Buscar

ESTUDO DE CASO - SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: – RA:
Estágio Curricular Supervisionado em Escolas de Educação Básica com Alunos de Inclusão
ESTUDO DE CASO - SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN
O presente estudo de caso traz a situação do Pedro, aluno do 3° ano do EFI (antiga 2ª série), o qual foi diagnosticado com uma síndrome muito rara: a Síndrome de Williams, mais conhecida como Síndrome de Williams-Beuren, essa síndrome tem impacto sobre diversas áreas do desenvolvimento, incluindo a cognitiva, a comportamental e a motora, podendo ter déficit de atenção e hiperatividade. Dessa forma, na perspectiva escolar ele sempre foi visto como uma criança que servia apenas para brincar e fazer bagunça. 
Sendo assim, o aluno Pedro vem enfrentando barreiras na inclusão, pois não conseguiu ter acesso ao ensino aprendizado o qual ele precisa, nesse sentido a equipe pedagógica necessita estar engajada e capacitada sobre a inclusão e as práticas pedagógicas voltadas para os alunos com dificuldades e com alguma deficiência, para evitar esse tipo de situação, a qual o aluno perde tempo no que se refere ao aprendizado. A inclusão é o novo modelo educacional, que propõe educação para todos, essa realidade precisa ser adotada nos âmbitos escolares. 
De acordo com a situação que foi relatada, o aluno Pedro perdeu tempo, não recebeu o ensino canalizado para sua fase escolar e nem recebeu a atenção devida a sua dificuldade, dessa forma, ele necessita de uma produção de conteúdo inclusivo e que abranja ainda o tempo perdido. 
Assim, como professora do aluno Pedro, planejo ressignificar a visão desse aluno em relação a educação, permitindo que ele entenda o papel da escola na vida de qualquer aluno, independente de raça, cor, etnia, religião, dificuldades entre outros. 
Diante disso, a primeira proposta seria a adaptação do material pedagógico, de acordo com as dificuldades do aluno, sendo assim, sua coordenação motora, equilíbrio, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade entre outras características. 
Segunda proposta, buscaria ferramentas tecnológicas, como por exemplo jogos pedagógicos, para melhorar a coordenação, aprendizado e ainda, descobrir as potencialidades educacionais do Pedro. 
Vale ressaltar que, no processo educacional, é importante a participação de pais ou responsáveis, o estudante sendo deficiente ou não, essa colaboração permite que o ensino seja mais eficaz, portando buscaria essa parceria.
Outra proposta seria trabalhar em conjunto com todos funcionários, alunos, corpo docente e gestores da escola, visando que todos prestem suporte a esse aluno, caso necessário, sendo assim, conscientizaria a todos da importância da escola inclusiva. 
Neste contexto, o Pedro está inserido no ensino regular, é importante que seus colegas de turma também participem dessa inclusão, dessa forma, a proposta seria dinâmicas grupais voltada a práticas educacionais. 
A inclusão escolar é um processo que promove um mundo menos injusto, prioriza a educação, traspõe as barreiras, favorece ampla reflexão sobre diversidade, respeito e permite que todos no âmbito escolar cresça nutrindo valores de respeito ao outro e às diferenças, promovendo assim, uma visão agregadora, inclusiva e permite a revisão de concepções e paradigmas.

Mais conteúdos dessa disciplina