Buscar

Farmácia Profissão e Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMÁCIA PROFISSÃO E CARREIRA 
Farmácia 
O envelhecimento é uma atividade contínua e natural que acontece no corpo através de processos intrínsecos e interações com o ambiente como a radiação, luz solar, toxinas no ar e na água, causando transformações fisiológicas e mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo. Conforme as células envelhecem, elas funcionam pior, assim as células velhas precisam morrer, como uma parte normal do funcionamento do corpo.
O ritmo é diferente pra cada pessoa, mas quando chegam a uma idade mais avançada desenvolvem doenças como: diabetes, osteoporose e hipertensão arterial. Também passam por fatores que aumentam a sua vulnerabilidade a medicamentos: diminuição do funcionamento de órgãos, redução da água corporal total e das proteínas, diminuição da massa muscular e aumento da massa gorda (contribuindo para alterações na distribuição e para a acumulação dos fármacos) e dificuldade em recordar novas instruções. Por ser normal que idosos tenham mais de uma doença crônica, eles correm o risco de sofrerem com interações medicamentosas, e as consequências variam de sangramentos, dores pelo corpo, problemas cardíacos, até casos mais extremos, que podem até mesmo ser fatais. 
Então, levando em conta o que foi apresentado, fica nítido que o idoso é um paciente que necessita de uma atenção especial, por isso o farmacêutico precisa tomar algumas ações quando atendendo um idoso, como por exemplo: avaliar se a dose da medicação é a mais apropriada para as possíveis alterações do estado fisiológico do paciente, considerando as funções hepáticas e renais, identificar possíveis interações medicamentosas e iatrogênicas causadas pelo número de medicações utilizadas, tomar cuidado com a possibilidade de interação com substâncias que o paciente possa estar usando sem o conhecimento do médico, como fitoterápicos, medicamentos não controlados ou sobras de medicamentos, e verificar se o paciente aceita e segue corretamente o tratamento. Para dessa forma conseguir assegurar a segurança e a efetividade do tratamento dos idosos.
Referencias: 
GOMES, Haroldo Oliveira. Uso Inapropriado de Medicamentos pelo Idoso: Polifarmácia e seus Efeito. Disponível em: https://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/195_pt.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.
Monica Menesini. Por que nossos corpos envelhecem? Disponível em:
https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/por-que-nossos-corpos-envelhecem/ Acesso em: 02 junho 2022.
Richard W. Besdine. Mudanças no corpo com o envelhecimento. Disponível em:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/quest%C3%B5es-sobre-a-sa%C3%BAde-de-pessoas-idosas/o-envelhecimento-corporal/mudan%C3%A7as-no-corpo-com-o-envelhecimento#:~:text=C%C3%A9lulas%20velhas%20funcionam%20pior.,acentuadamente%20conforme%20o%20corpo%20envelhece
Clarisse Castro. Interação medicamentosa: entenda os riscos de se medicar sem orientação. orientação. Disponível em:
https://portal.fiocruz.br/noticia/interacao-medicamentosa-entenda-os-riscos-de-se-medicar-sem-orientacao#:~:text=Embora%20nem%20toda%20intera%C3%A7%C3%A3o%20medicamentosa,%2C%20no%20extremo%2C%20ser%20fatal. Acesso em: 05 junho 2022.

Continue navegando