Buscar

SAÚDE MENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE MENTAL
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. 
Durante muitos anos a realidade pessoas com transtornos mentais eram passar a vida em manicômios, realidade essa rompida com a criação da Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02 que busca uma mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio com a família e a comunidade. 
Entre os equipamentos substitutivos ao modelo manicomial podemos citar: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência (Cecos), as Enfermarias de Saúde Mental em hospitais gerais, as oficinas de geração de renda, entre outros. Portanto, A RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), instituída com a Portaria nº.
A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas objetiva ampliar a atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, tem como objetivo promover o vínculo entre os usuários de crack, álcool e outras drogas e suas famílias, além de garantir a atenção à saúde por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
REFERENCIAS
BUTLER J. Problemas de Gênero – Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Continue navegando