Buscar

gestão de desgner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Design Thinking é estruturado no equilíbrio de três pilares que se conectam. Eles são a Desejabilidade, a Praticabilidade e a Viabilidade. 
A Desejabilidade é o olhar para o ser humano. Está ligada às expectativas, aspirações e necessidades dos usuários. Perguntas importantes: "Está realmente sendo adotado um design centrado no usuário ou ser humano?" "Será produzido algo que seja útil e desejável?"; “ Está resolvendo um problema do cliente?”
A Praticabilidade exige uma análise da viabilidade tecnológica da proposta em curto prazo. Perguntas importantes: "A tecnologia necessária existe?"; "Pode ser desenvolvida?"; "Existem profissionais disponíveis com conhecimento técnico para implementá-la?".
A Viabilidade trata das preocupações com a sustentabilidade financeira. Perguntas importantes: "O modelo de negócio é viável?"; "A expectativa de retorno dos investimentos é boa?""; "A solução é adequada ao orçamento dos clientes?”
 
A partir do que foi exposto análise um produto ou serviço de sucesso já existente no mercado usando os três pilares do Design Thinking. Imagine que você fosse o empreendedor que estivesse lançando este produto. Nesta situação imaginária você teria que convencer investidores da possibilidade de sucesso do negócio ressaltando aspectos sobre a Desejabilidade, Praticabilidade e Viabilidade do produto ou serviço. 
Para fazer esta tarefa logo na primeira linha informe o produto existente que julgou conveniente para analisar. Pode ser um aplicativo, um objeto, um brinquedo, uma invenção para comunicação ou transporte, ou outra inovação de qualquer época do passado desde que apresente argumentos sólidos e coerentes com a época do seu lançamento. Depois dedique uma parte do texto para cada um dos pilares do Design Thinking. Você pode tentar responder se guiando por algumas das perguntas do texto apresentado.
Argumentação total pode ter de 10 a 20 linhas.
O aplicativo Uber foi um grande salto na forma como as pessoas se locomovia, inicialmente lançada com a intenção de ser apenas um concorrente de Taxi na Cidade de São Francisco com o intuito de tornar mais simples o ato de chamar um taxi onde o usuário teria que realizar uma ligação ou simplesmente esperar por um na rua, trazendo praticidade para usuário onde ele poderia solicitar um carro através do seu smartphone. 
E logo houve a expansão internacional, estando presente hoje em 63 países, A uber chegou ao Brasil em 2014 com uma população cansadas da demora e da lotação dos transportes públicos a empresa foi bem aceita em nosso país, O Brasil é o segundo maior mercado da Uber, atrás apenas dos Estados Unidos. 
Erguendo-se sobre a Desejabilidade olhando para o ser humano e buscando resolver o problema tanto do usuário quanto do prestador de serviço, com um aplicativo simples, onde é feito uma busca na localização do usuário para indicar um motorista nas proximidades, possibilitando até mesmo uma reserva de viagens.
Na Praticidade podemos notar que houve várias adaptações no decorrer dos anos onde inicialmente era oferecido apenas o transporte comum, expandindo para o Uber Eats, Uber moto, e serviço de entrega, buscando cada vez mais facilitar a vida dos usuários.
Atualmente a Uber conta com 1 milhão de motoristas cadastrados, e 22 milhões de passageiros, tornando-se um modelo de negócio viável e tornando claro a sua Viabilidade.

Continue navegando