Buscar

ATV 1 - ENG DE TEMPOS E MÉTODOS

Prévia do material em texto

04/08/2022 10:25	Unicesumar - Ensino a DistânciaPeríodo:25/07/2022 08:00 a 12/08/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS - 53/2022
1ª QUESTÃO
Inteligência artificial - "Empresa russa demite 150 funcionários em decisão tomada por algoritmo. Teor frio da mensagem enviada aos funcionários de escritórios em Moscou e Perm também chamou atenção."
Como você reagiria se fosse demitido da empresa para a qual trabalha por e-mail? E se a decisão de lhe mandar embora tivesse sido tomada por um algoritmo? Pode até parecer enredo de filme de ficção
científica, mas foi isso que aconteceu com 150 dos 500 funcionários da empresa russa de software Xsolla, especializada em soluções de processamento de pagamento para a indústria dos jogos online.
O caso aconteceu em agosto deste ano e, como se não bastasse a demissão por big data, o teor frio da mensagem enviada aos funcionários de escritórios em Moscou e Perm também chamou atenção. No texto, a empresa chamava os funcionários de “pouco comprometidos” e “improdutivos”.
A análise feita pelo algoritmo levou em consideração o tempo que os funcionários usavam durante o trabalho para desenvolver atividades não ligadas às suas funções na empresa. Em suma, as atividades dos funcionários foram rastreadas, especialmente durante o período de home office gerado pela pandemia.
Fonte: Disponível em: < https://www.folhape.com.br/economia/empresa-russa-demite-150-funcionarios-em- decisao-tomada-por-algoritmo/202416/>. Acesso em 15.06.22
Diante desse contexto, analisar os tempos improdutivos se torna essencial para que o tempo padrão seja mais assertivo como também a eficiência dos colaboradores seja calculada de forma correta.
Sendo assim, explique porque os tempos improdutivos devem ser analisados e descartados no levantamento do tempo padrão.
RESPOSTA:
Temos que os tempos improdutivos precisam ser analisados para buscar melhoria no processo, pois representam desvios, desperdícios e deficiências que não representam a real necessidade da atividade estudada, enquanto o tempo padrão representa exatamente o oposto, ou seja, todo o estudo da atividade e da real necessidade de tempo para executá-la assim gera o tempo padrão, que pode ser aprimorado, mas que difere do tempo improdutivo pois está agregando valor.
Nesse tempo improdutivo deve ser descartado do cálculo do tempo padrão justamente por ser algo “não aprimorável” é um tempo que de certa forma é impossível de ser economizado mais de 5% das 8 horas de trabalho, pelo fato de que muitos ambientes de trabalho possuem situações não adequadas assim resultando numa maior perda de tempo em uma produção.

Continue navegando