Buscar

Transformação Digital_trabalho de participação individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	matriz
	disciplina: Transformação Digital 
	turma: 1021-1-1
	nome: Carina Guatelli Moreira
	ROL escolhida: Tecnologias e transformação digital
	resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
 Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	
O módulo III da matéria Transformação Digital (TD), foi escolhido para esta resenha-crítica. Neste módulo são apresentadas as principais tecnologias relacionadas à transformação digital, como: a evolução da internet, internet das coisas, computação em nuvem e big data, que serão resumidas a seguir.
Antigamente, poucas pessoas tinham acesso à internet e sua conexão era discada e limitada. Era preciso “entrar na internet”, e hoje, você já está conectado a ela. A Transformação Digital fez com que o acesso a internet se tornasse um serviço imprescindível na contemporaneidade. O celular foi um ponto chave na evolução da internet. De acordo com a apostila, inicialmente, o aparelho que apenas fazia ligações, “foi ganhando capacidade de navegação, com interfaces de texto, altos valores para a conexão, baixas velocidades(...)”. A tecnologia que foi criada para conectar aparelhos, passou a conectar pessoas. Com seu avanço e as pessoas acessando cada vez mais facilmente, surgiram também as redes sociais.
Com a evolução da internet, surgiu a Internet das Coisas. De acordo com a apostila, ela considera objetos conectados com diferentes modelos de tecnologias (como as vistas neste módulo, por exemplo). Com ela é possível que tanto as pessoas, quanto os objetos, estejam conectados, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Com o avanço da “Internet of Things” (IoT), surgiu a necessidade de Armazenamento em Nuvem. Visto na apostila, que: “A computação em nuvem, segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos, é um novo paradigma computacional que está em constante evolução e que tem como premissa um modelo para o acesso ubíquo, conveniente e sob demanda de um conjunto de recursos computacionais em rede.”. Ela é contratada sob demanda, sendo mais vantajosa tanto para o fornecedor, quanto para o cliente. A liberação de seus serviços é feita de forma instantânea, prática, transparente e com o mínimo de esforço (afinal, não é necessário envolver uma logística trabalhosa para transferir um computador gigante de lugar).
Tendo em vista o aumento de usuários e o avanço da IoT, grandes dados são gerados. Conhecido como “Big Data”, estes dados são realmente grandes, e vão além da capacidade de ferramentas típicas de banco de dados tradicionais, como o Excel, por exemplo. Resumidos em 3Vs: Volume, Velocidade e Variedade, pois têm um volume enorme, numa velocidade instantânea com variedade de dados complexos. Para atender a demanda da Big Data, foi necessário criar e desenvolver técnicas e tecnologias para visualizá-la e manipulá-la.
Em suma, ao analisar as principais tecnologias que envolvem a TD, percebo que essa transformação ocorreu de maneira sutil (pelo menos para mim). Entre 2004 e 2005, no auge dos meus 10 anos de idade, utilizava muito o Messenger (MSN) e o Orkut. Pude acompanhar pouco a pouco essas redes sociais evoluírem, até se tornarem o fenômeno que são atualmente. É muito interessante entender e poder quantificar e qualificar a evolução da tecnologia. Afinal, mesmo consumindo vídeos do Youtube há tantos anos, por exemplo, nunca havia pensado sobre o que está por traz para manter essa plataforma online: Milhões de vídeos são compartilhados e assistidos por minuto, com mais de 1,5 bilhão de usuários, que representam 1/3 dos usuários da internet (de acordo com o vídeo postado no módulo 3, do canal no Youtube “Integrando Conhecimento”).
Um grande volume de dados está disponível para uma alta demanda de usuários, e por isso, precisam ser salvos em nuvem – que apesar de não vermos, também têm um lugar físico: são os data centers. Eles funcionam 24h por dia, com servidores maiores e mais eficientes, dados salvos em mais de um servidor (para garantir o backup), que podem ser em qualquer lugar do mundo, sendo próprio ou não e que precisam de um alto investimento para sua criação e manutenção. Além de uma Big Data ocasionada pelo avanço da tecnologia e o aumento do acesso das pessoas, surgiu a Internet das Coisas, que é bem exemplificada no vídeo da Siemens (material adicional postado). Hoje em dia, é possível que tudo se conecte: geladeira, drone, celular, Alexa, lâmpadas, relógio (que mede pressão e nível de stress), entre tantos outros. Esses objetos que são conectados via chip ou antena, tiveram suas funções expandidas e se tornaram mais inteligentes.
Para que todas essas tecnologias avançassem e se mantivessem fortes, é preciso levar em consideração os 5 domínios: Clientes (sempre no centro do negócio), competição, dados, inovação e valor. As principais tecnologias foram crescendo aos poucos, algumas delas até surgiram por conta do avanço de outras tecnologias (como o Data Center por conta da Big Data, por exemplo). Toda essa evolução e inovação são baseadas nas pessoas, afinal, elas são o fator fundamental por trás do sucesso da tecnologia. É incrível acompanhar seu crescimento veloz, ter diversas áreas da rotina facilitadas com seus resultados maximizados.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando