Buscar

SEMICONFINAMENTO EM FAZENDA DE CORTE

Prévia do material em texto

SEMICONFINAMENTO EM FAZENDA DE CORTE
Os sistemas de produção tropicais brasileiros são baseados em pastagens, de forma que estão sempre sujeitos à estacionalidade de produção das plantas forrageiras, o que acaba limitando a produtividade animal. Por isso, estratégias de intensificação permitem uma melhora significativa nos índices de produtividade.
Uma dessas estratégias é o semiconfinamento, que permite a terminação e a suplementação de animais em pastagem. Tradicionalmente, o semiconfinamento é uma prática de suplementação de bovinos a pasto, geralmente recomendado para a fase de terminação, onde objetiva-se obter um maior ganho de peso e acabamento de carcaça.
Em suma, o objetivo dessa prática é aumentar a produção de arrobas, elevando o ganho de peso dos animais, além de proporcionar um melhor acabamento de carcaça. Uma das características do semiconfinamento é não precisar de uma estrutura física robusta, característica dos sistemas de confinamento comercial. Portanto, o semiconfinamento exige uma estrutura muito mais simples do que o confinamento.
A principal instalação demandada em um sistema de semiconfinamento são os cochos. 
REFERÊNCIAS 
BABILÔNIA, J. L. Curso de Gado de Corte. MEC-SENTEC. Cuiabá, p 137. Artigo. 2002

Continue navegando