Buscar

Estudo Dirigido Sistema Nervoso IV

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA NERVOSO IV
1. O que é origem real e aparente de um nervo
Origem Real: Onde se localiza os corpos de neurônios, exemplo: Medula, Glânglios sensitivos, núcleo do encéfalo.
Origem Aparente: Divide-se em dois, sendo o ponto de emergência ou entrada na superfície do Sistema Nervoso Central, na medula ou encéfalo ou ponto de emergência no esqueleto nos forames intervertebrais ou forames do crânio.
2. Como os nervos estão organizados?
Os nervos são compostos por axônios e eles são revestidos por um tecido conjuntivo chamado Endoneuro, para fibras nervosas. O Perineuro forma feixes de fibras nervosas e o Epineuro é a camada mais externa.
3. De a origem real, aparente no SNC e aparente no esqueleto do nervo espinhal.
A origem real é onde está o corpo do neurônio, na raiz dorsal é no glânglio sensitivo espinhal e na raiz ventral ou está na coluna ventral ou na coluna lateral. Já a origem aparente no SNC localiza-se no sulco lateral ventral e no sulco dorsal. A origem aparente no esqueleto é o forame intervertebral.
4. Como são formados os nervos espinhais?
São formados primeiramente por Radículas que se unem em duas raízes: Raiz Dorsal, sensitiva, nessa raiz existe um gânglio sensitivo e Raiz Ventral, motora. Essas raízes se unem formando o nervo espinhal, misto.
5. O que são nervos unissegmentares e plurissegmentares?
Nervos unissegmentares são nervos que possuem apenas um segmento e nervos plurissegmentares são nervos que possuem um agrupamento e mais de um segmento.
6. O que é um dermátomo?
Dermátomo é a área cutânea sob qual a raiz dorsal do nervo espinhal é responsável.
7. Quais são os nervos espinhais? Descreva os nervos que compõem os plexos braquiais e lombossacral.
Os nervos espinhas são cervicais, torácicos, lombares, sacrais e coccígeos.
8. Quais são os nervos cranianos e suas funções
Nervo olfatório, sensitivo, função de conduzir impulsos olfatórios; nervo óptico, sensitivo, função de conduzir impulsos visuais; nervos oculomotor, troclear e abducente, motores, possuem função de movimentar os olhos e acomodar o cristalino e miose; nervo trigêmeos, misto, função de conduzir impulsos exteroceptivos e proprioceptivos de grande parte da cabeça (sensitivo) e movimento da mandíbula (motor); nervo facial, misto, função de expressão facial (raiz motora), secreção de lágrimas e saliva, além de conduzir impulsos gustativos, sensibilidade das fossas nasais, palato mole e sensibilidade da orelha externa (raiz sensitivas); nervo vestíbulo-coclear, sensitivo, parte vestibular possui função de equilíbrio e parte coclear função de audição; nervo glossofaríngeo, misto, função de elevação da faringe e glândula parótida (fibras motoras), sensibilidade geral da língua, faringe, tonsila, tuba auditiva e reflexos viscerais (fibras sensitivas); nervo vago, misto essencialmente visceral, funções de movimentos da laringe e faringe, movimentos e secreção das vísceras torácicas e abdominais (fibras motoras) e sensibilidade da faringe, laringe, traqueia, esôfago e vísceras torácicas e abdominais, gustação na epiglote, sensibilidade na orelha externa (fibras sensitivas); nervo acessório, motor, funções de movimentos de cabeça e ombro inervação dos músculos da laringe, vísceras torácicas e nervo hipoglosso, motor, função de movimentos da língua.
9. Descreva a origem aparente dos nervos cranianos no SNC e no esqueleto do bovino.
A origem aparente do nervo olfatório é no bulbo olfatório;
A origem aparente do nervo óptico é no diencéfalo, no esqueleto bovino atravessa o canal óptico;
A origem aparente do nervo oculomotor e troclear é no mesencéfalo, no esqueleto bovino atravessa o forame orbitorredondo;
A origem aparente dos nervos trigêmeo e abducente é na ponte, no esqueleto bovino os dois passam pelo forame orbitorredondo e o trigêmeo também passa pelo forame oval;
A origem aparente dos nervos facial, vestíbulo-coclear, glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso é no bulbo, no esqueleto bovino o nervo facial e vestíbulo-coclear passam pelo meato acústico interno; os nervos glossofaríngeo, vago e acessório passam pelo forame jugular e o hipoglosso pelo canal do hipoglosso.

Continue navegando