Buscar

RELATÓRIO VOLEIBOL ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL
POLO – SÃO MATEUS
ALUNO: LEONARDO JARDIM SILVA
R.A: 2098614
ANO DE INGRESSO NA UNIP: 2020/2
SEMESTRE DA DISCIPLINA: 4º SEMESTRE
RELATÓRIO VOLEIBOL
Resumo
O voleibol é uma das modalidades esportivas mais conhecidas. Trata-se de um jogo competitivo entre duas equipes divididas por uma rede. O objetivo é fazer a bola tocar o chão da área do adversário e impedir que isso aconteça em sua própria área. A seguir, confira mais detalhes sobre regras, fundamentos, posições e história do esporte.
As regras do voleibol foram se instituindo ao longo do tempo. Por exemplo, foi em 1922 que a regra dos três toques por equipe foi decidida. Foi também nesse desenvolvimento que outros países passaram a receber o esporte, como o Canadá, em 1900, o Japão em 1908, o Uruguai em 1912 e, mais tarde, o Brasil. A data em que o voleibol chegou ao Brasil diverge entre 1915 e 1916.
Uma partida de voleibol de alto rendimento pode durar de uma hora e meia até duas horas. O jogo é levado adiante por meio de determinados movimentos, que são os fundamentos do voleibol. As definições e os termos são variáveis, mas podem ser eles: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque e a defesa.
Saque: é o primeiro movimento do jogo, no qual um jogador, no fim da área de sua equipe, deve enviar a bola ao campo adversário.
Recepção: pode ser o primeiro toque na bola que vai receber o saque do adversário, visando preparar a equipe para o ataque.
Levantamento: o levantamento visa levar adequadamente e na melhor posição a bola, para o jogador que irá fazer o ataque.
Ataque: é chamado também de “cortada”, no qual o jogador levará a bola ao campo do adversário, visando ganhar pontos.
Bloqueio: o bloqueio é feito por um ou mais jogadores, que se preparam para defender o ataque do time adversário, podendo até mesmo rebater a bola.
Há diversas técnicas e formas de realizar esses movimentos no voleibol. Todos eles visam manter a bola no ar, em constante ligação de passe entre os jogadores do mesmo time. O objetivo é fazer a bola cair no chão do adversário, seja pelo ataque, pelo bloqueio ou mesmo um saque que não consegue ser bem recebido pelo oponente.
Em relação às regras, cada equipe deve possuir 6 jogadores em quadra, o árbitro é responsável por sortear a equipe que vai realizar o primeiro saque, antes de iniciar o jogo, enquanto a equipe que realiza o saque continuar marcando pontos favoráveis, o poder de saque continua com ela. Há um movimento de rotação, no sentido horário, do posicionamento de cada jogador na quadra cada vez que a equipe marca um ponto contra o adversário que estiver com o saque, a partir do momento que a bola é enviada do campo adversário, a equipe pode tocar na bola apenas três vezes para enviá-la de volta ao oponente, um mesmo jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutiva. Dois ou três jogadores podem tocar a bola simultaneamente. Nesses casos, é considerado que a bola foi tocada duas ou três vezes, respectivamente, vence um set a equipe que fizer 25 pontos com a diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate antes de atingir o set (24 x 24), o jogo continua até uma das equipes alcançar a diferença de 2 pontos, no caso de partidas compostas por 5 sets, vence quem vencer 3.
A quadra de vôlei deve ser uma superfície plana e uniforme, medindo um retângulo de 18 m x 9 m. Além dessa delimitação, deve haver um espaço livre do jogo medindo pelo menos 7 m. Nesse espaço, há a zona de saque, de substituição, de troca do líbero, de aquecimento e de penalidade.
A rede que fica acima da linha central que divide a quadra deve estar a 2,43 m do solo para homens e 2,24 m para mulheres. A própria rede, por sua vez, deve possuir 1 m de altura e 9,5 a 10 m de comprimento, além das faixas adicionais de 25 a 50 cm.
Deste modo, o voleibol tratasse de um jogo esportivo coletivo, que exige alguma agilidade e rapidez na execução dos passes, recepções e bloqueios. Trata-se de um desporto em que os jogadores não jogam individualmente, mas sempre em equipe. É praticado por duas equipes, num campo com medidas específicas. Este tipo de jogo é praticado habitualmente com desporto de passa tempo, como por exemplo: na praia, no campo, em piqueniques, entre amigos, como em outras ocasiões.
Este esporte não é violento, uma vez que não há contato direto entre os jogadores das duas equipes.

Outros materiais