Buscar

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA Apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Remuneração Estratégica
Leia o trecho a seguir:
“O pagamento por um trabalho realizado, seja ele de nenhuma ou muita complexidade, eficiente ou não, normalmente acordado entre duas partes mediante um contrato tácito ou escrito. Uma remuneração tem como conotação ampla, podendo envolver formas de pagamentos diversas pelo trabalho desenvolvido. Salário, honorários, prêmios, Bônus, gratificações, adicionais, ajudas, horas extras, etc., são variáveis que comumente compõe uma remuneração de trabalho.”.
SILVA, E. Os efeitos da liderança na retenção de talentos um estudo sobre comprometimento e rotatividade numa indústria petroquímica. 2006. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Administração) — Faculdade de Economia e Finanças IBMEC, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://s3.amazonaws.com/public-cdn.ibmec.br/portalibmec-content/public/arquivos/df/dis_2006_13_-_elson_magno_da_silva.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
De acordo com o texto acima e o material de estudo, Chiavenato (2008) cita os três componentes que formam a remuneração total. Marque a alternativa que os apresenta:
	
	A
	Remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.
Você acertou!
De acordo com Chiavenato (2008), os três componentes são: remuneração básica, refere-se ao salário fixo; incentivos salariais, que são os bônus; participações em resultados e recompensas; e benefícios, referentes à remuneração indireta (rota de aprendizagem, aula 1, p. 2).
	
	B
	Remuneração indireta, remuneração indireta, remuneração parcial.
	
	C
	Remuneração básica, remuneração complementar e benefícios.
	
	D
	Remuneração básica, benefícios e remuneração variável.
Questão 2/5 - Remuneração Estratégica
Leia atentamente o excerto a seguir: 
“A grande repercussão do conceito de competências, na atualidade, deve-se, em parte, ao rápido desenvolvimento tecnológico pelo qual passa a sociedade e às mudanças estruturais nas economias ocidentais em direção ao setor de serviços e indústrias baseadas no conhecimento. Esses fatores acarretam às organizações uma maior dependência da competência humana para garantir seu sucesso competitivo. Assim, alterações provocadas pelas novas tecnologias, no processo de trabalho, têm criado novas exigências para que os trabalhadores respondam de forma adequada a tal realidade. Pode-se reconhecer uma tendência de considerar as competências humanas.”.
RODRIGUES, J. M. Remuneração e competências: onde termina a retórica e começa a realidade? Um estudo de caso em empresa do setor siderúrgico. In: Encontro da Anpad, 29., Brasília, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005, p. 4. Disponível em: www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-gpra-1239.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
As competências são características cada vez mais requisitadas às pessoas que ocuparão cargos em uma organização. De acordo com o fragmento e o material de estudo, podemos conceituar competências como: 
	
	A
	O equilíbrio alcançado entre o conhecimento adquirido, o desempenho das habilidades e as atitudes para executar o trabalho.
Você acertou!
Competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que buscam equilibrar o saber, que é o conhecimento adquirido, o saber fazer, que é o desenvolvimento das habilidades requeridas, e o querer fazer, que são as atitudes para desempenhar o trabalho (rota de aprendizagem, aula 4, tema 1).
	
	B
	O conjunto de conhecimentos inerentes ao desempenho do cargo e suas especificações no plano.
	
	C
	É a habilidade nata do ocupante do cargo, desempenhada na realização de suas atividades diárias na organização.
	
	D
	É a característica determinada pelo gestor do cargo, pela descrição de cargos e salários estipulados pela organização, e pelo mercado de trabalho.
Questão 3/5 - Remuneração Estratégica
Leia o trecho a seguir:
“A remuneração tem componentes intrínsecos importantes, como todo processo de valorização. A remuneração traduz em muitas situações a importância relativa da pessoa para empresa e seu status profissional para o mercado. Ao tratarmos a remuneração como um fator objetivo, perdemos a perspectiva de todo o seu valor simbólico em nossa sociedade”.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendência e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2012.
De acordo com o que estudamos na disciplina, a remuneração faz parte do conjunto de recompensas oferecidos aos colaboradores pela organização, em virtude dos serviços prestados por eles. Segundo Orsi (2015), a remuneração pode ser classificada de diferentes formas. Quais são essas formas?
	
	A
	Fixa e variável, direta e indireta.
Você acertou!
A remuneração pode ser classificada em: fixa e variável, direta e indireta (rota de aprendizagem, aula 1, p. 4 e 5)
	
	B
	Salário e variável, direta e adicionais.
	
	C
	Incentivos de curto prazo e benefícios.
	
	D
	Fixa, direta e indireta.
Questão 4/5 - Remuneração Estratégica
Leia o trecho a seguir:
“As carreiras, assim como a vida, possuem um ciclo de vida: nascem, crescem, amadurecem e morrem. Tudo na vida passa por transformações, os objetivos e desejos principalmente, e em cada etapa da vida são estabelecidas novas metas. Portanto, é preciso que profissional analise suas intenções e avalie qual etapa da carreira está vivenciando para que então possa fazer seu planejamento.”.
SOUZA, B.; TOFOLI, I.; TOFOLI, E. Planejamento estratégico da carreira profissional. In: V ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO. 06-09 out. 2015. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0125.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
De acordo com o texto e o material da disciplina, percebemos ser muito importante realizar um planejamento de carreira. Araujo e Garcia (2014) apresentam algumas etapas para o desenvolvimento de carreiras. 
Enumere os itens abaixo conforme a ordem correta das etapas.
(  ) Estabelecimento;
(  ) Exploração;
(  ) Avanço;
(  ) preparação;
(  ) Estabilização;
(  ) Entrada. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1, 2, 3, 4, 5, 6
	
	B
	2, 3, 5, 6, 1, 4
	
	C
	4, 1, 2, 5, 3, 6
	
	D
	4, 1, 5, 2, 6, 3
Você acertou!
A ordem correta das etapas é: 1 – Exploração; 2 – Preparação; 3 – Entrada; 4 – Estabelecimento; 5 – Avanço; 6 – Estabilização (Rota de Aprendizagem, aula 3, p. 9-10).
Questão 5/5 - Remuneração Estratégica
Leia o trecho a seguir:
“A motivação impulsiona o homem a agir de determinada forma, por isso torna-se interessante que ela esteja presente no ambiente de trabalho para que juntos, em harmonia, em equipe possam alcançar metas e cumprir os objetivos traçados. Quando se fala em motivação, não se pode ter como base uma simples regra elencando conceitos motivadores ou desmotivadores, pois há uma grande diversidade de interesses, fazendo com que um trabalhador busque objetivos diferentes do outro.”.
ANTUNES, E. V.; STEFANO, S. R.; BERLATO, H. A motivação para o trabalho e sua importância estratégica: análise da perspectiva individual em uma empresa do ramo de autopeças e serviços. In: IV ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO. Brasília/DF, 3-5 nov. 2013. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR181.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
É sempre um desafio para a empresa motivar seus funcionários. Conforme o trecho apresentado e o material estudado na rota de aprendizagem 1, várias teorias a esse respeito foram desenvolvidas ao longo dos anos. A teoria das necessidades de Maslow é a mais utilizada. Trata-se das necessidades humanas distribuídas em uma pirâmide: básicas; segurança; sociais; status;  autorrealização. A pessoa que pertença a um grupo social necessita se destacar.
Ao satisfazer tal carência, torna-se mais confiante e capaz, por suprir a necessidade de:
	
	A
	Autorrealização.
	
	B
	Segurança.
	
	C
	Social.
	
	D
	Status.
Você acertou!
Na quarta base da pirâmide está a necessidade de status, o ego. Uma pessoa insatisfeita em relação ao seu status poderá se sentir desamparada, insegura, e, nos piores casos, desenvolver comportamentos autodestrutivos, por compensação (rota de aprendizagem 1, p.9-10).

Continue navegando