Buscar

Cultura do movimento(paiper 03)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
UNIASSELVI
EDUCAÇÃO FÍSICA BEF 0888
JUNHO/2022 
A CULTURA DO MOVIMENTO 
João Pedro Romera Bonadio
Ruana da Silva Severino
Taise Andrim
Thiago Mariano
 
RESUMO
O presente artigo traz algumas contribuições sobre a Educação Física na Educação Infantil, fundamentadas na importância do movimentar-se humano e nas contribuições que as experiências com a cultura do movimento podem trazer neste período de vida da criança e em todo o seu processo de formação baseado no desenvolvimento infantil e na ludicidade. 
Palavra-chave: Educação Infantil, Educação Física, corpo, movimento.
1. INTRODUÇÃO
O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. Esses movimentos são gradativamente aperfeiçoados pelas crianças, como forma de entender o mundo ao seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar e brincar. Enfim, as crianças utilizam o movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos.
 A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção dos conhecimentos e ensinamentos propostos. A função é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, danças, brincadeiras, jogos, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A disciplina ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais através das atividades físicas. Mas a atividade não está ligada apenas à área física em si. A Educação Física é importante também para a formação social das crianças, pois além de contribuir com a autoconfiança, através de jogos e brincadeiras os alunos podem interagir e socializar, além da contribuição histórica e sociocultural de manifestações do movimento seja ela brincadeira, esportes, dança, entre outros. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
2.1. CULTURA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, conforme declara a LBD (9394/96). Nessa perspectiva, tem como função a educação da criança e o cuidado com ela de forma indissociável, reconhecendo-a como sujeito de direitos e consolidando a infância enquanto categoria social e histórica. 
A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal. Seu principal objetivo é promover nas crianças o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. É nesta fase também que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, principalmente através da realização de ações pedagógicas e intencionais que envolvem jogos e atividades que envolvem a ludicidade.
Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções. Desde o nascimento, a criança usa a linguagem corporal para conhecer a si mesma, para descobrir o mundo. Segundo o psicólogo e professor de Educação Física Esteban Levin, um dos pesquisadores que contribuíram nesse campo “ o corpo, os movimentos e a imagem que se tem desse corpo são fundamentais na aprendizagem e na formação geral do adulto.”
A Educação Física na Educação Infantil vem a enriquecer e alargar as experiências relacionadas ao movimento corporal, numa perspectiva que supera o tecnicismo da ação corporal e a percebe como a forma da criança se relaciona com a sociedade e o mundo (LIMA et al., 2007).
Desta forma ressalta-se que todo o conhecimento é produzido em torno do corpo e pelo corpo, dando contornos para o modo de ser, estar e se comunicar com o mundo, constituindo a corporeidade (FLORIANÓPOLIS, 2012). Nesse sentido, as proposições elencadas pela Educação Física pautam-se no desenvolvimento da criança em sua integralidade, incorporando e materializando práticas corporais próprias da área, quando a criança expressa corporeidade, incorpora valores, conceitos e conteúdos. “A educação física, na sua especificidade, tem certamente um papel na construção da justiça, da igualdade e da felicidade que se entrelaçam com as dimensões culturais corpóreas" (BRITO,1997,p117)
O corpo é um elemento que perpassa todos os saberes envolvidos e a educação do corpo acontece pela integração nem sempre harmônica ou unidirecional, dos diferentes saberes atuantes, sendo um deles a educação física, destaca-se a necessidade de atender para um alargamento da compreensão das práticas corporais que considerem elementos para além da dimensão motriz. 
Os desdobramentos das propostas pedagógicas na educação infantil articulam-se, com a educação física por meio de práticas que promovam interação e brincadeiras que proporcionam novas experiências de práticas corporais. Entre tantos exemplos, destaca-se a brincadeira, jogos, dança, lutas, ginástica, esportes, manifestações da cultura popular, além de propostas dinâmicas considerando que estas formas pelas quais a criança se expressam, conhecem, exploram e elaboram significados sobre o mundo e sobre a própria identidade social. O caráter lúdico e a pluralidade nas propostas desenvolvidas devem ser o eixo estruturante do trabalho pedagógico para atingir os objetivos das ações intencionais das aulas de educação física na educação infantil. Portanto, “ao brincar, a criança tem o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens, mas é no plano real da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância seciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver.” (KISHIMOTO,2011,p1).
É fundamental criar desafios para as crianças, propor situações que geram a necessidade de novas adaptações, por exemplo, do uso de diferentes materiais, jogos, brincadeiras tradicionais etc.
O profissional de Educação Física é essencial para incentivar e habituar as crianças com a atividade física. Os benefícios trazidos pela disciplina não poderiam existir sem a presença do professor. É ele quem elabora e monitora todas propostas ministradas para as crianças, garantindo que cumpram seu papel sem trazer nenhum dano.
O professor é fundamental para a prática esportiva ou qualquer atividade física, mais ainda na educação infantil que, pode se dizer, é quando está dando seus primeiros passos longe dos pais. Deste modo, o profissional se torna importante no desenvolvimento das crianças em todos os aspectos.
3. CONCLUSÃO
 A Educação Física é uma disciplina que pode contribuir muito para o desenvolvimento integral da criança, entendendo que a criança tem como característica principal a intensidade de movimentos, compreendemos como de fundamental importância tratar das especificidades do campo do conhecimento da Educação Física desde a Educação Infantil, buscando em cada criança o desenvolvimento motor dos membros inferiores e superiores de uma forma diferenciada.
O movimento humano permite às crianças agirem sobre o meio físico e expressarem sentimentos, emoções e pensamentos, sendo este, também, o principal objeto de estudo da Educação Física. Assim, a Educação Física, como componente curricular, pode e deve contribuir com a Educação Infantil.4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· A Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação, SC.2016.
· BRITO,V.L.A. O ensino de educação física em face da nova LDB.IN:CBCE (Org)Educação Física frente à LDB e ao PCN: profissionais analisam renovações, modismos e interesses.Ijuí:Sedigraf,1997. 
· Educação Física. - Brasil. I. Moretto, Anacleia Fernanda .II.Arbiguas, Lindamir Pozzo.III. Dittrich,Naiandra.IV. Centro Universitário Leonardo Da Vinci.
· Florianópolis, Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação. Plano Municipal de Educação de Florianópolis/Prefeitura de Florianópolis. - Florianópolis,2010.
· KISHIMOTO, Tizuko Morchida, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, Artigo, Belo Horizonte, 2010. 
· 
· Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/ Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação.--Floriópolis,SC 2012.
· 
· VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Continue navegando