Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto da Mulher Negra de Portugal – (INMUNE), onde desenvolve projetos de promoção da saúde mental e bem-estar voltados para a mulheres negras na região metropolitana de Lisboa, Portugal. São oferecidas rodas de conversas, vivências terapêuticas, fóruns de discussão, oficinas de feminismos, entre outros temas. Presta também apoio psicológico para vítimas de violência racial que procuram o instituto.
Em um estado com uma população de 34% de pardos e negros como o paraná (de acordo com o IBGE de 2018), aonde ainda vemos a desvalorização salarial por conta da raça esse projeto entra como uma grande ajuda para o fortalecimento emocional ainda mais se tratando das mulheres que mesmo branca vemos empresas que pagam menos por ser mulher, as negras sofrem muito mas desvalorização e preconceito.
O Papo Preta – Saúde e Bem Estar da Mulher Negra é um projeto de Psicologia criado em 2016 nas comunidades e Ongs do Rio de Janeiro,fundado pelas psicólogas Shenia Karlsson e Claudina Damasceno .  Com foco no cuidado da saúde mental e bem-estar emocional da mulher negra com objetivo de propiciar a construção de um espaço para a promoção de saúde emocional e bem-estar psicológico onde as experiências oriundas do racismo possam ser acolhidas e superadas trazendo lugar de escuta, troca de experiências, construção de estratégias de enfrentamento contra o racismo e fortalecimento da autoestima, propiciando sobretudo o empoderamento da população negra.
Acredito que esse projeto seria muito bem-vindo e ajudaria muitas mulheres principalmente as mais jovem com o autoaceitamento , já que ainda nos dias de hoje vemos muito preconceito com as pessoas negras, principalmente as mulheres que assumem seus cabelos naturais , ou apenas só querem ser elas, essa ajuda psicológica fortalece não só elas mais também a população a perceber que somos todos iguais independente de raça.
Curitiba deu inicio ao plano estratégico alinhado a cada um dos 17 ODS (lista abaixo) e as 169 metas a serem atingidas até 2030 ,sendo um deles o Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países , tendo o responsável pela informação a FAS- Fundação de Ação Social aonde são desenvolvidas ações de enfrentamento á pobreza, com alta incidência de pessoas em situações de vulnerabilidade social. O atendimento á população é realizada por equipes qualificadas nos centros de referência da assistência social.
Nos CRAS é desenvolvido o serviço de proteção e atendimento integral as famílias , realizando o acompanhamento para a superação dessa situação por meio da promoção de direitos , da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.
Eu acredito que esse projeto tenha sim uma ação efetiva porém para que isso aconteça a pessoa tem que ir atá o local para fazer o cadastro e a solicitação e muitos não tem ideia de seus direitos ou até mesmo aonde fica o local,para ser mais efetivo deveria ser melhor divulgado ou até mesmo ser feito um trabalho porta a porta desses agentes , vendo de perto as pessoas que necessitam desse apoio, um trabalho realizados nas escolas com a diretoria e a comunidade.