Buscar

10 - Servidores Públicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de integração do sertão
Servidores Públicos:
Provimento, Estabilidade, Vacância, Direitos, Deveres e Responsabilidades
PROVIMENTO
Conceito: É ato por meio do qual o agente é investido no cargo, emprego ou função 
Tipos: provimento originário 
	 provimento derivado
Provimento originário: é o primeiro ato de investidura em cargo, emprego ou função pública. Esse tipo de provimento se dá por nomeação (em cargos públicos ou função de confiança) ou por contratação (em empregos públicos ou em funções temporárias).
Provimento derivado: consiste num ato de investidura que pressupõe um provimento originário, ou seja, depende de um vinculo anterior do agente com a Administração Pública. Esse tipo de provimento ocorrerá nos casos de promoção, readaptação, recondução, reintegração, aproveitamento.
Nomeação, Posse e Exercício 
Nomeação é ato de provimento do cargo, que se completa com a posse e o exercício. 
A posse é ato de investidura no cargo.
O exercício é o momento em que o funcionário passa a desempenhar legalmente suas funções e adquire direito às vantagens do cargo e a contraprestação pecuniária devida pelo Poder Público. 
TIPOS DE PROVIMENTOS DERIVADOS
Promoção é a forma de provimento pela qual o servidor sai de seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada. È a forma mais comum de progressão funcional.
Readaptação é forma de provimento pela qual o servidor passa a ocupar cargo diverso do que ocupava, tendo em vista a necessidade de compatibilizar o exercício de função pública com a limitação sofrida em sua capacidade física ou psíquica.
Recondução é o retorno do servidor que tenha estabilidade ao cargo que ocupava anteriormente, por motivo de sua inabilitação em estagio probatório relativo a outro cargo ou pela reintegração de outro servidor ao cargo do qual teve que se afastar.
Reintegração é a forma de provimento em que o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão.
Aproveitamento é o retorno do servidor a determinado cargo, tendo em vista que o cargo que ocupava foi extinto ou declarado desnecessário.
.
Tipos de provimento não compatíveis com atual ordem constitucional:
Transferência era a passagem do servidor do seu cargo efetivo para outro de igual denominação, situado em quadro funcional diverso.
Readmissão era o ato discricionário pelo qual o funcionário exonerado ou demitido reingressava no serviço público.
Ascensão era a forma de progressão pela qual o servidor é elevado de cargo situado na classe mais elevada de uma carreira para cargo da classe inicial de carreira diversa ou de carreira tida como complementar da anterior. Permitia que o servidor habilitado para o exercício de cargo mais elevado, fosse nele provido mediante concurso interno.
Reversão era o retorno do servidor inativo que se dava a pedido ou de oficio. Continua a existir apenas a reversão de oficio, que se dará quando cessada a incapacidade que gerou a aposentadoria por invalidez, caso em que o servidor retornará para completar os requisitos para a aposentadoria.
Tipos de provimento
Quanto a durabilidade
Provimento efetivo é o que faz em cargo publico, mediante nomeação por concurso público, assegurado ao servidor após três anos de exercício, o direito de permanência no cargo.
Provimento vitalício é o que se faz em cargo público, mediante nomeação, assegurado ao servidor o direito a permanência no cargo. Somente é possível para os cargos em que a Constituição define como de provimento vitalício. 
Provimento em comissão é o que se faz mediante nomeação para cargo público, independentemente de concurso e em caráter transitório. Somente é possível com relação aos cargos que a lei declara de provimento em comissão.
ESTABILIDADE
Conceito: Estabilidade é a garantia constitucional de permanência no serviço público, assegurada a servidor nomeado em cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, que tenha cumprido o período temporal de 03 anos de efetivo exercício, depois de ter sido submetido à avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
art. 19 da ADCT – modalidade excepcional de estabilidade. Não efetividade.
.
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
VACÂNCIA
Conceito: é ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função. 
Casos de vacância: a exoneração, a demissão, a promoção, o falecimento e a readaptação 
Exoneração: não é penalidade, ela se dá a pedido ou ex officio. 
Demissão: constitui penalidade decorrente de pratica de ilícito administrativo, tem por efeito desligar o servidor dos quadros do funcionalismo.
Promoção: é ao mesmo tempo ato de provimento do cargo superior e vacância no cargo inferior.
Readaptação: é forma de provimento pela qual o servidor passa a ocupar cargo diverso do que ocupava, tendo em vista a necessidade de compatibilizar o exercício de função pública com a limitação sofrida em sua capacidade física ou psíquica.
DIREITOS E DEVERES
Direitos – arts. 37 a 41 da CF/88
Art. 39 (...)
	§ 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 
Não há impedimento que outros direitos sejam outorgados pelas Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais ou mesmo nas leis ordinárias dos Estados e Municípios.
Deveres: previstos nas leis estatutárias, abrangendo entre os outros os deveres de lealdade, assiduidade, pontualidade, urbanidade, obediência, etc. O descumprimento dos deveres enseja punição disciplinar.
	
RESPONSABILIDADE
Tipos: Responsabilidade Civil, Penal e Administrativa.
Hely Lopes acrescenta a improbidade administrativa.
Responsabilidade administrativa é aquela que resulta da violação de normas internas da Administração pelo servidor sujeito ao estatuto e disposições complementares estabelecidas em outras normas.
Responsabilidade Civil é a obrigação que se impõe ao servidor de reparar dano causado à Administração por culpa ou dolo no desempenho de suas funções.
Responsabilidade criminal é a que resulta do cometimento de crimes funcionais 
RESPONSABILIDADE
Crimes definidos no Código Penal – arts. 312 a 326 e 359-A a 359-H.
	Servidor publico para efeitos penais – ( art. 327 do CP)
	
	“Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. 
	§ 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.”
RESPONSABILIDADE
Responsabilidade por improbidade administrativa - decorre da Lei 8.429/92, e se constitui em responsabilidade distinta das responsabilidades penais, civis ou criminais. 
São três espécies: a) os que importam em enriquecimento ilícito (art. 9º), b) os que causam danos ao erário (art. 10); c) os que atentam contra os princípios da Administração Pública (art. 11).
Tipos de penas: perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente, ressarcimento integral
do dano, perda da função publica, suspensão dos direitos politicos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais