Buscar

PROVA 2 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Para uma criança surda começar a frequentar o ensino regular, a escola deve estar preparada com recursos e adaptações necessárias para que a inclusão aconteça. Além disso, a escola precisa ter professores que acreditem e participem efetivamente deste processo de inclusão. Sobre o papel do professor com relação à inclusão, analise as sentenças a seguir: I- Adaptar o seu processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a inclusão de acordo com a proposta curricular do ensino regular. II- Usar a língua falada como forma de o aluno aprender a primeira língua da professora, sem se preocupar com o que entende. III- Sem alterar os objetivos, avaliar o aluno com surdez de modo que use procedimentos e técnicas compatíveis com as necessidades educacionais. IV- Excluir atividades que são consideradas difíceis de passar ao aluno surdo, alterando assim o currículo escolar. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
2A educação inclusiva é aquela que consegue abarcar todas as crianças e os adolescentes sem distinção e apoiá-las em suas demandas. Quando pensamos em educação inclusiva, devemos ter consciência das diversas deficiências que fazem parte desse processo, entre elas a deficiência física. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Compromete o aparelho locomotor, variando o grau, as causas e as abrangências. ( ) As pessoas com deficiência possuem dificuldades de relacionamento interpessoal e comprometimento intelectual. ( ) Em alguns casos, as pessoas com deficiência podem apresentar dificuldades de linguagem visual e auditiva. ( ) Pode ser identificada por meio de perdas ou alterações dos movimentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - F - V.
3
De acordo com a APAE São Paulo (s.d.), entre os fatores que podem causar a deficiência intelectual destacam-se, principalmente, as alterações cromossômicas e gênicas, que causam desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro. Assim, classificamos as principais incidências da deficiência intelectual, fornecendo informações gerais. 
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais as principais deficiencias intelectuais:
A
Síndrome de Rã, Síndrome do X-Frágil.
B
Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Prader-Willi e Síndrome de Angelman.
C
Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Poder e Síndrome de Angelman.
D
Síndrome de Rã, Síndrome de Prader-Willi e Síndrome de Angelman.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
4
A causa mais frequente de deficiência múltipla é a paralisia cerebral, que compromete a postura e mobilidade, limitando os movimentos, por isso, as maiores necessidades da pessoa com deficiência múltipla são médicas e físicas. Consequentemente, possuem necessidades de afeto, atenção, de desenvolver relações sociais e afetivas, e de estabelecer confiança. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O que interfere diretamente na questão educacional, em relação ao espaço e sua inserção nele. Logo, as necessidades educativas são devido a limitações no acesso ao ambiente; a dificuldades em dirigir atenção para estímulos relevantes e as facilidades na interpretação da informação.
II- Alonso apud Ampudia (2011c, s.p.) nos diz que “mais do que a somatória de deficiências, é preciso levar em conta que há consequências nos diversos aspectos do desenvolvimento da criança que influenciam diretamente sua maneira de conhecer o mundo externo e desenvolver habilidades adaptativas”.
III- A orientação aos educadores deve ser feita caso a caso, conforme os tipos e o grau de comprometimento do aluno.
IV- O mais importante é “ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla, usando estimulação sensorial e buscando formas de comunicação, para identificar a maneira mais favorável de interagir com o aluno”, segundo Alonso apud Ampudia (2011c. s.p.).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
5A criança com baixa visão necessita de intervenção precoce, através da estimulação visual, trabalhando com a visão residual da criança. É comum que esta intervenção inicie de zero aos seis anos de idade, por meio de programas que possibilitam a parceria entre família, profissionais especializados e escola. Sobre os recursos utilizados para a intervenção precoce e estimulação visual, analise as opções a seguir: I- O aluno cego tem direito a usar materiais adaptados. II- Piso tátil é uma medida importante. III- Carteiras, estantes e mochilas sempre na mesma ordem, facilitam o acesso do aluno. IV- Fantoche de tecido com cores neutras. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a opção IV está correta.
B
As opções I, II e III estão corretas.
C
As opções II, III e IV estão corretas.
D
As opções I, III e IV estão corretas.
6As mudanças são necessárias para que a inclusão do aluno com deficiência múltipla seja garantida. Dentre as diversas adaptações, podemos classificá-las em adaptações de pequeno e de grande porte, que basicamente sugerem adequações em três aspectos. Que aspectos são esses?
A
Nos sistemas alternativos, nos jogos pedagógicos e nos livros.
B
Nos atores educacionais, nos livros didáticos e na estrutura física.
C
No plano de curso, nos espaços físicos e na avaliação da turma.
D
No Projeto Político-Pedagógico, no currículo e um diagnóstico individual do aluno.
7As adaptações de materiais são necessárias para a manipulação e a utilização da criança com paralisia cerebral no processo de aprendizagem. Entre as diversas adaptações, podemos destacar as pedagógicas, ou seja, relacionadas à sala de aula. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O professor deve avaliar esses alunos, para encaminhar às escolas especializadas.
B
O professor deve esperar que a escola crie condições favoráveis para esse atendimento.
C
A tarefa primordial do professor é buscar os interesses dos alunos considerados normais.
D
A adaptação dos materiais a serem utilizados deve ser prioridade do professor.
8A deficiência visual pode acontecer devido a causas congênitas, ou seja, desde o nascimento ou adquiridas durante o seu desenvolvimento, por meio de doenças relacionadas à visão. Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Congênita. II- Adquirida. ( ) Má-formação ocular. ( ) Glaucoma congênito. ( ) Traumas oculares. ( ) Degeneração senil da mácula. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - I - I.
B
I - II - II - I.
C
I - I - II - II.
D
II - I - I - II.
9Caminhar "desajeitado", em casos considerados mais graves, impossibilidade na fala, no andar e dependência em atividades da vida diária são características que se apresentam em pessoas com necessidades especiais. A que conceito o exposto se refere?
A
Deficiência física.
B
Paralisia cerebral.
C
Paralisia motora.
D
Deficiência intelectual.
10Para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico efetivo, incluindo alunos com paralisia cerebral e outros tipos de deficiência física, é necessário estabelecer uma interação entre alguns agentes. Sobre os agentes dessa interação, assinale a alternativa CORRETA:
A
A família, profissionais da área da educação e clínico-terapêutico.
B
O psicólogo, pois este poderá fazer um diagnóstico em uma única seção.
C
A família, não sendo necessário envolver profissionais da área da saúde.
D
As instituições especializadas no atendimento a essas crianças.

Continue navegando