Buscar

MODELO - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
	Integrantes:
	1. Marcos Túlio dos Santos Martins
	2. Mauricio de Souza
	TURMA: 3º ano ensino médio
	DATA: 13/12/2021
	TEMPO PREVISTO: 1h40min
	CARGA HORÁRIA: 2 h/aulas
	CONTEÚDO: A trigonometria do triângulo retângulo. Relações entre seno, cosseno, tangente e cotangente. A cotangente, sua representação gráfica e no círculo trigonométrico.
	OBJETIVO GERAL: Identificar e usar corretamente as relações: seno, cosseno, tangente e cotangente; Investigar os gráficos da tangente e da cotangente; Investigar mais sobre as transformações de gráficos da função cotangente.
	OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aprofundar os estudos relativos à trigonometria no triângulo; Efetuar um estudo aprofundado da função circular cotangente.Saber relacionar uma estrutura de Função Trigonométrica ao seu gráfico e vice-versa.
	RECURSOS NECESSÁRIOS: Data-show; Computadores do Laboratório de informática (Caso presencial); Pincel e apagador.
	ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
	MOMENTO 1: Inicialmente, serão feitas perguntas aos alunos sobre seus conhecimentos prévios de funções trigonométricas. Nesse momento, eles poderão citar e desenhar no quadro quais formas têm os gráficos dessas funções.
	MOMENTO 2: Por meio de aula expositiva, utilizando o powerpoint iremos relembrar o conceito das funções trigonométricas seno,cosseno e tangente, destacando as suas relações entre si, assim como a relação com o triângulo retângulo e o círculo trigonométrico. Por fim, apresentar a função cotangente e seu estudo de sinais, sua relação com as funções anteriormente citadas, assim como sua representação no círculo trigonométrico.
	MOMENTO 3: Utilizando o software Geogebra, demonstrar as transformações que ocorrem na função cotangente a partir da função genérica f(x) = a + b[cotg(cx) + d]. Além disso, mostrar como é que se resulta em seu gráfico.
	MOMENTO 4: Atividade autoinstrucional que poderá ser feita em modo presencial utilizando laboratório de informática ou em modo remoto em aula assíncrona.
	AVALIAÇÃO (COMO OS ESTUDANTES SERÃO AVALIADOS):
Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação na aula, assim como na entrega da atividade autoinstrucional.

Continue navegando