Buscar

Macunaíma - Resenha Críitica do filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Natália Miltus Marques
Nº16 3ºB
Resenha Crítica: filme Macunaíma
Inspirado no livro de Mário de Andrade, publicado em 1928, o filme de mesmo nome foi produzido em 1969 e adaptado por Joaquim Pedro de Andrade.
Teve ilustres participações, como a de Grande Otelo e Paulo José como o protagonista, Dina Staf, Milton Gonçalves e Heitor Villa-Lobos, que compôs a trilha sonora do filme. 
O filme conta a trajetória da vida de Macunaíma, "herói de nossa gente", que era um moço esperto e malandro desde a infância e que estava sempre enganando as pessoas. Fazia tudo para seu próprio bem e na busca do seu próprio querer. 
A obra é caracterizada pelo modernismo, que mostra o nacionalismo, abordando a cultura, a história e a realidade brasileira. Ele retrata a mata brasileira, onde os personagens vivem com escassez de comida e pobreza extrema, o folclore, com a presença do Curupira e de Iara, os índios, o vício no fumo e a religiosidade africana. Mostra também a expansão da urbanização e a crescente busca pela arte daquela época.
O filme em si possuí uma boa filmagem e produção, mas pode ser confuso em algumas partes, sendo mais fácil a compreensão quando já se conhece a história do livro. A narração durante o longa metragem foi bem encaixada, explicando as grandes transições de enredo e lugar que ocorreram.

Continue navegando