Buscar

Contextualizada - Fundamentos da Química Medicinal

Prévia do material em texto

A amigdalite é o diagnostico para inflamação ocorrida nas amídalas que são estruturas esféricas e volumosas localizadas entre o céu da boca e a língua e tem a finalidade de proteger a garganta contra microorganismos.
Essa infecção poderá ocorrer de forma viral ou bactericida, o estudo de caso menciona uma amigdalite bacteriana, visto que o paciente apresentou febre, dor de garganta e ouvido, sintomas que conferem a uma amigdalite crônica bacteriana.
O tratamento ideal para uma amigdalite crônica é a utilização de mais ou menos 10 (dez) dias de antibiótico usualmente a amoxilina que tem a finalidade de tratar a infecção bacteriana associado ao clavulanato de potássio ou ácido clavulânico, que ampliara o espectro de ação potencializando o efeito do antibiótico, por meio da inibição da ação enzimática beta-lactamase, protegendo assim o antibiótico do ataque da bactéria resistente.
Mas, é importante frisar que muitas vezes a amoxilina pura prescrita também tem ação para sanar essa patologia, vai depender da avaliação médica do quadro que o paciente apresente. Dessa forma se podem evitar a resistência da bactéria ao antibiótico de espectro maior.
A amoxilina é um antibiótico que possui em sua estrutura molecular um anel beta-lactâmico, derivado da penicilina onde seu mecanismo de ação age inibindo a enzima que da resistência a bactéria e que degrada a ação desse antibiótico, para isso existe uma associação ao ácido clavulânico que tem ação de ampliar o espectro do antibiótico inibindo que a bactéria produza à beta-lactase.
Alguns antibióticos derivados da penicilina são a ampicilina, fenoxilmetilpenicilina, estes possuem um grupo eletrolítico ligado a cadeia lateral aminada o que reduz a densidade eletrônica e aumenta à resistência do anel beta-lactâmico, outro exemplo de penicilínicos é a meticilina que possui uma inserção de grupamento volumoso na cadeia lateral aminada e favorece a resistência à degradação pelas enzimas beta-lactamase. 
Referências Bibliográfica
Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Penicilina acesso em 05 de maio de 2021.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_clavul%C3%A2nico#:~:text=%C3%81cido%20clavul%C 3%A2nico%20(utilizado%20farmaceuticamente%20na,de%20algumas%20classes%20de%20antibi%C3%B3ticos. Acesso em 05 de maio de 2021.
Disponível em: https://www.sanarmed.com/resumo-de-antibioticoterapia-penicilinas-e-carbapenemicos-yellowbook. Acesso em 05 de maio de 2021.
Disponível em: https://www.mdsaude.com/bulas/amoxicilina-clavulanato/. Acesso em 05 de maio de 2021.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amoxicilina. Acesso em 05 de maio de 2021.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/amigdalite-tratamento-sintomas-o-que-e/. Acesso em 10 de maio de 2021.
Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/amigdalite. Acesso em 10 de maio de 2021.

Continue navegando