Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Uninassau 
 Thalía Beck
 Matrícula: 01324330
 Estudos Culturais em Educação 
As políticas culturais e educacionais podem construir uma agenda comum e colaborativa que qualifique a educação artística, implante à educação patrimonial e contribua para o incentivo do livro e à leitura a partir de propostas de projetos?
O ensino sistemático e contínuo da população através das metodologias da Educação Patrimonial e Ambiental precisa partir da ideia de que a sociedade que não respeita o patrimônio cultural e natural em toda a sua diversidade corre o risco de perder a identidade e enfraquecer seus valores mais singulares, inviabilizando o exercício da cidadania.
A arte pode ser compreendida como um dos subsistemas, simbólicos da cultura o sistema estético onde estão refletidos os significados a vida social, presentes também em outros campos: na religião, no trabalho, nas relações de parentescos poder. Arte interpretar o mundo e suas variadas formas. Portanto a informação acerca do processo de construção das identidades étnicas e possibilitar o desenvolvimento de reflexões em torno do significado coletivo e plural da história e das políticas de preservação. Ademais, pode fomentar o desejo de manutenção das práticas do passado sem ignorar os benefícios da tecnologia, promover a discussão sobre o manejo das áreas e parques protegidos, bem como sobre a imputação de novos valores de uso aos imóveis restaurados, visando à manutenção dos bens protegidos e preservados na dinâmica social e econômica da região ou cidade onde se inserem.
Políticas públicas educacionais podem viabilizar um processo de ressignificam da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. podem sim construir uma agenda colaborativa que qualifiquem e preparem os docentes e profissionais da educação para que possam incentivar à prática da leitura a partir de projetos. O que percebemos nas escolas brasileiras, são professores inseguros de realizar tais atividades com os alunos porque não tem qualificação para isso o professor pode criar subsídios e construir com os discentes.	 
Concluindo que enquanto professores não poderemos esquecer as manifestações culturais. Identifica numa educação de respeito às diferenças uma das possibilidades mais promissoras no contexto de uma sociedade multicultural e de necessários instrumentos de inclusão e democratização e uma das formas de não esquecer essas diversas culturais é trabalhando com os alunos nas salas de aulas diversos projetos , no qual é de extrema importância no desenvolvimento da criança e na sua aprendizagem.
Referências: 
Cultura e Natureza. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000100007 acesso em 03/05/2021.
Politicas Publicas Educacionais: Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/169363/mod_resource/content/2/OLIVEIRA-Pol%C3%83-ticas%20p%C3%83%C2%BAblicas%20educacionais....pdf acesso em 03/05/2021.
Politicas culturais e educação. Disponível em: http://books.scielo.org/id/4r/pdf/boaventura-9788523208936-18.pdf acesso em 03/05/2021. 
Diversidade Cultural e politicas públicas educacionais. Disponível em: http://books.scielo.org/id/4r/pdf/boaventura-9788523208936-18.pdf acesso em: 03/05/2021.

Outros materiais