Buscar

ESTRATEGIA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Estratégias de Gestão e Organização
Curso: Gestão de Recursos Humanos
A expansão de um rede de supermercados, precisa está embasada em diversos aspectos macrorregionais, neste contexto faz-se necessário uma avaliação da microrregião onde se pretende expandir para determinar um raio de ação da rede, a população estimada da região e o quantitativo de empresas que operam no mesmo ramo. Dolabela (1999) enfatiza, que agregar valor na oferta de um produto é o que atrai o consumidor em virtude do novo.
Com a análise macrorregional definida, uma equipe de compra deve efetuar pesquisa de campo para escolher a localização mais adequada para o projeto, levando em consideração tamanho e acessibilidade, para tão somente verificar a Viabilidade de análise financeira, esses pilares de verificação de macro e microrregião, imóvel e viabilidade, são marcos importantes para obtenção de sucesso do projeto de expansão da rede Extra Marketing. Reis e Armond (2012), para consolidar um mudança é necessário dominar aspectos técnicos, gerenciais e pessoais, portanto um projeto de expansão precisa ser realizado por equipes competentes e com conhecimento de mercado.
Os indicadores iniciais elencados na pesquisa contratada, através da análise SWOT, apontou as potencialidade de crescimento da empresa e os pontos a sentem corrigidos para que a expansão pudesse ser realizada, notou-se que o ambiente, a localização e modelo de oferta de serviços precisam passar por uma mudança radical para poder atender as demandas locais, as expansão regional e a concorrência leal com outras redes do segmento já instaladas onde se pretende investir, aspectos logísticos, de comunicação, pesquisa de mercado, concorrência e engajamento das regiões escolhidas para empreender, serão determinantes para alcançar o objetivo do projeto. Chiavenato (2006), destaca que o mercado é bem diversificado e que o irá diferir um negócio de outro são as estratégias e as tratativas dos riscos e tipos de inovações que serão implementadas.
Para que seja possível agregar todas as exigências supracitadas, consideramos a contratação de empresa especializada no ramo de varejo e uma consultoria financeira para estreitar os investimentos que precisarão ser prospectados e as parcerias que serão firmadas com futuros investidores, para que a rede se torne um grupo sólido. 
Referências 
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. 6 ed. São Paulo: Cultura, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006.
REIS, Evandro Paes dos.; ARMOND, Álvaro Cardoso. Empreendedorismo. Curitiba:
IESDE Brasil, 2012.

Continue navegando