Buscar

A Importância da Comunicação nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Alysson Costa Alves
2° Período do Curso de Ciências Contábeis
MATRÍCULA: 2019057342
ATIVIDADE 4 - COMUNICAÇÃO
A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES
SÃO LUÍS - MA
2020
COMUNICAÇÃO
A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo tempo, independentemente da forma ou da localização. O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz. Uma das coisas mais importantes e buscadas dentro das organizações empresariais é uma comunicação eficaz. Diferente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. Ela consiste em fazer com que o outro lado no caso, o receptor entenda aquilo que é dito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação.
É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva. Uma comunicação eficaz no cenário organizacional pode ser entendida como aquela que transforma a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma mudança de comportamentos, então ela não atingiu seu resultado. Entende-se que a organização deve estar atenta ao que vai além das palavras no processo de comunicação. É preciso focalizar também os gestos, as expressões e atitudes. Ao mesmo tempo, ressalta-se que o mais importante é ter capacidade de uma escuta atenta ao que diz o cliente, pois ele repassará para a empresa o feedback de todo o investimento realizado em sua direção.
· O processo de comunicação é formado por seis elementos essenciais: emissor; receptor;mensagem;canal; código; contexto.
· O emissor é a pessoa que produz e emite a mensagem, iniciando o ato comunicativo. É também chamado de locutor ou falante.
· O receptor é a pessoa que recebe a mensagem emitida pelo emissor. A mensagem é, assim, destinada ao receptor, também chamado de interlocutor ou ouvinte. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas.
· A mensagem é o conjunto de informações transmitidas pelo emissor. Pode ser verbal ou não verbal, escrita ou falada.
· O canal é o meio no qual ou pelo qual a mensagem é transmitida: e-mail, celular, rádio, televisão, jornal, etc.
· O código é o conjunto de signos e sinais utilizados na transmissão da mensagem: língua portuguesa, língua inglesa, língua gestual, cores, sons.
· O contexto é a situação comunicativa em que se encontram os interlocutores: ambiente, espaço, tempo,… É também chamado de referente.
Para que haja comunicação é necessário que todos esses elementos estejam presentes.É imprescindível que a mensagem emitida pelo emissor seja compreendida pelo receptor. Para que isso aconteça, o emissor e receptor têm de estar envolvidos no mesmo contexto comunicativo, o canal deve estar acessível a todos os interlocutores e o código tem de ser conhecido e compreendido também por todos.
Mesmo que a comunicação seja necessária, útil e eficiente, também são encontradas diversas barreiras que ao invés de ajudar causa danos e prejuízos, como por exemplo a autoridade de certos gestores que inibe a comunicação na organização, assim como; gestores que não compartilham informações, também existe uma barreira na comunicação entre as divisões de níveis hierárquicos e a falta de feedback adequado.
A falta de empatia e aceitação de opinião contrária, torna-se uma barreira dentro de uma organização, fazendo com que haja uma falha constante dentre os envolvidos nas atividades. Deve-se atentar em tudo ao redor e em seus executores, deles tiramos a comunicação não verbal, comunicação essa que é emitida pelo corpo, gestos, sinais, postura , contato visual. A forma de agir de uma pessoa diz muito sobre ela, psicólogos utilizam esse meio para saber mais sobre seus pacientes ou candidatos a alguma vaga na instituição.
A comunicação não verbal é comum em deficientes auditivos, pois o principal meio de comunicação de tais pessoas são os sinais, gestos, e expressões emitidas pelo corpo (LIBRAS).
Trabalho em equipe depende muito da comunicação dentro da atividade ou setor, uma pequena falha, pode desencadear um efeito dominó, derrubando toda uma atividade. O trabalho em equipe é essencial para a obtenção de bons resultados em qualquer organização. Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores pode fazer toda a diferença em uma empresa.
Todos os vídeos apresentados, mostraram como a comunicação e essencial para uma atividade ou até pra o cotidiano. Como mostrado, uma pequena falha desencadeia uma série de erros que podem se agravar ao longo de cada emissor e receptor.
A importância da ferramenta Comunicação
Toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a propagação das novas tecnologias, a Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover a discussão e a interação entre os vários setores da empresa e, principalmente, habilitar os funcionários para os novos desafios. A comunicação interna deixa de ser uma área periférica e reúne-se aos outros segmentos, tornando-se um instrumento indispensável para a obtenção de resultados. Vivemos em um mercado onde muitas empresas oferecem os mesmos produtos e serviços tornando-se necessário, portanto, se destacar na questão da qualidade a um preço justo, bem como estratégias de marketing que possam melhor comunicar as características e os benefícios dos produtos e serviços oferecidos. A comunicação efetiva só se estabelece em clima de verdade e autenticidade. Caso contrário, só haverá jogos de aparência, desperdício de tempo e, principalmente uma “anti-comunicação” no que é essencial. Porém não basta assegurar que a comunicação ocorra. É preciso fazer com que o conteúdo seja efetivamente aprendido para que as pessoas estejam em condições de usar o que é informado. A comunicação interna é o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de boa imagem pública.
Endomarketing
A comunicação interna é uma área da comunicação integrada que foca suas ações nos colaboradores de uma empresa. Trata-se da transmissão e do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo.
O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa prega. Para que isso aconteça, o relacionamento com os profissionais da casa deverá ser transparente, constante, empático e simples.
Por meio da comunicação interna, os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação.As distâncias entre os departamentos são reduzidas e, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.Com um maior envolvimento entre os funcionários, o entrosamento aumenta e o time sai mais fortalecido, contribuindo, assim, para um clima mais leve, respeitoso e produtivo.
Cada funcionário passa a entender melhor seu papel dentro da empresa, sua importância e o impacto que seu trabalho gera nos resultados globais da companhia. Isso faz com que os profissionais saibam o quanto eles e suas respectivas equipes precisam produzir para que o negócio, como um todo, seja beneficiado. Enfim, com mais motivação e foco, a tendência é de que a produtividade também seja maior.

Continue navegando

Outros materiais