Buscar

Liderança, Atributos e Estresse no Ambiente Organizacional

Prévia do material em texto

1. 
Parte superior do formulário
Leia o excerto a seguir:
“Há 3 caraterísticas que um líder deve ter para gerar confiança: competência, conexão e caráter. As pessoas perdoarão eventuais erros com base na capacidade, principalmente se puderem ver que você ainda está crescendo como líder. Entretanto, não confiarão em alguém que apresenta deslizes de caráter. Nessa área, até os lapsos ocasionais são fatais. Todos os lideres eficientes conhecem essa verdade [...] as pessoas toleram erros sinceros, mas, se você trai a confiança delas, verá que é muito difícil reconquistá-las. Essa é uma das razões da necessidade de se discutir a questão da confiança como seu bem mais precioso. Dá para enganar seu chefe, mas jamais enganará os colegas ou subordinados.” 
Fonte: MAXWELL, John C. Segredos da Liderança. Rio de Janeiro: Vida Melhor Editora, 2015.
O autor aponta a confiança como ponto central na conduta de um líder e argumenta que esta tem um alto valor para a o exercício da liderança. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o sentimento de confiança, apontado no texto, é próprio do estilo da:
1. 
Liderança por Delegação.
2. 
Liderança Transacional.
3. 
Liderança Autêntica.
4. 
Liderança Situacional.
5. 
Liderança Orientada para a Produção.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
“Durante a minha vida, me dediquei à luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se preciso for, é um ideal para o qual estou disposto a morrer”. (Nelson Mandela)
Fonte: Jose Antônio Lima. O mundo perde Mandela, símbolo da luta pela liberdade e igualdade. 05 dez. 2013. Disponível em: <https://www.viomundo.com.br/politica/nelson-mandela.html>. Acesso em: 22 fev. 2019.
Nelson Mandela é um exemplo de liderança carismática, seu modelo de comportamento serviu de padrão para o time que o seguia, não somente por sua experiência e conhecimento, mas também pelo impacto que sua conduta causava neles. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, este estilo de liderança possui 4 atributos próprios, que são:
1. 
Altruísmo, ética, credibilidade e integridade.
2. 
Honestidade, clareza de proposito, firmeza de caráter e força moral.
3. 
Articulação, risco pessoal, atitudes inovadoras e sensibilidade.
4. 
Empatia, comunicação assertiva, flexibilidade e ousadia.
5. 
Benevolência, coragem, confiabilidade e criatividade.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
“Estresse é um termo que se vulgarizou nos últimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trânsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domésticas, profissionais e com os filhos. À noite, terminado o jantar, com as crianças recolhidas, os dois mal têm forças para trocar de roupa e cair na cama. A palavra estresse não cabe nesse contexto. O que eles sentem é cansaço, estão exaustos e uma noite de sono é um santo remédio para recompor as energias e revigorá-los para as tarefas do dia seguinte”.
Fonte: Drauzio Varella. Estresse. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/estresse/>. Acesso em: 01 fev. 2019. 
No ambiente organizacional, é possível implantar algumas práticas que  auxiliam a diminuir os efeitos de um dia de trabalho, realmente, estressante. Estas ações podem envolver treinamentos, maior participação nas decisões, liberdade de expressão, expectativas mais claras ou mais complexidade nas tarefas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que, além destas, pode-se citar outras ações como:
1. 
mudança de área, transferência de unidade, menos burocracia.
2. 
horários alternativos de trabalho e folgas extras.
3. 
áreas de lazer, incentivo á leitura e ao autodesenvolvimento.
4. 
meditação, aconselhamento, rodízio de cargos.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
“O coaching é transformacional. Graças às mudanças comportamentais, o coach pode transformar as pessoas e ganhar o compromisso delas. O coaching pode criar um forte impacto e constituir organizações mais saudáveis, melhorando a qualidade de vida das pessoas.”
Fonte: CHIAVENATO, I. Construção de talentos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2002.
A transformação que o autor menciona, se dá através de ações de acompanhamento, orientação, treinamento e práticas. Tais ações visam tanto o aprimoramento das competências quanto dos conhecimentos necessários para garantir um melhor desempenho. Considerando essas afirmações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a tarefa máster do coach é:
1. 
converter ideias em práticas eficientes, que promovam bons resultados.
2. 
direcionar seu coachee para o caminho do sucesso.
3. 
promover a ascensão profissional do coachee.
4. 
recomendar treinamentos para o desenvolvimento do coachee.
5. 
servir como padrão e referência profissional para o coachee.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
“Trabalhos experimentais demonstram que o sono nos mamíferos é essencial para o combate eficaz às infecções, para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias essenciais à sobrevivência da espécie. As pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente”.
Fonte: Drauzio Varella. Privação do sono. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/privacao-do-sono/>. Acesso em: 21 fev. 2019.
A dificuldade em dormir também é um dos sintomas provenientes de um ambiente corporativo inadequado ao colaborador, interferindo em seu desempenho e satisfação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que este ambiente inadequado apresenta certas características como:
1. 
pressão, competitividade excessiva e autoritarismo.
2. 
baixa luminosidade, ruídos e temperatura elevada.
3. 
conflitos pessoais, problemas ergonômicos e ambientais.
4. 
tarefas complexas e horário estendido de trabalho.
5. 
exposição a riscos químicos e físicos.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
“O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada”. 
Fonte: TZU, Sun. A Arte da Guerra. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Líderes são catalisadores e usam das melhores habilidades e conhecimentos dos membros de sua equipe, para atingir as expectativas de desempenho e formar um time coeso e de sucesso. No entanto, em algumas situações, é necessário um direcionamento mais firme e a centralização das decisões para que o trabalho seja executado no prazo estipulado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, estas são características do seguinte estilo de Liderança:
1. 
Apoiadora.
2. 
Orientada para resultados.
3. 
Diretiva.
4. 
Transacional.
5. 
Autocrática.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Leia o excerto a seguir: 
“A profissão (atendente de telemarketing) é comum principalmente entre os jovens e é considerada porta de entrada para o mercado de trabalho para boa parte deles. Para exercer a função, os interessados costumam passar por alguns dias (às vezes semanas) de treinamentos que variam entre aulas de português e de boas maneiras e uma parte específica sobre os procedimentos da empresa que irão atender. Em geral, sobram protocolos para eles cumprireme frases padrão para repetirem. Essa repetição, inclusive, é um dos fatores que contribuem para o nível de estresse na profissão. O fato de não terem autonomia para resolver alguns problemas faz com que os clientes se irritem mais e, consequentemente, descontem nos atendentes”. 
Fonte: Renata Mendonça. A rotina de estresse, xingamentos e pressão dos atendentes de telemarketing. BBC NEWS. 14 jul. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44325034>. Acesso em: 24 jan. 2019.
O estresse é considerado a doença do século, por conta de suas implicações no indivíduo e nas corporações. Tal fator afeta, diretamente, o desempenho dos colaboradores e, por consequência, a produtividade das empresas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que os fatores causadores do estresse podem vir de várias fontes e podem ser classificados em 3 categorias:
1. 
Fatores Físicos, de Cognição e de Conduta.
2. 
Fatores Emocionais, Sociais e Organizacionais.
3. 
Fatores Organizacionais, de Liderança e Sociais.
4. 
Fatores Biológicos, Sociais e de Equipe.
5. 
Fatores Ambientais, Organizacionais e Individuais.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Leia o excerto a seguir:
Um líder é grande não pelo poder que tem, mas por sua habilidade de capacitar outros [...]. A principal responsabilidade de um trabalhador é fazer o trabalho. O líder é responsável por desenvolver outros para realizarem o trabalho. O verdadeiro líder pode ser reconhecido porque, de algum modo, seu pessoal consistentemente demonstra desempenhos superiores. 
Fonte: MAXWELL, John. Segredos da liderança. Rio de Janeiro: Vida Melhor, 2015.
No texto apresentado, o autor coloca ao papel do líder a responsabilidade na condução de sua equipe bem como a responsabilidade com sua evolução e performance. Considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina e nas informações acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Liderança é a organização das pessoas e do trabalho.
II. O líder coordena e orienta os esforços da equipe para obter resultados.
III. O líder delega ao time a função de organizar as tarefas e completá-las.
IV. A liderança implica em múltiplas habilidades.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e III.
2. 
II e IV.
3. 
I e II.
4. 
II e III.
5. 
IV e III.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
“A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.” 
Fonte: Saúde mental. Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout.>. Acesso em: 01 fev. 2019.
A síndrome de Burnout é causada pela exposição do profissional a longos períodos de estresse, ocasionando cansaço excessivo, alterações no apetite, entre outros sintomas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que é possível perceber quando o estresse está se instalando, através de 3 fases distintas:
1. 
negação, aceitamento e confronto.
2. 
insônia, fadiga e tabagismo.
3. 
cansaço, trauma e desistência.
4. 
tristeza, abatimento e depressão.
5. 
alarme, resistência, exaustão.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
“Sob a batuta de um bom mentor, a aprendizagem passa a focalizar objetivos, oportunidades, expectativas, padrões e assistência, na plena realização de nossas potencialidades. [...] A relação mentor-orientando é uma relação entre padrinho e afilhado, entre protetor e protegido, entre professor e aluno, entre mestre e pupilo, entre benfeitor e premiado, entre orientador orientando.”
Fonte: Chiavenato, Idalberto. Construção de talentos – coaching e mentoring.5ª ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2002.
O texto acima relata o processo de mentoring como uma relação de assistência, apoio e orientação. São várias as premissas do candidato a mentor, no entanto, uma característica de seu comportamento se destaca na sua atuação, que o torna um excelente mentor. Esta característica pode ser percebida:
1. 
por sua vontade genuína de querer ajudar seu protegido a crescer e se desenvolver.
2. 
por ministrar os melhores treinamentos ao seu protegido.
3. 
por proporcionar indicações de outros líderes para a carreira do afilhado.
4. 
por sua vontade de ser reconhecido como o melhor orientador da empresa.
5. 
por suas habilidades de negociação e comunicação interpessoal.
Parte inferior do formulário

Continue navegando