Buscar

Atividade Prática Final - Modelos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática Final
INSTRUÇÕES:
  Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
  Ao terminar SALVE o arquivo com o nome Atividade Prática;
  Envie o arquivo em formato WORD (.doc, doc.x e etc) pelo sistema no local indicado;
o   Lembrando: Se o arquivo for enviado em formato diferente do solicitado a atividade sera "ZERADA".
  Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Aluno: Dayana Marques Coelho
Atividade Prática Final - Modelos de Gestão
Estudo de caso:
Diferenciação como chave para o sucesso
Que a diferenciação é importante nós sabemos, no entanto, de que forma uma empresa pode diferenciar-se quando não tem dinheiro? Uma ideia inovadora, um produto diferente, uma forma de comunicar-se que sejam interessantes, vários casos podem servir de exemplo. 
Partindo desse princípio, vamos pesar no exemplo da “Sodiê Doces” que iniciou suas atividades a partir de um sonho e de um contexto que não era favorável à sua sócia, uma “ex-faxineira”, como ela mesma intitula-se que não sabia gerenciar uma empresa e hoje é a dona de uma das redes de franquias mais lucrativas do Brasil. Seu diferencial? Treinamento aos franqueados, produtos de qualidade, atendimento e serviços diferenciados. Com esta receita de gestão e receitas de bolos, tortas e doces de primeira qualidade, a rede gaba-se de não ter em seu histórico unidades fechadas por condições de inaptidão de gestão. 
Com base no texto apresentado, pesquise sobre a “Sodiê Doces”, analisando sua história, aspectos de sua estratégia e de sua gestão financeira, depois respondam: Quais são os diferenciais da gestão da rede de franquias? Quais os aspectos da estratégia de crescimento que podemos dizer ser mais marcantes? Quais as taxas de crescimento da franquia de 2015 até o atual ano? 
-Empreender, ter ambição. Para que tenha êxito no mercado, um negócio deve, mais do que encontrar diferenciação, estar constantemente evoluindo. A função do proprietário de uma empresa é, então, mais do que coordená-la é também encontrar meios para que ela cresça. Na Sodiê Doces, a proprietária decidiu ingressar em um curso intensivo da ABF, para se capacitar e pesquisar sobre o mercado. Até conseguir franquear a empresa, trabalhou intensamente durante anos e acreditou em seu potencial empreendedor. Aproveitar oportunidades, engajar pessoas, ampliar o conhecimento sobre gestão de mercado, posicionar e comunicar, acreditar em no se negócio, planos de expansão são alguns de seus diferencias. A gestão deve começar a partir de sua estrutura interna, com pessoas capacitadas e processo para compartilhar, monitorar e incrementar resultados nas unidades franqueadas. Na Sodiê doces, os franqueados conhecem pessoalmente seu fundador, mantém relação próxima, reuniões periódicas para conhecer o movimento da unidade e compartilhar experiências. A equipe acompanhará sua nova franquia em todos os processos e etapas de implantação da unidade, desde a escolha e aprovação do ponto comercial, até o gerenciamento da loja. - Investir em inovação e crescimento é uma atitude essencial para que uma empresa sobreviva e se posicione no mercado. Estar atento as oportunidades, localizar seus concorrentes, manter-se focado, integrar sua equipe, saber delegar e monitorar, antecipar as tendências, são estratégias da Sodiê doces. Estar sempre inovando, depois de consolidar no mercado brasileiro como a maior rede de franquias dos bolos do país, a Sodiê doces focou a expansão da empresa em duas frentes; no segmento de salgados e com a criação de uma nova unidade de negócios, internacionalização para os Estados Unidos da América. A Sodiê doces conta com investimento em produtos de qualidade, vendidos a preços acessíveis, cardápio com mais de 100 opções de bolo, delivery, diferencial no atendimento, serviços de marketing, padronização e sabor.
-A taxa de crescimento da franquia gira em torno de 7%. Subindo uma posição no ranking das maiores franquias do Brasil, de 48º para 47º a Sodiê doces comemora a abertura de 20 novas unidades espalhadas pelo país, totalizando 311 franquias abertas. No mercado de franquias, sabemos que o ramo de alimentação cresce em números significativos. Trabalhamos muita nossa qualidade dos produtos para chegarmos entre as 50 melhores franquias, diz, a presidente da Sodiê doces, Cleuza Maria da Silva. 2015, 7,5%, 2016 8,3%, 2017 7,8%, 2018 5,0%, 2019 6,9%.
Primeiros Socorros

Outros materiais