Buscar

Atividade de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NR 5 - CIPA
Aluno (a): SILVANA APARECIDA DA SILVA
Data: 02 / 08 / 2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher os dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD
1. Com relação a picada de insetos, descreva quais são as medidas preventivas.
Para se prevenir contra as picadas de insetos, é preciso se atentar a duas frentes de combate, sendo elas, forma Coletiva – Através do combate aos vetores e forma Individual – Através do uso de repelentes e medidas de barreira.
As formas coletivas visam a não proliferação do insetos que se reproduzem na água, como: mantendo os reservatórios de água tampados ou cobertos com tela, manter casa e quintal sempre limpo e sem acúmulo de água, não deixar alimentos descobertos em casa, Tratar água das piscinas com cloro, colocar areia nos pratos de planta, retirar as bandejas externas da geladeira, dentre outras.
As formas individuais são, usar meias, camisa ou blusas de manga comprida com punhos fechados e calças compridas dando preferência a tecidos claros evitando cores muito chamativas e o uso de perfumes como lavanda, por serem atrativos para mosquito, uso de máscara de rede, óculos, uso de capacetes com viseira fechada ao pilotar motociclos e em caso de empresas que que exerçam atividades propensas à presença de insetos é imprescindível a utilização adequada de epis.
2. Quanto a classificação das Queimaduras, detalhe cada uma delas.
1o Grau: lesões das camadas superficiais da pele. Atinge a camada superficial da pele, que fica vermelha, quente e dolorosa, mais não forma bolha. Exemplo: raios solares.
2o Grau: formação de bolhas na área atingida. Atinge mais profundamente a pele, que se apresenta dolorosa, vermelha e com bolha. Edema e dor mais importantes, essas lesões quando menos profunda a cura pode ocorrer acerca de duas semanas sem deixar cicatrizes ou com cicatrizes discretas.
3o Grau: atinge tecidos mais profundos até́ o osso. Todas as camadas da pele são lesadas, a ferida é seca, brancacenta ou marrom, e a dor é menos intensa devido aos danos nos nervos. O tratamento é complexo, exigindo cirurgia plástica reparadora com enxerto de pele. 
3. Quais são os sinais de um Ataque Cardíaco e com suas palavras como proceder. 
O principal sintoma é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Esses sinais costumam ser acompanhados de suor frio, palidez, falta de ar, sensação de desmaio. Em idosos, o principal sintoma pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdome, semelhante à dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mais, é pouco frequente. Por isso, deve se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes. 
4. Qual a finalidade do RCP?
Ela tem como finalidade fazer com que o coração e o pulmão voltem às funções normais. Conforme se aprende na análise dos sinais vi- tais, isso é necessário para a manutenção da oxigenação do cérebro, que não pode passar mais de alguns minutos sem oxigênio, sob risco de sofrer lesões irreversíveis.
A primeira providência a ser tomada numa RCP é a verificação das “vias aéreas superio- res”, ou seja, abrir a boca da vítima e retirar qualquer objeto que possa obstruir a pas- sagem do ar, como dentaduras, chicletes, balas, alimentos etc.
De nada adianta uma massagem cardíaca, por mais eficiente que seja, se não houver oxigênio entrando no pulmão e circulando no sangue bombeado pelo coração. Deve- mos sempre iniciar a RCP pela respiração artificial.
5. Quando a vítima sofre um choque elétrico, explique detalhadamente os procedimentos adequados de primeiros socorros.
Mantenha a pessoa sentada ou deita- da, desaperte-lhe as roupas, cubra-o se sentir frio, não tente transportá-lo sem ajuda ou supervisão médica. Somente dê algum medicamento se a vítima já faz uso e costuma tomar em emergências.
Colocar a vítima deitada de costas em su- perfície plana e dura. As mãos do atendente de emergência devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o tórax. A partir daí́ deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Fazer quantas repetições forem necessárias até a recuperação dos batimentos. É recomendável a média de 60 compressões por minuto.
6. O que fazer em casos de afogamento?
Aproxime-se da vítima pelas costas, segure-a e mantenha-a com a cabeça fora d’água.
Procure retirar os objetos estranhos que possam estar na boca e inicie imediatamente a respiração de socorro boca a boca, ainda com a vítima dentro d’água.
Coloque a vítima em decúbito dorsal (deitada de costa); a cabeça mais baixa que o corpo, quando estiver fora d’água.
Editora Érica - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - Guia Prático de Segurança do Trabalho - Bruno Paoleschi - 1a Edição
Insista na respiração de socorro boca a boca, se necessário.
Execute a massagem cardíaca exter- na, se a vítima apresentar ausência de pulso e pupilas dilatadas.
Friccione vigorosamente os braços e as pernas do afogado, estimulando a circulação.
Remova imediatamente a vítima para o serviço de salvamento ou o hospital mais próximo.
Se a pessoa que se afogar conservar a consciência, é perigoso se deixar dominar pelo pânico e arrastar o socorrista.
O melhor é atirar-lhe alguma coisa à qual possa agarrar-se, por exemplo, um remo; caso contrário, segura-se a cabeça por trás e puxa-se pelas costas até́ sair da água.
Avaliação Aula 11: NR 05 - CIPA

Continue navegando