Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Pedagogia – Educação Física
NF/IV-E Noite 
Professora: Joyce
PLANO DE AULA
	1. Tema:
Brincadeiras indígenas, peteca
 
	2- Faixa etária / nível de ensino: Fundamental I
	3- Objetivo
· Conhecer e valorizar as brincadeiras de origem indígena. 
· Compreender e respeitar as regras das brincadeiras. 
· Confeccionar brinquedos. 
· Ler e interpretar textos e imagens.
· Conhecer os tipos de brincadeira indígena.
· Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
· Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto esporte.
· Aprender a coordenar as ações com o espaço, os objetos e os colegas na medida em que se realizam os movimentos do jogo da peteca. 
· Utilizar a peteca como forma de lazer, compreendendo suas várias formas de prática.
· Aprimoramento da coordenação através da prática.
· Potencializar o tempo de reação a determinado estímulo.
· Valorização do seu corpo e de suas potencialidades e capacidades expressivas.
· Cumprimento de combinados em grupo; valorização e respeito para com todos os participantes dos jogos; consciência de que perder ou ganhar faz parte do jogo e não relacionar isso a fracasso ou sucesso.
· Gosto e prazer em jogar com o outro.
	4- Metodologia/desenvolvimento: 1ª etapa  
Comece o trabalho explicando que o propósito é conhecer como brincam diferentes grupos de crianças. De início, mostrar imagens da brincadeira. Importante enfatizar dois aspectos: nas comunidades indígenas predominam as brincadeiras junto à natureza, principalmente nos rios, os brinquedos são feitos de materiais retirados da floresta. Comente ainda que, em boa parte das atividades, os pequenos brincam em grupos e sem competir, aprendendo diversas práticas do cotidiano. Finalize essa etapa pedindo aos alunos que discutam sobre as diferenças e semelhanças em relação às próprias brincadeiras.
2ª etapa  
Pergunte se conhecem uma peteca e se sabem usá-la. Proponha, então, que façam uma em sala. Comece amassando uma folha de jornal, formando uma bola achatada. Coloque-a no centro de outra folha, deixando as pontas soltas. Torça a folha na altura da bola e amarre com um barbante ou elástico. Se quiser, pinte com tinta guache. Com o brinquedo pronto, combine um jogo da turma. Explore a origem da palavra "peteca" vem de péte ka, de origem tupi, nome de um brinquedo feito pelos indígenas com palha seca de milho. É essencial explicar que o tupi era a língua falada em todo o litoral do Brasil até o século 18 e que inúmeras palavras dela foram incorporadas ao português. Trabalhe palavra da mesma origem. Por último, conte que, em Minas Gerais, o jogo de peteca é um esporte reconhecido e muito praticado, destacando a influência indígena na nossa cultura. Em caso de aluno com deficiência visual proporcionar a manipulação de materiais para confecção da peteca.
	5- Recursos didáticos: 
Para confeccionar a peteca usar folha de jornal, papel celofone de cores diversas, tecido, barbante, fita, penas coloridas, folhas secas grandes, areia, pedras pequenas, sementes, canudos, EVA etc. Após a escolha do material inicie a confecção da peteca. Recorte em círculo o papel ou tecido ou outro material para fazer a parte debaixo, coloque no meio areia ou pedra ou outro e encaixe as penas ou outro material. Depois, segure a parte de cima e prenda com barbante ou outro. Aparelho de multimídia. 
	6- Avaliação:
 Observar se os alunos: 
 Valorizam as brincadeiras de origem indígena. 
Compreendem e respeitam as regras das brincadeiras. 
 Leitura e interpretação de imagens. Produção de texto que identifique a influência indígena na nossa cultura, com base em uma das brincadeiras que eles conheceram. O texto pode ser incrementado por meio da comparação com algum jogo que eles veem como semelhante aos dos indígenas. Aquisição de vocabulário. Avalie se a turma incorporou a compreensão de que esses povos não são homogêneos, mas diferentes em termos de cultura, língua e práticas sociais.
	7- Referências/fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/5637/brincadeiras-indigenas-na-escola-vamos-brincar-de-peteca acessado em: 09/09/20
	8- Plano B: (normalmente não tem este item num plano de aula, mas estou pedindo que coloquem para pensarem em possíveis imprevistos neste tipo de atividade) Assistir vídeo?
 
Habilidades BNCC: 
(EF01EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos da cultura popular presentes nos contextos familiar e comunitário reconhecendo sua importância como experiências formativas na infância e adolescência.
(EF01EF02) Explicar, por meio de linguagens corporal, visual, oral e escrita, brincadeiras e jogos populares dos contextos familiar e comunitário, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
(EF01EF03) Planejar e utilizar estratégias para as tomadas de decisões nas brincadeiras e jogos populares dos contextos familiar e comunitário, com base no reconhecimento dos princípios dessas práticas.
(EF01EF04) Propor e produzir alternativas para a vivência de brincadeiras, jogos e práticas corporais na escola e fora da escola

Mais conteúdos dessa disciplina