Buscar

Classificação de fármacos e receptores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ácido acetilsalicílico (AAS) e a morfina são fármacos utilizados, respectivamente, no tratamento de dores leves e intensas. Entretanto, quando coadministrados com frutas cítricas alguns vegetais, leite e derivados pode ocorrer um aumento da excreção renal desses fármacos.
 
Em relação ao ácido acetilsalicílico (AAS) e a morfina, assinale a alternativa que apresenta sequencialmente sua classificação de acordo com o mecanismo de ação
 termo antagonista vem do grego antagonistes, de anti = contra e agon= competição, representando rivais que competiam entre si. Nesse mesmo sentido, os antagonistas farmacológicos são substâncias que bloqueiam o acesso ou a ligação dos agonistas aos seus receptores, reduzindo, assim, sua resposta terapêutica.
(Fonte: OLIVEIRA-JR., I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
 
Os antagonistas de receptores farmacológicos podem ser classificados como:
A farmacodinâmica analisa as alterações bioquímicas e fisiológicas que os fármacos provocam nas células dos organismos. As informações farmacodinâmicas respaldam as indicações terapêuticas dos medicamentos e possibilitam a prevenção do surgimento de efeitos adversos e interações fármaco-fármaco e fármaco-nutriente.
(Fonte: SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. E-book.)
Os antibióticos são fármacos destinados ao tratamento das infecções causadas por microrganismos patogênicos, entre os quais se destacam os antibacterianos, que podem atuar contra bactérias como agentes bactericidas ou bacteriostáticos. Considerando o modo de ação dos fármacos antibacterianos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Existem fármacos que inibem a síntese da parede bacteriana.
II. Existem fármacos que inibem a síntese proteica bacteriana.
III. Existem fármacos atuam sob os ácidos nucleicos bacterianos.
IV. Existem fármacos que atuam no núcleo bacteriano
As ações do sistema nervoso autônomo e somático são mediadas pela liberação de substâncias químicas endógenas, agonistas totais, que se ligam aos seus receptores e possuem a capacidade de realizar a comunicação dos neurônios entre si e dos neurônios com as células efetoras. Vários fármacos atuam sobre essas sustâncias, com o objetivo de inibi-las ou estimulá-las, conforme o efeito terapêutico desejado.
(Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
 
Tais substâncias são conhecidas como:
 
O sistema nervoso pode ser divido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) [...]. O SNC pode ser dividido em região encefálica e medula espinhal. O encéfalo é a área integradora do pensamento, das emoções e da memória, sendo o cérebro o principal órgão neural. A medula espinhal é a área integradora do subconsciente (reflexo) e responsável pela condução das informações para as vias nervosas.
(Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
 
Como são conhecidos os fármacos com ação direta nas funções do sistema nervoso central?
Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs), também conhecidos como corticosteroides/glicocorticoides são fármacos que apresentam propriedades imunossupressoras. São utilizados em pacientes transplantados para reduzir o risco de rejeição dos órgãos. Para esses pacientes, exige-se um acompanhamento nutricional especial com o objetivo de: (1) controlar os efeitos relacionados ao uso de fármacos e seus efeitos adversos; e (2) garantir a segurança alimentar dos alimentos ingeridos e a educação nutricional. No quadro a seguir, é apresentado o manejo dietético para contornar as reações adversas relacionadas ao uso de corticosteroides.
Os receptores podem ser definidos como componentes biológicos capazes de interagir com moléculas endógenas e fármacos; ambos agem como ligantes, induzindo, assim, uma série de alterações orgânicas, sejam elas bioquímicas, celulares, sejam fisiológicas.
(Fonte: OLIVEIRA-JR., I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
 
Considerando os tipos de receptores, assinale a alternativa com as afirmativas que representam somente receptores farmacológicos:
 
I. Receptores ionotrópicos.
II. Receptores metabotrópicos.
III. Receptores tirosinoquinase.
IV. Receptores intracelulares.
V. Receptores exógenos.

Continue navegando