Buscar

Desafio real para a gestão pública municipal - atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos
Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal
Professor: Me. Luiz Cláudio Ribeiro Machado
Discente: Locimar Massalai 
	
Unidade II – Fórum de diálogo sobre aprendizagens
Apresentar um desafio real para a gestão pública municipal na área da gestão de equipes, existente em seu município de residência, e apresentar potencial solução para tal desafio, com base no planejamento e escolha do perfil profissional adequado para as atividades.
 A partir de observação de relatos de pacientes que receberam atendimento em determinados centros de saúde públicos em Ji-Paraná sobre a ausência de um tratamento e acolhimento inicial humanizado, quiçá porque não houve a efetivação para tal, porque acreditamos que, desde a recepção até o atendimento final seja ele em qualquer especialidade: dentista, médicos em geral com suas mais variadas especializações e especificações e pronto atendimento. Há muitos reclames também sobre a troca constante de equipes e, finalmente aqueles que são chamados de “chefes”, termo extremamente obsoleto em gestão, que costumeiramente continua sendo usado, confundem liderança com autoritarismo. Ou seja, quantas e quantas vezes ouvimos relatos de gestores gritando em público com seus colaboradores ou companheiros de trabalho numa atitude extremamente equivocada de função. Quando um gestor precisa “gritar”, a proposta que é vital, do trabalho em equipe ficou apenas no discurso ou nem houve planejamento para tal. Consideramos aqui 
Que na liderança da gestão de projetos, a autoridade formal hierárquica tem suas limitações, ou seja, a efetividade de um gestor está condicionada às suas habilidades ao invés da autoridade. Liderar significa obter resultados mobilizando pessoas e recurso eficientemente. Os efeitos que a liderança produz dependem de uma combinação complexa de diversos elementos. Na administração de projetos, quatro elementos devem ser estudados para que se tenha uma visão abrangente sobre a liderança: as motivações da equipe do projeto, a missão a que o projeto se as habilidades de liderança do gerente do projeto e a conjuntura. (MAXIMINIANO, 2008) (RUSSO, 2005) (ANDRADE,2010).
Importante trazer à baila que a Equipe de Projetos deveria em tese conduzir toda a realização de um projeto durante seu ciclo de vida ou duração de. Todo e qualquer setor, órgão, centro de atendimento ao público, Upas, deveriam ter seus projetos de curta, média ou longa duração liderados. Assim sendo o grande desafio: Formação humana, profissional e técnica dos coordenadores e gestores das mais diversas áreas em que o município atende, com destaque para saúde. 
Referência 
MAXIMINIANO, Antonio César Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Outros materiais