados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistemas Eleitorais Comparados
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
“A desproporcionalidade existente entre a população feminina de um país e a quantidade de mulheres que ocupam cargos eletivos é motivo de preocupação, tanto que muitos países passaram a adotar cotas de mulheres em eleições.” 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5, “Representação de mulheres”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o tipo de sistema eleitoral que apresenta maior facilidade para a eleição de mulheres: 
R: Sistema Proporcional
Questão 2/10
“O sistema eleitoral adotado para as eleições para a Câmara dos Deputados é o proporcional, isto é, a distribuição das cadeiras é realizada de maneira proporcional aos votos recebidos. Para fazer essa distribuição é adotado um quociente eleitoral”.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6, “O Sistema Eleitoral Brasileiro”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que aponta corretamente como obtemos o quociente eleitoral:
R: A partir da divisão do total de votos válidos pelo número de vagas.
Questão 3/10
“O sistema eleitoral brasileiro é um sistema proporcional de lista aberta e com magnitude alta, nas eleições para a Câmara dos Deputados. [...]
Sistema proporcional quer dizer que a distribuição de cadeiras é feita de forma proporcional entre os votos recebidos e as cadeiras da Câmara Federal. Para fazer esta distribuição é adotado um quociente eleitoral.”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6, “O Sistema Eleitoral Brasileiro”. 
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, o que é o quociente eleitoral?
R: O valor resultante da divisão dos votos válidos pelo número de vagas.
Questão 4/10
“A magnitude é alta no Brasil, isso quer dizer que há muitas cadeiras em cada distrito (a média nacional é de dezoito cadeiras, dados mostram que a média mundial varia entre quatro e seis).” 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6, “O Sistema Eleitoral Brasileiro”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que aponta corretamente quais os números mínimo e máximo de deputados federais por Estado no Brasil:
R: 8 e 70
Questão 5/10
“Os efeitos dos sistemas eleitorais podem ser distinguidos entre mecânicos e psicológicos. Efeitos mecânicos são os bônus e ônus gerados pelos sistemas para os partidos mais e menos votados. Efeitos psicológicos são os efeitos gerados na ação dos partidos e dos eleitores, como as mudanças de estratégia nas escolhas dos atores (Roeder, 2020). ”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5, “Conversa Inicial”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que cita, corretamente, exemplos de consequências e efeitos provocados pelos sistemas eleitorais:
R: Fragmentação partidária, formação de maiorias unipartidárias, baixa proporção na relação entre votos e cadeiras, representação de mulheres.
Questão 6/10
“Com mais partidos, há também mais candidatos disputando. Quanto maior a opção de candidaturas, maior é a dificuldade de escolha do eleitor, que tem pouco tempo para analisar as candidaturas e decidir o seu voto.”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6, “Críticas ao sistema brasileiro”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, sobre qual problema sistêmico o trecho acima se refere? Assinale a alternativa correta:
R: Baixo partidarismo.
Questão 7/10
"Os sistemas mistos são sistemas que agregam aspectos dos dois sistemas vistos anteriormente, o majoritário e o proporcional. Os dois sistemas podem ser aplicados de maneira independente ou de forma vinculada."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4, Síntese.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, como é denominado o sistema misto que vincula o sistema majoritário com o proporcional?
R: Sistema misto de correção.
Questão 8/10
"O sistema misto foi criado na Alemanha, em 1949, país referência na sua utilização, e é utilizado em mais sete países: Bolívia, Filipinas, Itália, México, Nova Zelândia, Venezuela e Hungria."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4, tema “Sistema Misto de Correção”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, onde estão as variações entre estes países no que diz respeito à aplicação do sistema misto de correção?
R: No nível em que são calculadas as cadeiras proporcionais.
Questão 9/10
 “Os sistemas mistos são os sistemas que unem aspectos do sistema majoritário e do proporcional na disputa para o mesmo cargo.”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4, tema “Sistemas Mistos”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que cita, corretamente, qual é a combinação comumente utilizada nos países que adotam o sistema misto: 
R: Representação proporcional de lista + majoritária de maioria simples.
Questão 10/10
"As adoções de sistemas eleitorais geram consequências para representantes e representados. Não há um sistema perfeito ou que seus efeitos não causem distorções, em alguma medida, sobre algum aspecto."
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5, Conversa inicial.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: quais são os aspectos que devem ser respeitados na adoção de um sistema eleitoral em um determinado país?
R: Pluralidade de interesses e intersecções políticas.

Continue navegando