Buscar

Direito do trabalho Pós Direito empresarial FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	Matriz
	Disciplina: Direito do Trabalho
	Turma: 0622-2_3
	Nome: Maria Júlia Jovedi
	ROL escolhida: ROL 03
	Resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
 
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	A Rol do dia 29 de junho de 2022, realizada pelo Professor Victor Aquino, abordou o conceito de Contrato de Trabalho e quais são os requisitos para ter um contrato de trabalho, citando os artigos 442 e 443 da CLT. O contrato de trabalho pode ser tácito ou expresso, de acordo com a relação de emprego, ou seja, solene ou informal; quando o contrato de trabalho é solene, há a proteção da empresa e na falta da solenidade, trará proteção ao empregado. 
O contrato de trabalho informal é aceito para que não haja a exclusão de trabalhadores analfabetos ou com dificuldade para leitura, se exigir somente contratos solenes, dificultará oportunidades de emprego para as pessoas hipossuficientes. Dessa forma, a informalidade existe de acordo com o princípio da primazia da realidade, onde despreza toda a solenidade aplicada ao caso concreto, destacando, na prática, o que acontece na realidade. 
Fora abordado, também, a questão salarial. Quais são os tipos de salário? Temos o salário-base é o salário contratual, é tudo o que o empregado recebe do empregador; as comissões que são os valores recebidos pela produtividade que desempenhou; a remuneração é o salário-base mais o valor que recebe de terceiros. Professor Victor Aquino explicou, também, quais verbas são indenizatórias e quais são salariais e o que mudou após a Reforma Trabalhista, Lei 13.467/17.
Na Súmula nº 291 do TST, onde houve divergência entre duas colegas de turma acerca das horas extras, afinal, são salariais ou indenizatórias as horas extras? 
A explicação para este questionamento é que as horas extras são verbas salariais, isto não há o que questionar, mas por ter uma supressão e o pagamento pela supressão, é de caráter indenizatório. 
Portanto, o pagamento será indenizatório, porque não é pelo trabalho, e sim, por ter parado de trabalhar, não havendo tributação.
Ao final, fora falado sobre as Inovações da Lei 13.874/19, onde antes da Reforma Trabalhista, estabelecimentos com até 10 empregados não havia a obrigatoriedade de controle de jornada e indo à juízo e conseguindo comprovar horas trabalhadas, na maioria das vezes era em prol do empregado, mas após a Reforma Trabalhista houveram modificações. Em caso de empresas com até 20 empregados, não há a obrigatoriedade de controle de jornada e o empregado precisa comprovar as horas trabalhadas se for ao juízo, blindando, assim, a empresa que não possuem esse controle.
Referências:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm 
https://www.conjur.com.br/2009-out-08/natureza-juridica-gueltas-relacao-salario
https://www.coad.com.br/busca/detalhe_16/961/Sumulas_e_enunciados
https://www.valordotrabalho.com.br/tabela-das-verbas-salariais-e-indenizatorias-antes-e-apos-a-reforma.php
Com isso, a empresa ODEBRECHT não teria pintado sua imagem de uma forma tão negativa, visto que estariam executando as regras previstas pelo sistema de compliance e as imposições legais. Indubitavelmente, após expresso o fato narrado, o objetivo seria atingido, aContudo, afirma-se que o compliance é um sistema revolucionário cujo método tem por finalidade observar, executar, obedecer, satisfazer imposições de ordem legal ou de ordem interna empresarial e possui o objetivo de mitigação de riscos decorrentes de condutas pessoais ou organizacionais consideradas ilícitas ou incoerentes com os princípios e normas de determinadas empresas, e apesar de ser um alto investimento, comprova-se eficaz e correto para que haja a preservação das relações empresariais no mercado exteriors condutas consideradas ilícitas ou incoerentes com os princípios da empresa jamais seriam 
	
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando