Buscar

AP2 - Relatório Final Estágio IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSOS DE LICENCIATURA
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - BIOLOGIA/QUÍMICA
Avaliação Presencial – AP2
Disciplina: Estágio Supervisionado IV
Coordenadora da Disciplina: Profª Rozana Gomes
	CURSO: Ciências Biológicas
	POLO: Nova Friburgo
	ALUNA: Drielle Rocha Leite
	MATRÍCULA: 17212020026
	
	DATA: 09 / 06 / 2022
Relatório Final de Estágio Supervisionado IV
1. Introdução 
O Colégio Estadual Almirante Protógenes, fica localizado no centro município de Duas Barras no estado do Rio de Janeiro, atende alunos nos níveis do ensino fundamental ao ensino médio, nos turnos da manhã, tarde e noite. Suas dependências possuem: um prédio com salas amplas, biblioteca, quadra de esportes, refeitório e outras dependências essenciais. Além disso, conta com um corpo docente muito bem qualificado.
O período de estágio foi realizado entre os dias 22 de março e 13 e junho, no turno da manhã, onde foi realizado em todas as turmas do Ensino Médio com o professor regente Diego Zavoli Alves. Nesse período os alunos foram observados e avaliados por mim, com o auxílio do professor, a partir das atividades realizadas por eles. 
2. Atividades realizadas na escola 
As atividades propostas pela disciplina têm proporcionado uma ampla gama de oportunidades, participei ativamente no dia-a-dia de todas as turmas do Ensino Médio do turno da manhã no Colégio Estadual Almirante Protógenes, a 1001, 1002, 2001, 2002, 3001 e 3002, sob a supervisão do regente-tutor Diego Zavoli Alves. Ele me auxiliou na execução dessas atividades, e me orientado nas atividades de co-participação, criação de materiais didáticos e planos de aula, bem como na organização das aulas que ministrei. 
Na turma 1001 observei 3 aulas e atuei em 6 atividades de coparticipação; na turma 1002 observei 3 aulas e atuei em 8 atividades de coparticipação; na turma 2001 observei 5 aulas e atuei em 6 atividades de coparticipação; na turma 2002 observei 1 aula, atuei em 2 atividades de coparticipação e ministrei 4 aulas; na turma 3001 observei 4 aulas e atuei em 5 atividades de coparticipação; e na turma 3002 observei 3 aulas, atuei em 7 atividades de coparticipação e ministrei 2 aulas. 
Além das turmas do Ensino Médio, também ministrei uma aula no 9° ano do Ensino Fundamental, na turma 901, com a supervisão do professor de ciências Rogério Guinancio Emrich, mediante a falta do regente-tutor no dia.
O professor Diego faz um trabalho excelente com seus alunos, gosto muito da maneira que ele ministra suas aulas, sempre tentando despertar o interesse dos alunos com coisas novas, além de exemplificar a teoria com situações do cotidiano, o que facilita muito a compreensão tema abordado. Os alunos têm grande respeito por ele. 
3. Avaliação do período do estágio 
Como este foi meu primeiro Estágio de forma presencial, visto que nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III estávamos em período de pandemia devido à COVID-19, senti algumas dificuldades em me relacionar com os alunos, pois nenhum deles me conhecia de alguma experiência passada no Colégio. O que acabou me deixando receosa no começo, especialmente para ministrar as aulas, mas com o passar do tempo, fomos nos conhecendo melhor e me senti mais segura para interagir com os alunos.
A palestra sobre Compostagem realizada no dia 02/05 foi elucidadora, pois, como estou na fase final da monografia e meu tema trata da reciclagem, fez com que eu pudesse enxergar novas formas de colocar em prática esse assunto. Por conta dessa atuação, quando o professor Diego faltou no dia seguinte à palestra, fui conversar com o professor Rogério, para ver se podia acompanhá-lo naquele dia em suas turmas do Ensino Fundamental, ele prontamente quis conversar comigo sobre uma possível implantação de composteira no Colégio, o que acabou levando a conversa ao tema da minha monografia que, por fim, resultou no professor solicitando que eu ministrasse uma aula sobre Reciclagem para seus alunos do 9° ano. Foi uma aula bem estimulante, os alunos mostraram bastante interesse pelo tema e pela possibilidade de construir uma composteira no Colégio.
As observações feitas em sala de aula, bem como as co-participações, contam como uma experiência, pois posso usar os métodos e posturas que achei positivos para a minha futura atuação como docente. Além dessas observações, a atuação em sala de aula me proporciona uma experiência prática e essencial para a minha formação como professor.
Durante o período acadêmico da licenciatura nos deparamos com diversos cursos pedagógicos, que buscam nos ensinar como se portar em sala de aula, como agir com os alunos, quais técnicas utilizar para cativar o interesse deles, contudo, na prática, percebemos que não importa quantas aulas você teve, quantos livros leu sobre como ser um professor, pois cada turma e cada aluno são diferentes, cada um tem as suas peculiaridades e suas dificuldades, com cada aluno você vai lidar de um jeito e, assim, com a prática você vai aprendendo a lidar com essas questões. No meu dia a dia não foi diferente, percebi que havia turmas mais fáceis de lidar, que eram mais receptivos a novas experiências, assim como tiveram turmas que não se interessavam pelo que o regente-tutor explicava, tendo ele que se encaixar no modo que os alunos agiam.
4. Críticas e sugestões 
Durante o período de estágio percebi que os alunos não detêm de material didático de Biologia, todo conteúdo que eles obtiveram foi fornecido pelo regente-tutor por meio de impressões feitas por ele mesmo e distribuídos para os alunos. Ao questionar sobre a falta de material, o regente-tutor disse que tanto ele, quanto os alunos, não haviam recebido livros didáticos até o presente bimestre. Percebe-se que, como se trata de um Colégio Estadual, há uma falta de insumos para muitos alunos e, por mais que o professor tente suprir essa falta de material da melhor forma possível, isso ainda prejudica o ensino dos alunos. 
5. Conclusão 
O estágio nos possibilitou e criou uma aproximação no ambiente escolar, permitindo troca de experiências, sendo fundamental para a formação do profissional. Ser um bom educador faz toda a diferença, pois é um referencial na vida de seu educando, devemos ter coerência como que falamos e o que faze mos, precisamos ser verdadeiros e construtivos. 
Nesta disciplina a atuação tem que ser ativa, tem que fazer mais que simplesmente observar, temos que participar, criar, interagir com os alunos, aprender como ser um bom professor. Com minhas participações, adquiri um pouco mais de experiência prática e uma visão mais dinâmica para a minha futura docência. Além disso, procurei observar com maior atenção os mínimos detalhes das aulas que assisti e aprender como lidar com os alunos e como solucionar, sabiamente, alguns problemas em sala de aula.  
O objetivo do estágio foi proporcionar a nós futuros educadores uma forma de como lidar com os adolescentes no dia a dia, como devemos agir e reagir diante de situações de dificuldades. Descobrimos que só é possível superar essas dificuldades com dedicação, paciência, amor e diálogo, que é a base de tudo.
Para ser um bom professor devemos começar com uma boa observação e compreensão do cotidiano escolar, para que o ensino seja bom na prática. No estágio nós fazemos mais do que observar e praticar, nós estamos aprendendo para ensinar, por isso devemos ter dedicação e seriedade, pois para ser um bom profissional depende do nosso próprio esforço.

Outros materiais