Buscar

Avaliação Psicopedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Psicopedagógico
1 - A Avaliação Psicopedagógica é um dos elementos críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se estabelece as decisões direcionada à prevenção e recurso das prováveis dificuldades dos alunos, visando promover melhores condições para o seu desenvolvimento. Ela envolve:
 
· (X) A identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança. O levantamento do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a dificuldade de aprendizagem apresentada. A identificação de características emocionais da criança, estímulos e esquemas de reforçamento aos quais responde e sua interação com as exigências escolares propriamente ditas. 
· (X) Um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes acerca dos vários elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem, que visa identificar as dificuldades educativas de alunos que apresentam desenvolvimento de várias capacidades. 
· Fundamenta as decisões a respeito da proposta curricular e as limitações que os alunos possuem mesmo diante de altas habilidades. 
· Identificar as necessidades educativas de determinados alunos que apresentem dificuldades em seu desenvolvimento pessoal ou desajustes com respeito ao currículo escolar por causa da instituição educadora. 
1
2 - Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, em relação a Função Diagnóstica da Avaliação
( V ) O trabalho de Educação Escolar se desenvolve através do processo ensino/aprendizagem e de todos os seus determinantes, sendo assim há um ponto muito importante na prática psicopedagógica que é a busca do diagnóstico do porquê da criança (s) ou adolescente (s) não conseguirem aprender dentro dos padrões preestabelecidos pela escola, família e sociedade.
( F ) O psicopedagogo é um detetive que busca pistas, procura solucioná-las, pois algumas podem ser falsas, outras verdadeiras, e sua meta é investigar o processo de aprendizagem negando a totalidade dos fatores nele envolvidos.
(V  ) Quando se remete ás dificuldades ou problemas de aprendizagem, alguns aspectos tem que ser levados em conta como a constituição do sujeito (física, psicológica, necessidades especiais, afecções cerebrais – lesões herdadas ou adquiridas por distúrbios metabólicos, cromossômicos, etc.); o desejo do sujeito (motivação pessoal, familiar ou social); a família do sujeito (estrutura e dinâmica familiar, nível de autonomia na família, nível sociocultural, relação da família com a escola e papéis assumidos na configuração familiar); e a escola (estrutura, organização material, de conteúdo e pessoal).
(V  ) Cabe ao psicopedagogo vasculhar cada “canto” da pessoa, enxergando não apenas o que a criança mostra, mas saber perceber que a mesma pode ter algum problema imperceptível que está dificultando sua aprendizagem e saber conduzi-la a outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, etc., com intuito de investigar múltiplos fatores que influenciam o não aprender dessa criança.
( F ) Esse processo limita ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias na busca de  descobrir as razões que impedem o sujeito de aprender, situação essa levantada por uma queixa seja do educador, da família, da escola ou até mesmo do próprio sujeito.
(  F) O psicopedagogo  deverá “ouvir” a queixa, analisá-la, interpretá-la e se achar que esta queixa faça sentido, deverá seguir com seu processo de avaliação como função diagnóstica na busca em atender as necessidades educativas traduzidas em situações passíveis de melhora e com a concretização de auxílio e suporte
( X) V, F, V, V, V, V. 
· F, V, V, V, V, V. 
· V, F, V, V, F, F. 
· V, V, V, V, F, F. 
3 - Todas as alternativas estão corretas. Exceto:
· Os Testes Psicopedagógicos são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos Testes Psicopedagógicos permite que o profissional elabore o Plano De Intervenção mais apropriada para a escola, aos pais e na clínica. 
· As Técnicas Projetivas Psicopedagógicas buscam entender o vínculo que o sujeito estabelece com a realidade e com a própria aprendizagem. Investiga-se a rede de vínculos em três domínios: escolar, familiar e consigo mesmo. 
(X) - Como alguns dos testes são de uso privativo de psicólogo, os psicopedagogos devem trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar objetivando levantar todos os aspectos que envolvem a hipótese do diagnostico inicial já que a psicopedagogia é um ramo da medicina. 
· Em nenhuma avaliação o resultado deve ser olhado de forma única, é necessário investigarmos todas as áreas do conhecimento para reunir os dados e levantar as hipóteses acerca das dificuldades apresentadas. Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o aluno/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas. 
4 - De acordo com o Código de Ética da Psicopedagogia o psicopedagogo pode utilizar procedimentos próprios da Psicopedagogia. Sobre esses procedimentos pode-se afirmar que:
( A ) O psicopedagogo utilizará como recurso a Entrevista com a família e a investigação do  motivo da consulta;
( B ) Conhecer a história de vida da criança, realizando a anamnese; Entrevistar o aluno;
( C ) Fazer contato com a escola e outros profissionais que atendam a criança;
( D ) Realizar encaminhamentos para outros profissionais, quando necessário.
( E ) O profissional não deverá informar aos pais sobre o estado da criança e da intervenção que está sendo realizada, por ser sigiloso.
( x) - Somente a alternativa E é falsa. 
· Somente as alternativas B, C e E são verdadeiras. 
· Somente as alternativas D e E são falsas. 
· Somente as alternativas A e D são verdadeiras. 
5 - A Etapa do Diagnóstico envolve:
 
· Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.) e Entrevista de Anamnese; 
· Sessões Lúdicas Centradas na Aprendizagem e Provas e Testes; 
· Síntese Diagnóstica e Entrevista de Devolução e Encaminhamento 
· ( X ) Todas as alternativas estão corretas. 
6 - ——— considerada como um dos pontos principais de um bom diagnóstico, busca colher dados significativos sobre a história do sujeito na família, integrando passado, presente e com projeções para o futuro. Marque a alternativa que complete a lacuna.
(X) - Entrevista de anamnese. 
· Provas Operatórias Piagetianas. 
· Técnicas Projetivas Psicopedagógicas. 
· Entrevista de devolução e encaminhamento. 
7 - As técnicas projetivas se referem àquelas atividades onde solicita-se ao indivíduo que realize desenhos ou uma representação de uma determinada situação. E através da análise destes desenhos, o psicólogo vai inferir em relação as características do indivíduo. O desenho não é só uma forma de expressão do ser humano, mas uma linguagem que servirá como primeira escrita. A idade é algo importante na avaliação de um desenho. Não se pode avaliar o desenho de uma criança de 04 anos com mesmos critérios utilizados em uma criança de 12 anos.
Pode se dizer que esta alternativa é:
· Verdadeira. 
(X) Falsa. 
8 - Marque a alternativa correta.
· Para o uso da análise da área cognitiva, recomenda-se o uso das provas operatórias criadas pelo pedagogo, que são as provas de conservação, classificação e seleção. 
· O momento em que a criança esteja em contato com o lúdico, torna-se impreciso, pois expõe suas aptidões, mantém a concentração e produtividade. 
· (X) EOCA é a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, é o primeiro momento do psicopedagogo com o avaliando que traz a queixa, com o objetivo de observação e das reações do sujeito frente à aprendizagem. 
 Todas as alternativas estão corretas. 
9 - O _____________________________ é composto por três subtestes: a) Escrita – solicita que o avaliado escreva seu nome e outras palavras isoladas que são apresentadas a partir de um ditado. b) Aritmética – solicita, primeiramente, asolução oral de problemas e, em seguida, a resolução de cálculos de operações matemáticas por escrito. c) Leitura – a criança deverá ler as palavras isoladas solicitadas.
Marque a alternativa que complete a lacuna.
(X) Teste de Desempenho Escolar. 
· Provas Operatórias Piagetianas. 
· Técnicas Projetivas Psicopedagógicas. 
· Entrevista de devolução e encaminhamento. 
10- Marque a alternativa incorreta.
· Em casos de dificuldades de aprendizagem, quando as intervenções psicopedagógicas ocorrem precocemente, é possível maximizar a evolução do aluno e minimizar os impactos causados ao indivíduo e à sociedade. 
· O objetivo do psicopedagogo é ajudar aquele que não consegue aprender formal ou informalmente, para que consiga não apenas interessar-se por aprender, mas também possa adquirir ou desenvolver habilidades necessárias para tal. 
· Na intervenção, embora se utilize de propostas de trabalho para mediar a relação terapêutica, as escolhas dessas propostas e as formas como são apresentadas irão depender da particularidade de cada situação, do sujeito que está sendo atendido e da capacitação e dos recursos que o psicopedagogo dispõe. 
· Somente o psicopedagogo poderá fazer indicações de atividades a serem utilizadas durante a Intervenção Psicopedagógica, para que assim possa experimentar situações que promovem a confrontação com a forma de relacionar-se com a modalidade que se utiliza para se estabelecer essa relação. 
Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Confúcio

Mais conteúdos dessa disciplina