Buscar

PRÁTICAS PEDAGOGICAS AULA 03 GESTÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática pedagógica 
A Escola Normal Nossa Senhora do Carmo e Ginásio Angélica, situada na Rua Maria Matos, nº 128, Centro- Coronel Fabriciano- Minas Gerais. A instituição foi fundada pelo Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, dia 5 de setembro de 1950 (lançamento da pedra fundamental da instituição foi no dia 26 de setembro de 1950). Sua responsabilidade pastoral na época se estendia até o território da atual região do Vale do Aço. A criação da instituição coincidiu com a fundação da ACESITA e justificou-se pelo avanço técnico trazido por essa siderúrgica. Percebendo as possíveis mudanças que o progresso material da região traria, Dom Helvécio preocupou-se com a preservação dos valores éticos e morais da sociedade. Por isso entregou a escola à administração das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, congregação religiosa feminina com larga experiência na área de educação no Brasil. As irmãs chegaram a Coronel Fabriciano e instalaram-se inicialmente na antiga Casa de Campo da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e prestaram serviços voluntários no Hospital Siderúrgica enquanto tratavam dos negócios referentes à implementação e construção da escola. Somente em 05 de dezembro de 1950, foram concluídas as obras da primeira etapa do Colégio, prédio que posteriormente foi denominado Pavilhão Dom Helvécio e que fora demolido em 2009. 
 O colégio nos dias atuais tem como mantenedor o ICMG - é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade “Criar”, dirigir e manter instituições que promovam ações no âmbito da assistência social, da educação, do ensino, da arte, do lazer, do esporte, da saúde, da pesquisa, do meio ambiente, dos meios de comunicação social, das emissoras de rádio e televisão das mídias 
impressa e eletrônica. A escola Normal Nossa Senhora do Carmo e Ginásio Angélica no desenvolvimento de suas atividades operacionais, administrativos e pedagógicos, a administração geral é composta por uma diretora, uma vice-diretora, duas coordenadoras pedagógicas. A escola também conta com um número grande de professores, monitores, distribuídos na Educação infantil, fundamental I e II, Ensino Médio e Técnico. O horário de funcionamento da escola é das 07h00minh ás 22h00minh, onde atente desde a Educação Infantil até o Ensino Técnico, totalizando em media 424 alunos.

Outros materiais