Buscar

Genograma e Ecomapa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Genograma
O Genograma é um instrumento interessante para ampliar o conhecimento sobre as famílias. Trata-se de uma representação gráfica do sistema familiar, preferencialmente em três gerações, que utiliza símbolos padronizados para identificar os componentes da família e suas relações.
Um Genograma é uma árvore genealógica, representada em forma de gráfico, para ilustrar as relações entre os membros da família com dados em profundidade. São úteis na identificação dos padrões prevalentes de comportamento ou problemas familiares, como divórcio, alienação entre irmãos, suicídios ou alcoolismo. Os profissionais que trabalham com indivíduos, famílias ou comunidades podem usar esses instrumentos não apenas para identificar a história familiar, mas ajudar o indivíduo a compreender os padrões que atuam em sua história. Entendemos que essa ferramenta abrange mais os relacionamentos de um indivíduo, estendendo-se para representar, não apenas os familiares, mas também outros relacionamentos sociais e pessoais.
Os terapeutas familiares utilizam-no como estratégia para avaliação e intervenção. Algumas equipes da Estratégia de Saúde da Família já o empregam para visualização dos agravos de saúde e planejamento de ações, mas recomenda-se a obrigatoriedade de sua confecção para uma análise rápida e funcional da evolução histórica da família e que poderá ser atualizada constantemente, inclusive mantendo os Genogramas anteriores para melhor acompanhamento histórico do núcleo comunitário a que pertence.
Ecomapa
Os Ecomapas são instrumentos visuais empregados por vários profissionais para avaliar situações e dinâmicas familiares, sendo ferramentas úteis para os profissionais da saúde, assistentes sociais, conselheiros e terapeutas, que o utilizam como estratégia para avaliação e intervenção. 
Essa ferramenta se configura num instrumento pertinente para análise individual da rede social de pacientes sob intervenção ou componentes de um genograma em análise, pois permite desenhar a família e o indivíduo associados aos sistemas que fazem parte da vida familiar permitindo uma visualização ecológico-sistêmica, bem como das características das interações e intensidade dos vínculos; mostra também o sistema de suporte da família, as fontes de estresse e fusão e as fontes de cuidado delineando os relacionamentos em suas situações de vida. 
Enquanto o genograma identifica as relações e ligações dentro do sistema multigeracional da família, o ecomapa identifica as relações e ligações da família e de seus membros com o meio e a comunidade onde habitam.

Outros materiais