Buscar

discursiva cultura popular brasileira


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
	Cada vez mais reconhecemos que, nos processos educativos entram em relação sujeitos humanos, educadores e educandos, que carregam culturas, memórias, valores, identidades, universos simbólicos e imaginários para os cursos de formação e para os processos de ensinar-educar-aprender. Onde foram aprendidos? Como foram formadas as identidades culturais, os valores, o universo simbólico que mestres e alunos levam às salas de aula? Se partimos desse reconhecimento, teremos de aceitar que a diversidade cultural chega às escolas nas vivências, valores, memórias, representações e identidades dos mestres e alunos, que esse será o "material" mais rico para trabalhar a descoberta dessa riqueza cultural e dessa pluralidade de identidades, valores e representações que vão nos conformando como sujeitos de cultura. Os estudos críticos e pós-críticos contribuem para a ampliação da discussão acerca dos processos educativos na medida em que propõem a inclusão, entre objetos de conhecimento escolar, das produções poéticas, das diversidades, da cultura visual e das identidades juvenis, entre outras questões pertinentes à contemporaneidade. As imagens a seguir correspondem a quadros de duas produções audiovisuais realizadas por jovens. A partir desses informações, disserte sobre o papel do professor de Artes Visuais no ambiente escolar, abordando o fazer artístico articulado à produção de visualidades que contemplem as diversas identidades, a riqueza cultural e a pluralidade de valores.
FONTE: ARROYO, M. Currículo, território em disputa. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
	
	Resposta Esperada:
O professor de Artes Visuais no ambiente escolar, respeitando a diversidade cultural, deve ter a seguinte postura: *ser desprovido de preconceitos, *observar a diversidade de identidades culturais e a liberdade de expressão de subjetividades particulares; *ser mediador da aprendizagem e motivador do estudante na expressão artística de sua compreensão de mundo; *estar aberto ao novo, ao original, ao diferente e à criatividade, elementos que pertencem ao campo da Arte. 
A abordagem do fazer artístico articulado à produção de visualidades está relacionada às seguintes estratégias metodológicas/didáticas: *articulação de aprendizagens e atividades na produção de visualidades, em diálogo com poéticas contemporâneas, percebendo diferenças dentro de grupos; utilização de mídias tecnológicas, ações, intervenções, performances etc.
	2.
	Tendo em vista o rápido crescimento da indústria cultural, é possível que a questão da sua regulação pelo Estado venha a se transformar em tema de debate público nos próximos anos. A questão é delicada. De um lado, existe o temor, compartilhado por todos, de que uma política cultural que vá além da prática hoje em execução possa pôr em perigo a liberdade de criação, possa deixar de fomentar e passar a dirigir o processo cultural. De outro lado, a ausência de ações estatais tendentes a regular o mercado, permitindo assim o seu arbítrio completo no que diz respeito à produção, à circulação e ao consumo de bens culturais, acarretaria a reprodução das grandes desigualdades que caracterizam esse mesmo mercado. Aplica-se à distribuição da riqueza cultural o mesmo raciocínio aplicável à distribuição da riqueza material: ou bem existe uma vontade política de alertar o processo, ou este, entregue à sua própria lógica, não resolverá o problema nem na rapidez nem na profundidade necessárias a uma sociedade que se quer democrática (MACHADO, 1984, adaptado). Levando-se em consideração as políticas públicas, disserte sobre as etapas de realização de um projeto cultural.
FONTE: MACHADO, Mario Brockmann. Notas sobre política cultural no Brasil. In: MICELI, S.  org., Estado e Cultura no Brasil, São Paulo, Difel - Difusão Editorial, 1984.
	Resposta Esperada:
*A lei federal nº 8.313/91, mais conhecida como lei Rouanet, foi o principal mecanismo de captação de recursos para incentivo à cultura no país. *Essa lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), em que pessoas físicas ou jurídicas podem doar recursos para a promoção, proteção e difusão da produção artística brasileira. *Reformas nessa lei vêm sendo discutidas e, em fevereiro de 2010, foi instituído o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura com o objetivo de incentivar e mobilizar recursos para apoio de projetos culturais regionais.