Buscar

AV2 história da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0474_AV2_201202086764 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	ALZIRA BATALHA ALCANTARA
	Turma: 9004/AF
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 0 Data: 14/06/2013 19:09:51
	
	1a Questão (Cód.: 60495)
	3a sem.: O que é Educação, o que é História da Educação. O sentido da Educação para as diferentes formações sociais.
	Pontos:1,5 / 1,5 
	"A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida" (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995, p.13). Explique o sentido de educação apresentado por Brandão na citação acima.
		
	
Resposta: O homem é criador da história,ou seja ele a produz.O registro da vida do homem é feito para que ele possa analisar o passado para compreender o presente,e tentar mudar o futuro. Onde não há escola não existe um povo que produz escrita, portanto não há legado de um povo.O homem é um ser que trabalha, ele que constrói a educação,muitas vezes se aliena pois não percebe o valor de seu trabalho,e se prende em um mero reprodutor de regras que são posta pela sociedade,e acaba virando objeto,sem a educação correta o homem não tem como se libertar das correntes das ideologias sociais.
	
Gabarito: Nesta citação, Brandão entende que a Educação tem o objetivo de transmitir para as futuras gerações os conhecimentos adquiridos pelo grupo social.
	
	
	2a Questão (Cód.: 22381)
	6a sem.: Universitas
	Pontos:0,0 / 1,0 
	Podemos, em função das organizações iniciais de estudos, afirmar que:
		
	
	as primeiras universidades, diferente das faculdades, formam as primeiras mulheres que governaram a Europa. São elas, freiras católicas, que fundarão os colégios religiosos no mundo ocidental; 
	
	as primeiras universidades, diferente das instituições do presente, foram as corporações de ofício (universitates), vinculadas aos mestres e aprendizes. Mais tarde surgiram os colégios, vinculados aos clérigos escolásticos de orientação católica; 
	
	as primeiras universidades formam reis e imperadores, para a função pública do estado e depois os colégios são simples apetrechos das faculdades de orientação religiosa; 
	
	as primeiras universidade, são com as instituições existentes na atualidade, formando graduados. Depois surgem os colégios protestantes de Lutero; 
	
	as primeiras universidades negaram os estudos preparativos dos ofícios, mandando todos os mestres para os colégios de ensinos religiosos para desenvolver as pesquisas que ajudarão a curar as doenças que se alastram em todo o hemisfério ocidental. 
	
	
	3a Questão (Cód.: 9241)
	11a sem.: Educação moderna
	Pontos:0,0 / 1,0 
	"A fábrica e a escola nascem juntas: as leis que criam a escola do Estado vêm juntas com as leis que suprimem a aprendizagem corporativa (e também a ordem dos jesuítas)". (MANACORDA: 1989, 149) O autor nesta frase analisa a transição ocorrida nas sociedades européias no século XVIII. Assinale a opção que apresenta o significado dessa frase. 
		
	
	As leis produzidas a partir da revolução industrial perpetuaram os mestres de ofício, que tinham por função transmitir aos mais jovens o conhecimento adquirido na prática do trabalho ao longo do tempo. Com a formação para o trabalho, foi possível aos governos europeus expulsar os jesuítas e sua educação erudita.
	
	De acordo com as leis dos países europeus do século XVIII, todos que investissem em uma fábrica deveriam construir, em anexo, uma escola de artes e ofícios, cujo objetivo era quebrar paulatinamente o poder constituído pelos jesuítas ao longo dos séculos anteriores.
	
	A revolução industrial promoveu transformações tão profundas nas sociedades européias, que seu desenvolvimento veio acompanhado do surgimento da instituição escola, cuja função era formar as pessoas para conviver em sociedade e capacitar para as funções técnicas necessárias nas unidades fabris. Com isso, mestres de ofícios e a própria concepção jesuítica de ensino desapareceram como prática.
	
	A revolução francesa concluiu um processo de transformação absoluta nas sociedades européias, promovendo a reestruturação do sistema de ensino, tornando-o público, gratuito e universal, para atender a demanda da industrialização. Esta concepção influenciou de tal forma outras sociedades, que os portugueses, por exemplo, no ano seguinte ao da revolução francesa, expulsaram os jesuítas do Brasil e de seu próprio território acabando com quase três séculos de monopólio educacional.
	
	Os meios de produção e a formação profissional sempre foram indissociáveis, por isso as leis determinaram a expulsão dos Jesuítas, pois, eles se negavam a fazer isso. Logo os mestres de ofício ocuparam seus lugares.
	
	
	4a Questão (Cód.: 20256)
	5a sem.: Antiguidade
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Moacir Gadotti, no seu livro História das Ideias Pedagógicas, faz a seguinte afirmativa: "Foram os hebreus que mais conservaram as informações sobre sua história. Por isso, legaram ao mundo um conjunto de doutrinas, tradições, cerimônias religiosas e preceitos que ainda hoje são seguidos. A educação hebraica era rígida, minuciosa, desde a infância; pregava o temor a Deus e a obediência aos pais. O método que utilizava era a repetição e a revisão: o catecismo". Para complementar esta citação, podemos usar a seguinte frase abaixo: 
		
	
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura oriental;
	
	foi, principalmente, pelo judaísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	foi, principalmente, pelo islamismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	foi, principalmente, pelo ateísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental.
	
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	
	5a Questão (Cód.: 22416)
	10a sem.: Educação burguesa
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Após as primeiras universidades e colégios se estruturarem na Europa, pelos séculos vindouros, será encadeado toda uma formação erudita e de caráter excludente. Ou seja, os indivíduos economicamente empobrecidos passam a ser vistos como autores da própria miséria, portanto precisam redimir-se do seu "pecado" pelo trabalho desumano. A escola não é um ambiente propício a sua natureza rude e miserável. Contrários a muitas dessas idéias, no final do século XVIII, se posicionarão alguns filósofos iluministas. Destaca-se entre esses: 
		
	
	Marx como defensor da escola desigual;
	
	Lutero a favor do cristianismo e contra o protestantismo.
	
	Comenius como socialista utópico;
	
	Rousseau como crítico dos valores nascentes da burguesia;
	
	Henrique VIII como defensor do catolicismo;
	
	
	6a Questão (Cód.: 22398)
	2a sem.: Concepções da História
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Em 1929, a História recebe uma grande contribuição com o chamado "grupo dos Annales". Assinale a única opção que NÃO apresenta ideias compatíveis com os Annales. 
		
	
	O grupo defendeu a utilização de fontes diversificadas, como vestígios arqueológicos, tradição oral, fotos não se limitando às fontes escritas oficiais. 
	
	A construção de temporalidades múltiplas não se restringindo ao tempo simples e linear, como demonstrou em especial o historiador Braudel.
	
	Os Annales priorizaram descrever o documento em si ao invés de problemátizá-lo. 
	
	A importância de se aproximar a História das demais ciências sociais para o seu enriquecimento.
	
	A necessidade de perceber a História como um diálogo permanente entre passado e presente.
	
	
	7a Questão (Cód.: 22393)
	4a sem.: Grécia Antiga
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Durante muito tempona Grécia Antiga, "a instrução na música e na ginástica era prerrogativa das classes dominantes e só os homens livres eram considerados dignos desses ensinamentos". Em Roma Antiga, "a escola de gramática e de retórica era, afinal, a escola das classes privilegiadas. Juvenal confirma que a eloqüência era algo raro entre esfarrapados". "Aos escravos que ocupam cargos de responsabilidade nas fazendas se deveria ensinar a ler e escrever e deveriam receber um pouco de instrução" (MANACORDA, 1992). Com base nos estudos realizados e nos trechos apresentados, marque a opção correta. 
		
	
	Tanto Grécia quanto Roma Antiga valorizavam a instrução da música e da gramática para todos, independente do gênero e da classe social. 
	
	Constata-se que a unicidade foi a marca predominante do currículo no mundo antigo, isto é, todos, independente de sua classe social, tinham direitos aos distintos saberes, fossem eles de cunho intelectual ou físico.
	
	A questão expressa a relevância da instrução profissional no mundo antigo, sobretudo a partir do governo de Péricles, quando a democracia ateniense é estendida a todos que viviam em Atenas. 
	
	Evidencia-se a força da sociedade classista na antiguidade greco-romana que também se manifesta na educação através de uma proposta dual: os saberes ensinados variavam conforme a inserção do indivíduo na hierarquia social. 
	
	Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles criticaram intensamente a vigência de uma educação classista, apontada na questão.
	
	
	8a Questão (Cód.: 22420)
	8a sem.: Antiguidade
	Pontos:0,5 / 0,5 
	A ordem jesuítica, fundada por Inácio de Loyola, no século XVI, denominada Companhia de Jesus, trabalhou pela educação à conversão ao catolicismo, combatendo as heresias e o protestantismo. Para tanto, organizou um plano de estudo denominado: 
		
	
	Metodus pater;
	
	Telum atque;
	
	Ratio Studiorum.
	
	Súmula regiorum;
	
	Didática magistrus;
	
	
	9a Questão (Cód.: 60503)
	5a sem.: A Educação na Antiguidade romana
	Pontos:1,5 / 1,5 
	O crescimento do comércio e a expansão romana no início da República fez com que ocorressem transformações na organização dessa sociedade, inclusive, aos poucos vai se consolidando um outro modelo de educação mais coerente com o novo momento vivido pelos romanos. A partir daí a presença do escravo na educação romana se faz cada vez mais presente. Quem é esse escravo? Qual a sua importância para a educação romana?
		
	
Resposta: Os escravos são os primeiros professores das crianças,são eles que ensinão a ler e escrever,até os sete anos de idade são educados com os paidagogos,ou seja os escravos.Só depois que vão para a conviência na vida pública,participara da vida em sociedade,nas escolas.
	
Gabarito: Ele é o escravo grego que transmitiu sua língua e sua cultura aos romanos. 
	
	
	10a Questão (Cód.: 9324)
	12a sem.: A sociedade do trabalho 
	Pontos:0,0 / 0,5 
	(UFES - Pedagogia - adaptada) São características do capitalismo, EXCETO: 
		
	
	produção para venda. 
	
	mediação universal das trocas pelo uso do dinheiro. 
	
	tendência à concentração de capital nas grandes empresas. 
	
	apropriação por parte do capitalista, do valor produzido pelo trabalhador para além do trabalho necessário à subsistência. 
	
	controle por parte do trabalhador, do processo de produção e das decisões financeiras. 
	
	
	Período de não visualização

Outros materiais