Buscar

AV1- Termodinamica -Matrix energética brasileira

Prévia do material em texto

Engenharia elétrica
Matricula: 01392094
Luciano Paixão das Neves
Matrix energética brasileira
AV1- Atividade contextualizada – Fundamentos da Termodinâmica
As principais fontes de energia que utilizamos no Brasil. 
	Fontes de energia são os recursos naturais ou artificiais que são utilizados para a produção de energia. As fontes de energias podem ser divididas em dois tipos: renováveis ou não-renováveis.
Fontes de energia renováveis: são os recursos usados para a produção de energia que estão disponíveis na natureza sem possibilidade de esgotamento, ou seja, que são reabastecidos continuamente e sua utilização e uso é renovável;
Fontes de energia não-renováveis: são todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem. As principais fontes de energia que utilizamos são:
	
	Energia hidro elétrica
	Energia termoelétrica
	Energia Nuclear 
	Energia solar
	
Geração de energia renováveis 
Brasil X Mundo
Brasil X Mundo
EUA 282.656 MW	
1 lugar energia instalada	2 lugar energia instalada	3 lugar energia instalada	4 lugar Energia instalada	8.5	5.5	3.5	1	China 788.916 MW	
1 lugar energia instalada	2 lugar energia instalada	3 lugar energia instalada	4 lugar Energia instalada	Brasil 141.932MW	
1 lugar energia instalada	2 lugar energia instalada	3 lugar energia instalada	4 lugar Energia instalada	India 133.08MW	
1 lugar energia instalada	2 lugar energia instalada	3 lugar energia instalada	4 lugar Energia instalada	
Oque o governo tem feito para estimular o consumo consciente?
O governo federal prepara uma campanha publicitária pelo “uso consciente” de energia elétrica e de água, em meio a uma grave crise hídrica na região das principais usinas hidrelétricas do país.
A campanha publicitária deverá oferecer “abrangência da comunicação para o território nacional, mas que devido a restrição orçamentária, seja priorizado os mercados com o maior consumo de energia e água potável”, de acordo com o texto.
Projeto amplia incentivos para geração elétrica por fontes renováveis
Texto também propõe a fixação de metas regionais para a participação da geração distribuída (produção de energia pelo próprio consumidor) O Projeto de Lei 254/21 estabelece que as pequenas centrais de energia que usam fontes renováveis terão desconto mínimo de 50% ou 70%. 
Ministério da Educação (MEC) participou da apresentação dos pactos energéticos no Fórum Ministerial do Diálogo em Alto Nível Energia.  tem desenvolvido diversas ações para o fortalecimento e a ampliação da oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Entre essas iniciativas, o Programa EnergIF atua para viabilizar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energia eólica, energia solar fotovoltaica, hidrogênio renovável, biogás, biometano, biocombustíveis, eficiência energética e mobilidade elétrica. 
as Nações Unidas sobre Fonte: Agência Câmara de Notícias

Continue navegando