Buscar

projeto meio ambiente (1)

Prévia do material em texto

EDUCAR PARA O MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR AS FUTURAS GERAÇÕES
Equipe de Projeto: Andréia Santana Kulba
 Suzane Dutra Kammer
 Maria Beatriz Laus
 Alunos do 2ano – Turma. 20
Linha de Atuação: 
· Resíduos sólidos: Ações voltadas para a gestão de resíduos sólidos.
· Educação Alimentar: Ciclo do alimento, horta pedagógica, não desperdício, alimento seguro, alimento saudável.
· Espaços verdes: Sementeiras e mudas de plantas ornamentais, hortaliças e medicinais.
RESUMO
A importância em conscientizar as crianças, acerca da educação ambiental, diz respeito à própria essência humana, como pertencente ao meio ambiente. Contudo, a ação humana traz impactos positivos e negativos para o meio ambiente. O objetivo desse projeto está em levar o estudante a refletir desde cedo sobre a relação do ser humano com a natureza, bem como, os cuidados que se deve ter com o meio em que vive, sendo assim, a construção da horta dentro do espaço escolar propicia uma aprendizagem significativa, aliando a teoria à pratica. O estudo conta com a participação de 3 professoras, 25 estudantes na faixa etária entre 7 e 8 anos de idade cursando o 2° ano do ensino fundamental, do Colégio Municipal, Maria Luiza de Melo. O estudo baseia-se em trabalhar de forma interdisciplinar as habilidades prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2° ano do ensino fundamental – Anos Iniciais, dos componentes curriculares de Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. O projeto conta ainda com a participação das famílias, direção dos anos iniciais e Associação de Pais e Professores (APP). Espera-se que com esse projeto o estudante compreenda de forma significativa o que o professor explica em sala de aula, ou seja, ir além dos livros e cadernos, vivenciando, criando emoções e despertando para o conhecimento, desse modo, tornando-se um agente consciente e transformador social, ao buscar utilizar e devolver a natureza de forma sustentável.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Conscientização. Práxis - Teoria e Prática. Sustentabilidade. 
Justificativa: Entendemos que no decorrer da história da humanidade, sempre houve uma relação direta entre o ser humano e o meio ambiente. Contudo, com o avanço tecnológico, o consumismo desenfreado e a aceleração no modo de viver, fez com que o ser humano passasse a buscar uma alimentação com preparos rápidos, consumindo assim, enlatados, comidas congelas, contendo diversos componentes químicos nocivos à saúde, além da enorme quantidade de embalagens sendo jogadas fora sem reaproveitamento, causando um amontoado de lixo na natureza, tornando difícil, muitas vezes, o desenvolvimento de animais marinho e terrestres. 
 O ser humano atrelado ao crescimento populacional torna esse meio ambiente indispensável para aumentar sua produção, pois assim produziu enorme devastação na natureza. Utiliza enorme quantidades de terra para produção de um único produto, utiliza agrotóxicos com intuito de acelerar a produção e garantir sucesso e retorno financeiro. Em contrapartida, a população vem crescendo sem estar rodeada de vegetação, respirando ar puro e consumindo o que a natureza proporciona.
Objetivo Geral: Despertar a criança para a conscientização sobre o modo de viver no meio ambiente a partir dos recursos naturais, levando a refletir sobre a ação humana e os impactos dela para todo o ecossistema; 
Produzir alimento sem desperdício, sem poluição e devolvendo para a natureza a matéria organiza a ser utilizada na compostagem.
Objetivo Específicos:
· Conhecer as características principais dos Seres Vivos;
· Identificar as partes da planta;
· Compreender os fatores que contribuem para que a plantas e animais se desenvolva de forma saudável;
· Reconhecer os diferentes ambientes e climas;
· Comparar as diferenças entre ambiente com vegetação e sem vegetação, para perceber a vida em cada ecossistema;
· Entender o que é meio ambiente e ecossistema, e como uma vida afeta outra no que diz respeito ao ciclo da vida,
· Saber a importância de ter uma alimentação saudável, consumindo produtos sem conservantes, orgânicos e benéficos a saúde humana e da natureza;
· Conhecer e identificar diferentes tipos de plantas, para saber selecionar quais as mais apropriadas para produzir na horta escolas e em casa;
· Conhecer que cada planta exige um tempo determinado, bem como clima e solo;
· Conhecer ervas medicinais, que podem ser plantadas na horta e auxiliam na melhora da saúde;
· Saber a importância de fazer a separação correta do lixo;
· Compreender a importância de Reciclar, reutilizar e reciclar embalagens, para que não sejam jogados na natureza destruindo a vida de outros animais e provocando também enchentes.
Metodologia: O projeto baseia-se em trabalhar com os alunos do 2° ano, habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular, de forma Interdisciplinar entre os componentes de Geografia, História, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Desse modo o estudante acompanha o processo da aprendizagem, observando, refletindo, praticando o conteúdo estudado em sala de aula. O estudo conta com visitas ao Horto Florestal, Vídeos, músicas, aulas práticas de cultivar a terra e produzir a compostagem.
A primeira etapa do projeto ocorre com a apresentação do projeto aos alunos e a temática a partira da aula teórica, utilizando recursos como cartazes com desenho das partes da planta, desenvolvimento da planta, principais características dos seres vivos. Na segunda etapa, os estudantes vão ao local conhecer o espaço no colégio onde irão vivenciar o processo de plantio e colheita. A terceira etapa está o passeio ao horto florestal, com o intuito de levar as crianças a conhecerem uma enorme variedade de espécies de plantas, a produção de mudas, além de obter conhecimento para produzir a composteira. A quarta etapa do projeto consiste em levar os estudantes a plantar, após a terra já trabalhada, adubada e preparada para o plantio das primeiras mudas e sementes. A quinta etapa, a culminância do projeto está em colher o alimento e disseminar esse conhecimento adquirido ao longo do projeto, compartilhando a população escolar mudas de plantas produzidas pelos estudantes envolvidos no projeto. Incentivando a dar continuidade ao projeto, produzindo alimento também em casa.
Cronograma: As aulas ocorrerão entre os meses de maio a dezembro. A temática será abordada em sala de aula, como tema principal, uma vez por semana, mas a conscientização sobre os temas de sustentabilidade e meio ambiente se farão presente na rotina dos estudantes, principalmente durante e após o recreio.
Resultados esperados: O esperado enquanto educador, é que os estudantes consigam ao fim do ano letivo ter a certeza de que tiveram uma aprendizagem significativa, e esta, só ocorre quando o estudante alia a teoria (conhecimento em sala de aula) a prática (vivências e experiências, criando sensações e emoções). Desse modo, apresentando e fazendo com que o estudante se sinta pertencente ao meio e assim ele compreende que ele também é um agente de transformação social e que fazem parte das futuras gerações e são eles, os responsáveis em manter o equilíbrio da natureza.

Continue navegando